Repository logo
 
Publication

Viabilidade Económico-Financeira de um novo ponto comercial de artigos de luxo

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSofia Pinheiro Pinto Borges, Ana
dc.contributor.authorCrispim Costa Campos, André
dc.date.accessioned2018-10-22T15:07:55Z
dc.date.available2018-10-22T15:07:55Z
dc.date.issued2018-04-10
dc.description.abstractEste projeto está centrado no estudo da viabilidade económico-financeira para criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo. Para tal, são reunidos e apresentados elementos e informações referentes à sexagenária ourivesaria Campos, ainda hoje gerida pela família fundadora e situada na cidade da Trofa. O projeto prevê a criação de um novo ponto de venda em Vila Nova de Famalicão, apresentando para tal as demonstrações financeiras fundamentais para a reunião de informação útil e para a aplicação dos principais critérios de viabilidade económica. Foram assim realizadas diversas análises, apresentados diferentes conceitos e métodos teóricos, e utilizada uma ferramenta disponibilizada online e de forma gratuita pelo Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) que permitiram, à luz de um cenário pessimista, concluir que existe viabilidade económico-financeira, para a criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo. Os critérios de deliberação de investimentos reais utilizados, e as metodologias, revelaram-se deste modo, viáveis para o alcance do principal objetivo, ou seja, a criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo, tendo em conta o volume e as receitas das vendas, os investimentos necessários e o retorno financeiro. Esta análise, quer na ótica do projeto, quer na ótica do investidor, apresentou resultados favoráveis com um grau de rendibilidade crescente e positivo, capaz de gerar excedentes. No entanto, e apesar da viabilidade do projeto, este encontra-se perante um quadro de fragilidade no domínio do volume das vendas, na medida em que a margem de erro é diminuta. A vulnerabilidade é acentuada e a dependência das vendas coloca em causa a viabilidade e a permanência do mercado. Portanto, a decisão de investir nestes moldes é inexequível e, paradoxalmente aos resultados apresentados, é mais viável investir no ponto de venda já existente, reavaliando-o no sentido de o inovar e crescer.pt_PT
dc.identifier.tid201913666pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24452
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectViabilidade económico-financeirapt_PT
dc.subjectLuxopt_PT
dc.subjectMercadopt_PT
dc.subjectCrisept_PT
dc.titleViabilidade Económico-Financeira de um novo ponto comercial de artigos de luxopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - André Crispim Costa Campos.pdf
Size:
3.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: