ESSSM - Dissertações/Relatórios/Projetos de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESSSM - Dissertações/Relatórios/Projetos de Mestrado by advisor "Cunha, Daniel"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Cuidados de enfermagem perioperatórios: aplicações móveis na promoção da segurança do clientePublication . Ferreira, Liliana; Cunha, DanielO presente relatório surge no âmbito do primeiro curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, decorrido nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023. A apresentação e discussão pública deste documento, visa a obtenção do grau de mestre, na especialidade em apreço. Recorrendo a uma análise crítico-reflexiva do percurso académico e profissional, objetiva-se demonstrar o aperfeiçoamento das competências de especialista em enfermagem perioperatória, bem como, a aquisição e desenvolvimento de competências de segundo ciclo. Para tal, esta exposição terá por base a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares, as práticas clínicas do curso e a experiência já adquirida, fruto dos mais de cinco anos de exercício profissional na área. Toda a explanação será guiada pelo Regulamento n.º 140/2019 de 6 de fevereiro e pelo Regulamento n.º 429/2018 de 16 de julho, bem como, pelo Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, onde se encontram descritas as competências relativas ao grau académico de especialista e mestre, respetivamente. A segurança cirúrgica, enquanto uma das principais propriedades da enfermagem perioperatória, e a saúde digital, como impulsionadora de uma transformação na forma como os cuidados de saúde são prestados e geridos, foram duas das temáticas que mereceram uma atenção particular no relatório. Deste interesse emergiu uma revisão integrativa, com o objetivo de determinar o valor das aplicações móveis na promoção da segurança do cliente perioperatório. Esta permitiu concluir que existe alguma evidência relativamente à sua utilidade, porém, mais pesquisas são necessárias para demonstrar, com segurança, a relação entre estes dois conceitos. A reflexão apresentada contribuiu para a consciencialização das habilidades adquiridas e da importância de investimento contínuo na formação pessoal e profissional. Este é a garantia da segurança, congruente com a consciência cirúrgica, e da promoção de uma prática científica e fundamentada, concomitantes com a aquisição das competências de segundo ciclo.
- Cuidar do potencial dador de órgãos : do percurso realizado ao desenvolvimento de competências especializadas e de mestre em enfermagemPublication . Tavares, Joana Filipa Oliveira; Cunha, DanielEste relatório insere-se no âmbito do primeiro Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria em colaboração com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Intitula-se “Cuidar do potencial dador de órgãos – do percurso realizado ao desenvolvimento de competências especializadas e de mestre em Enfermagem” e tem como objetivos: demonstrar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica; evidenciar as competências de análise crítico reflexiva com vista à obtenção do grau de mestre; demonstrar elevados níveis de julgamento clínico e tomada de decisão, que caracterizam o enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O desenvolvimento de competências realizou-se através dos ensinos clínicos que se repartiram em três unidades curriculares diferenciadas: o ensino clínico I, desenvolvido num serviço de urgência polivalente; o ensino clínico II, realizado num serviço de medicina intensiva polivalente e o estágio com relatório. Este último, contemplou dois módulos distintos, o módulo 1 - ensino clínico III, decorreu num serviço de medicina intensiva polivalente e centro de referência ECMO e o módulo 2 referente à opção clínica, dividido em dois contextos, um período de permanência em contexto pré-hospitalar e o outro num serviço de medicina intensiva vocacionado para o doente neurocrítico. A elaboração do presente documento, suportado nos regulamentos de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem Médico-Cirúrgica no ramo da pessoa em situação crítica, baseia-se numa metodologia descritiva e critico-reflexiva, das experiências vivenciadas nos diversos ensinos clínicos e demonstra uma prática baseada na evidência mais recente no cuidado ao doente crítico, mais concretamente ao potencial dador de órgãos.
- O cuidar especializado do doente crítico coronário : do pré-hospitalar à cirurgia cardiotorácicaPublication . Sousa, Maria Isabel Bonifácio de; Cunha, DanielO presente relatório “O Cuidar Especializado Do Doente Crítico Coronário: Do Pré-Hospitalar À Cirurgia Cardiotorácica” insere-se no plano de estudos do I Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no ramo da Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, constituindo uma análise crítico-reflexiva do processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas da especialidade, bem como de Mestre, no cuidar da pessoa em situação crítica. A sua apresentação e discussão pública têm como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem. Os ensinos clínicos desenvolvidos ao longo deste percurso académico foram essenciais, constituindo uma ferramenta fulcral para a construção deste relatório. Os mesmos foram realizados primeiramente no contexto de um Serviço de Urgência (SU) Médico-Cirúrgica e numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. (UCIP). Posteriormente, tive oportunidade de passar pelo contexto Pré-Hospitalar, mais especificamente num meio Suporte Imediato de Vida (SIV) e numa Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), e no final numa Unidade de Cuidados Intensivos de Cirurgia Cardiotorácica (UCICT). Com base na evidência científica mais recente e fidedigna, neste relatório apresento uma análise crítico-reflexiva de todo o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas no âmbito da especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica, no ramo da pessoa em situação crítica, partindo dos objetivos definidos no inicio dos ensinos clínicos, descrevendo as intervenções realizadas de forma a alcançar os mesmos, realizando sempre a ponte entre o conhecimento e as experiências vivenciadas na prática clínica, que foram geradoras da minha capacitação como futura enfermeira especialista, tal como Benner (2001) menciona que o desenvolvimento de competências é essencial para o alcance da perícia necessária para a prestação de cuidados de excelência.
- A intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na sobrecarga do familiar cuidador do idoso com demência: scoping reviewPublication . Martins, Maria Alves Ferreira; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Cunha, DanielO aumento do envelhecimento populacional tem impacto na vida dos indivíduos, refletindo-se na diminuição da capacidade de realização das atividades de vida diária. Além disso, leva ao aparecimento de doenças crónicas, como a demência, tornando a pessoa dependente de um cuidador. O papel de cuidador é maioritariamente assumido pelos familiares que, sem a devida formação ou qualificação para o exercício dessa função, acabam por experienciar situações de sobrecarga. Desta forma, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, com as suas competências específicas e visão familiar holística, poderá ser um agente facilitador da transição saudável do familiar cuidador, capacitando-o para o desempenho do novo papel. Esta dissertação de mestrado assenta na metodologia de scoping review, tendo como objetivo mapear e analisar a evidência científica sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na sobrecarga do familiar cuidador do idoso com demência. Para o seu desenvolvimento seguiu-se as guidelines preconizadas por Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR®), do Joanna Briggs Institute (JBI®). A pesquisa foi conduzida na SCOPUS®, Web of Science™ e EBSCO®, e na literatura cinzenta: Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, Google Scholar e MedNar. Quanto aos resultados obtidos, foram incluídos 13 estudos, que defendem a implementação de intervenções psicoeducativas, psicossociais, de assistência domiciliar e com recurso tecnológico. De facto, demonstram que estes programas têm um impacto positivo na redução da sobrecarga do familiar cuidador, dos seus níveis de stress e de depressão. A presente dissertação permitiu constatar que, até à data, não existe evidência sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na sobrecarga do familiar cuidador do idoso com demência. Assim, torna-se imprescindível a realização de investigação para perceber em que medida o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, inserido numa equipa interdisciplinar, poderá contribuir para melhorar a assistência prestada ao familiar cuidador.
- Perfil de dependência no autocuidado na pessoa submetida a duodenopancreatectomiaPublication . Alves, Marcelo dos Santos; Ribeiro, Catarina; Cunha, DanielTEMA: A duodenopancreatectomia revela-se como a única forma de tratamento curativo da neoplasia pancreática. O utente submetido a esta cirurgia vê a sua independência, potencialmente, alterada devido à doença e ao impacte provocado pela cirurgia. Assim torna-se pertinente caracterizar estes utentes e o seu autocuidado, de forma a refletir sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação neste domínio. Por outro lado, a escassez de estudos que exponham as características desta população é evidente, justificando a pertinência desta temática. OBJETIVOS: Caracterizar o utente submetido a duodenopancreatectomia quanto ao sexo, idade, antecedentes, índice de massa corporal, condição prévia de autocuidado e o número de dias de internamento e em cuidados intensivos; avaliar o grau de dependência do utente submetido a duodenopancreatectomia no Autocuidado: Cuidar da higiene pessoal, Transferir-se e Virar-se no primeiro e terceiro dia após o regresso à enfermaria. Almeja-se, desta forma, caracterizar o autocuidado no utente submetido a duodenopancreatectomia. MATERIAL E MÉTODOS: Metodologia quantitativa, através de um estudo descritivo analítico, longitudinal, com abordagem retrospetiva. A colheita de dados foi efetuada através da consulta do processo clínico, onde é aplicado o formulário de avaliação da dependência no autocuidado de Hernâni Duque. A amostra é constituída por 48 utentes submetidos a duodenopancreatectomia num hospital na região norte de Portugal, no período entre janeiro de 2020 e junho de 2022. RESULTADOS: Os utentes submetidos a duodenopancreatectomia apresentam um agravamento nos domínios supramencionados do autocuidado. Foi encontrado um elevado número de omissos, o que comprometeu o tamanho amostral, contudo foi possível refletir sobre a importância da documentação em enfermagem, bem como dos sistemas de informação e de apoio à tomada de decisão clínica. CONCLUSÃO: O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação possui competências para intervir na pessoa submetida a duodenopancreatectomia, de forma a mitigar as necessidades nos domínios de autocuidado estudados. No entanto, a escassez de resultados deste estudo não permite concluir de forma inequívoca sobre o perfil de autocuidado desta população, possibilitando indagar sobre o mesmo, através dos dados disponíveis. Esta carência de dados encontra-se relacionada com o défice de documentação nos sistemas de informação, levando à reflexão sobre esta temática.