Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Viabilidade Económico-Financeira de um novo ponto comercial de artigos de luxo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese - André Crispim Costa Campos.pdf3.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto está centrado no estudo da viabilidade económico-financeira para criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo. Para tal, são reunidos e apresentados elementos e informações referentes à sexagenária ourivesaria Campos, ainda hoje gerida pela família fundadora e situada na cidade da Trofa. O projeto prevê a criação de um novo ponto de venda em Vila Nova de Famalicão, apresentando para tal as demonstrações financeiras fundamentais para a reunião de informação útil e para a aplicação dos principais critérios de viabilidade económica. Foram assim realizadas diversas análises, apresentados diferentes conceitos e métodos teóricos, e utilizada uma ferramenta disponibilizada online e de forma gratuita pelo Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) que permitiram, à luz de um cenário pessimista, concluir que existe viabilidade económico-financeira, para a criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo. Os critérios de deliberação de investimentos reais utilizados, e as metodologias, revelaram-se deste modo, viáveis para o alcance do principal objetivo, ou seja, a criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo, tendo em conta o volume e as receitas das vendas, os investimentos necessários e o retorno financeiro. Esta análise, quer na ótica do projeto, quer na ótica do investidor, apresentou resultados favoráveis com um grau de rendibilidade crescente e positivo, capaz de gerar excedentes. No entanto, e apesar da viabilidade do projeto, este encontra-se perante um quadro de fragilidade no domínio do volume das vendas, na medida em que a margem de erro é diminuta. A vulnerabilidade é acentuada e a dependência das vendas coloca em causa a viabilidade e a permanência do mercado. Portanto, a decisão de investir nestes moldes é inexequível e, paradoxalmente aos resultados apresentados, é mais viável investir no ponto de venda já existente, reavaliando-o no sentido de o inovar e crescer.

Description

Keywords

Viabilidade económico-financeira Luxo Mercado Crise

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License