ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação
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Browsing ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação by advisor "Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira"
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- Alunos com hiperatividade com défice de atenção e as artes plásticasPublication . Santos, Célia Maria Galvão; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraA atual filosofia da educação inclusiva exige práticas inovadoras na organização das escolas e no trabalho docente. Dada a conjuntura atual em que vivemos, verificamos que a introdução da área artística nas nossas escolas tem gerado acesas discussões, pautadas por uma incerteza sobre a sua real definição e os seus benefícios nas crianças com PHDA. Desta forma, este estudo surge na procura da resposta para esta falta de clareza que tem vindo a pairar sobre todos os participantes do ato educativo. Constata-se um crescente reconhecimento teórico da importância das artes no seio da educação, contudo, na prática, é preciso muito mais para alcançar tal patamar. De acordo com esta perspetiva, foi nosso objetivo primordial para o presente estudo de investigação, analisar o papel das artes plásticas como um meio facilitador para a motivação das aprendizagens dos alunos com Hiperatividade com Défice de Atenção. Mais do que aceitar a presença dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), é necessário facultar-lhes uma pluralidade de respostas em prol do seu desenvolvimento integral. Sendo evidentes os benefícios das artes plásticas no âmbito da educação especial, cabe ao professor da área adotar uma atitude reflexiva e ser, sobretudo, um mediador de oportunidades, objetivando efetivamente uma escola para todos. A proposta deste projeto parte do princípio que as Artes Plásticas motivam os alunos com Hiperatividade com Défice de Atenção para as aprendizagens. Desta forma, o objetivo desta pesquisa consiste num estudo mais pormenorizado sobre a opinião dos professores do 2º, 3º Ciclos e Secundário na influência das Artes Plástica nas aprendizagens dos alunos com Hiperatividade com Défice de Atenção. A metodologia é quantitativa e o instrumento utilizado foi um inquérito por questionário e para a construção da base de dados e consecutivamente para o seu tratamento, utilizou-se o programa estatístico “SPSS”, Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 19. Concluímos, em termos gerais que a maioria dos docentes concorda que a motivação dos alunos com hiperatividade e défice de atenção aumenta quando se recorre às Artes Plásticas.
- “Argusrecycling -Intervenção Ambiental ” Projeto de Investigação-AçãoPublication . Santos, Jorge Miguel de Jesus Silva Lopes dos; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraEsta dissertação pretende verificar se o projeto “Argusrecycling – Intervenção Ambiental” transformado numa Atividade Socialmente Útil (ASU), constitui uma estratégia/oportunidade de promoção da Qualidade de Vida (QV) dos cidadãos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) do concelho de Arganil, e se simultaneamente, promove a qualidade ambiental desse concelho. O referido projeto, dinamizado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM - Coimbra) na sua Unidade Funcional de Arganil, encontra-se em funcionamento desde o ano 2017. Esta dissertação apoia-se no paradigma qualitativo e tem objetivos descritivos e exploratórios. Utiliza o estudo de caso como metodologia de investigação, tendo como suporte a implementação do referido projeto: Investigação-Ação (IA). O estudo de caso é de tipologia única e tem duas unidades de análise, a primeira tem como sujeitos as pessoas com DID participantes no projeto, e a segunda corresponde à comunidade participante, ou seja: Agrupamento de Escolas de Arganil, empresários, autarquia e juntas de freguesia. Apresenta-se como um estudo hipotético-dedutivo onde a validade das hipóteses formuladas provém de diversas fontes de informação, nomeadamente: inquéritos por questionário de QV aos clientes; inquéritos por questionário de satisfação aos clientes, inquéritos por questionário de satisfação aos parceiros e a análise de conteúdo. A triangulação de métodos e a triangulação teórica vêm garantir a credibilidade e a qualidade da investigação. Os resultados revelam que entre 2017 e 2019, aumentou de 74 para 80 o percentil (médio) da QV dos cidadãos com DID participantes no projeto, existindo uma evolução muito significativa nos domínios da autodeterminação (9), dos direitos (7), do desenvolvimento pessoal (5), do bem-estar emocional (4) e da inclusão social (3). Verifica-se que, atualmente e face à recetividade da comunidade ao projeto, os cidadãos com DID que participam no mesmo, fortaleceram o sentimento de pertença e sentem-se mais incluídos na comunidade, com “abertura” para escolhas e decisões (autodeterminação), vendo os seus direitos reconhecidos (inclusive o direito ao trabalho). Desenvolveram competências pessoais, sociais e profissionais, tornando-se simultaneamente mais exigentes, levando a que os domínios: relações interpessoais e bem-estar material, embora apresentem valores elevados, não evoluíssem como os outros domínios e deste modo continuem a necessitar de intervenção. Constatou-se também que as pessoas com DID, através da sua participação no projeto foram fundamentais para o aumento das taxas de recolha seletiva do concelho, tendo sido enviadas para reciclar mais de 200 Toneladas de materiais. São agora consideradas pela comunidade como “peças” fundamentais, devido à relevância do trabalho desempenhado. Deste modo e com este estudo, é possível afirmar que esta ASU, apoiada no projeto Argusrecycling- Intervenção Ambiental, representa uma oportunidade de melhoria da QV das pessoas com DID, promovendo a qualidade ambiental do concelho de Arganil.
- As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regularPublication . Ribeiro, Artur Jorge Canelas; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraO princípio da inclusão baseia-se nas necessidades da criança, vista como um todo e não apenas no seu desempenho académico, comparado, tantas vezes, com o desempenho académico do “aluno médio”. (Correia, 2013) O sistema escolar atual está empenhado em construir uma “escola ” para todos, no sentido de as tornar verdadeiras comunidades educativas onde todos os alunos possam aprender juntos e deste modo ser uma verdadeira escola inclusiva. A reorganização educacional nas nossas escolas inerentes aos princípios da filosofia inclusiva tem procurado estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial. A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas turmas regulares é hoje prática comum nas escolas. A inclusão diz respeito a toda a comunidade educativa: os alunos, os professores e os encarregados de educação. Deste modo, os alunos do ensino regular têm um papel fundamental em todo o processo inclusivo de sucesso. O estudo realizado teve como objetivo geral avaliar as atitudes dos alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e secundário face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas turmas do ensino regular. A amostra do nosso estudo foi retirada população escolar do Agrupamento de Escolas do Centro – Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. No total foram inquiridos 206 alunos (54 alunos do 2º ciclo, 112 alunos do 3º ciclo e 40 alunos do ensino secundário). Os resultados revelaram que as atitudes dos alunos face a inclusão dos seus pares com NEE nas turmas são mais positivas no 2º e 3º ciclo, comparativamente ao Ensino Secundário. Em termos de desvantagens da inclusão de alunos com NEE nas turmas, género (feminino), aprendizagem cooperativa e perceção que tinham dos professores em relação à inclusão aferimos, de igual forma, que as atitudes são mais positivas nos dois ciclos de ensino (2º e 3º) comparativamente ao Ensino Secundário. Concluímos, em termos gerais que o grupo de alunos que frequenta o secundário, manifesta atitudes menos positivas face à inclusão dos seus pares com NEE nas suas turmas do ensino regular.
- A comunicação aumentativa e alternativa enquanto fator de inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Pereira, Jacinta Manuela Maurício Mira; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraEste trabalho de investigação pretende estudar a opinião das famílias, dos docentes dos vários níveis de ensino e de Educação Especial face à importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto fator de inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Na primeira parte deste projeto, a revisão da literatura aponta para a relevância deste recurso ao nível do desenvolvimento e inclusão destas crianças, proporcionando uma maior interação com o meio que as rodeia e, simultaneamente, uma melhoria ao nível da sua motivação e da sua autoestima. A comunicação reveste-se de extrema importância para qualquer indivíduo, é através dela que exprimimos vontades, desejos, sentimentos e opiniões em relação a tudo o que nos rodeia, interagindo, desta forma, com os outros, de quem esperamos um feedback comunicativo. Como fazer, então, quando alguém não consegue comunicar através da fala? Colmatar ou minimizar essa limitação ao nível da linguagem e da comunicação é o principal propósito da Comunicação Aumentativa e Alternativa que, através do recurso a vários sistemas de comunicação e softwares, proporciona às crianças ou indivíduos com essas limitações, situações de interação e de aprendizagens, dando-lhes a oportunidade de verbalizar o seu pensamento e construir ativamente o seu conhecimento. Assim, neste estudo, procuraremos aferir, de acordo com as opiniões recolhidas, se a Comunicação Aumentativa e Alternativa contribui para o desenvolvimento e inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, principalmente, com Paralisia Cerebral, promovendo a sua autoestima e motivação; se os professores se sentem preparados para recorrer a estas ferramentas e se existe, por parte de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem e também por parte da família uma consciência da importância deste recurso enquanto elemento facilitador da comunicação para crianças com essas limitações. Na primeira parte, procedeu-se ao enquadramento teórico onde se abordam conceitos relevantes para este estudo, tais como, comunicação, linguagem, fala, paralisia cerebral, sistemas de comunicação aumentativa e alternativa, inclusão e escola inclusiva. Na segunda e terceira partes, fez-se a análise dos resultados do inquérito, respondido por 84 docentes e de entrevistas realizadas a três famílias/pais tendo por base a influência das variáveis nas opiniões dos docentes e pais relativamente à importância da ii Comunicação Aumentativa e Alternativa na inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Este estudo permitiu concluir que a Comunicação Aumentativa e Alternativa pode ser uma ferramenta muito positiva e importante para a aprendizagem e desenvolvimento destas crianças proporcionando-lhes uma maior inclusão em contexto escolar, familiar e social.
- Dislexia e Língua Estrangeira – InglêsPublication . Marques, Flora Maria de Jesus; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraA presente investigação é dedicada ao estudo da dislexia e à forma como este distúrbio se torna um obstáculo à aprendizagem de uma língua estrangeira, nomeadamente o Inglês. No processo de aprendizagem da língua inglesa, em contexto escolar, os docentes desempenham um papel crucial, sendo os melhores recursos dentro da sala de aula. Foi nossa intenção tentar perceber quais os conhecimentos dos professores de Inglês acerca desta problemática, que métodos e estratégias de intervenção aplicam e que dificuldades encontram. O inquérito por questionário foi a técnica adotada para a recolha da informação, tendo sido aplicado a uma amostra de 155 professores de Inglês de vários ciclos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, provenientes de diferentes zonas do país. Nos resultados obtidos, constatámos que os professores de Inglês têm alguns conhecimentos gerais sobre a dislexia, mas possuem pouca informação no que diz respeito às caraterísticas da dislexia e da língua inglesa que tornam problemática a relação aluno disléxico / língua inglesa. Apesar de estarem conscientes das dificuldades que o aluno com esta perturbação experimenta na aprendizagem daquela língua estrangeira, os docentes sentem dificuldades na aplicação de estratégias individualizadas a estes alunos, afirmando necessitar de formação nesta área.
- A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO EDUCATIVO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAL: PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Zenilde Marly; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraÉ comum na atualidade a discussão entre profissionais da educação sobre o tema inclusão escola. Aos poucos os alunos, público da Educação Especial iam chegando as escolas comuns, e os docentes não sabiam como trabalhar com essa diversidade que a pouco não estava no contexto da escola. A preocupação era como fazer para diminuir as barreiras impostas pela deficiência, como desenvolver práticas pedagógicas para o aluno que não aprende da mesma forma que os demais. As pessoas com deficiência estão cada vez mais ocupando seus espaços, sejam eles educacionais ou sociais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo conhecer o processo de inclusão dos alunos com NEE, com Paralisia Cerebral, encontra em seu processo de escolarização. No que se refere aos alunos com deficiência, serão evidenciados os alunos que apresentam deficiência física com diagnóstico clínico de paralisia cerebral. Foi possível concluir que, o processo de avaliação é de extrema relevância para identificar as demandas funcionais do aluno com Paralisia Cerebral e que os recursos de tecnologia assistiva, representam um meio para proporcionar maior independência e autonomia do aluno na escola e, assim, promover e garantir o acesso do aluno aos conteúdos escolares. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa qualitativa e de campo com realização de entrevistas com profissionais do CAAEJ, professoras das salas de recursos AEE, professores de uma escola pública municipal de Jaguarari-Bahia, que têm incluído em suas salas, regulares, alunos com paralisia cerebral. Os resultados mostraram que a maioria dos professores entrevistados compreende que a inclusão é possível de acontecer, reconhecem ainda que não estão preparados para ensinar essas crianças, pois carece de preparação profissional adequada e faltam profissionais de apoio. Os depoimentos apontam a ausência de formação adequada para atender os alunos com deficiência, falta experiência para compreender o processo de aprendizagem e que as mudanças acontecem no tempo de cada um. Contudo, é preciso querer mudar a realidade que está posta para depois cobrar dos responsáveis condições melhores de trabalho. Dessa forma, o docente estará contribuindo de forma eficaz para uma educação inclusiva de qualidade.
- Os efeitos do mundo digital (internet, redes sociais e videojogos) em crianças com PHDAPublication . Arede, Luís António Coimbra da Costa; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraO presente estudo tem por objetivo perceber quais os efeitos que a internet, as redes sociais e os videojogos (adiante também designados por Mundo Digital) podem ter nas crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), quando usadas como ferramentas pedagógicas em contexto de sala de aula. Pretende-se verificar em que medida o seu uso pode influenciar positiva ou negativamente o comportamento e o sucesso escolar destas crianças. A metodologia é quantitativa e a recolha de dados fez-se através de um inquérito por questionário que foi enviado por e-mail (tecnologia Google Drive). A amostra é não probabilística de conveniência da população alvo - professores do 3º ciclo e secundário a lecionar em escolas públicas do distrito do Porto. A área disciplinar e/ou de formação dos sujeitos é diversa, com o intuito de aferir da transversalidade dos eventuais efeitos destas ferramentas digitais enquanto metodologias pedagógicas em diferentes áreas do saber. Os resultados, na opinião dos inquiridos, foram tendencialmente indicadores do potencial pedagógico que este tipo de tecnologias pode constituir no processo de ensino e aprendizagem das crianças com PHDA, no entanto, simultaneamente, apontam para os riscos que essa utilização, quando excessiva, indiscriminada e sem supervisão pode acarretar, nomeadamente fora do contexto escolar, na medida em que consideram que se pode refletir e traduzir em problemas comportamentais que, por sua vez, geram e/ou ampliam dificuldade de concentração e interesses paralelos às atividades escolares. A esse alerta soma-se, ainda, a ideia generalizada de que é imperioso limitar o seu tempo de acesso/uso. Julga-se que este estudo possa contribuir para ajudar e clarificar a ação e práticas dos professores e educadores, mas também dos encarregados de educação, visando, não só o sucesso escolar destes alunos, mas também oferecendo-lhes oportunidades para se sentirem bem e felizes com a sua diferença.
- O ensino diferenciado e o sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Vieira, Irene Lemos Carvalho da Silva; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraA necessidade de construir uma escola inclusiva é uma grande luta do nosso sistema educativo, uma escola que responda à heterogeneidade de alunos, incluindo aqueles que têm necessidades educativas especiais, através de um percurso curricular diferenciado e adaptado. Este desafio exige mudanças quer nas atitudes e práticas dos agentes educativos, quer nas estruturas do sistema de ensino ao nível organizacional e da gestão curricular. É neste âmbito que o ensino diferenciado surge como uma prática adequada a alunos com necessidades educativas especiais, cujo objetivo é favorecer o seu sucesso educativo, a sua integração social e escolar e a sua formação enquanto indivíduos socialmente ativos, habilitados para lutar por oportunidades sociais e profissionais, ao mesmo nível que os seus pares. Com base nesta realidade, este estudo tem como propósito, por um lado, conhecer a posição de professores do nosso sistema educativo sobre o ensino diferenciado e verificar se é realmente uma mais-valia ao dispor do sucesso dos alunos com NEE. Por outro lado, pretende saber se os professores de educação especial consideram o currículo específico individual como a medida adequada para os alunos que têm dificuldades intelectuais e desenvolvimentais.
- A importância da musicoterapia em crianças com autismo no pré-escolarPublication . Clemente, Ana Paula Gomes da Cunha; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraEste projeto de investigação aborda a temática da importância da Musicoterapia em crianças do pré-escolar com autismo. Pretende-se possibilitar um conhecimento mais abrangente, acerca das especificidades do autismo, tal como os benefícios da implementação da musicoterapia enquanto estratégia promotora de desenvolvimento global e inclusão das crianças com esta perturbação. Deste modo, foi possível conhecer melhor a musicoterapia enquanto recurso complementar para desenvolver as capacidades e potencialidades das crianças com autismo. Com a realização deste trabalho, verifica-se que a musicoterapia pode ser, igualmente, um importante veículo para a inclusão destas crianças, tendo em conta que promove as suas competências sociais e comunicativas.
- A importância das tecnologias de apoio na inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Paixão, Isabel Maria Canhoto; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraO Decreto-lei 3/2008, de 7 de janeiro, regulamenta a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular, prevendo a criação de condições para a adequação do processo educativo das crianças com limitações a nível da atividade. Para que estas tenham igualdade de acesso e sucesso educativos, estão previstas a aplicação de diversas medidas, entre as quais o recurso a tecnologias de apoio. Através de um estudo transversal pretende saber-se qual a opinião dos professores acerca da importância das tecnologias de apoio na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. Foi elaborado um inquérito por questionário, ao qual responderem 222 professores. As hipóteses formuladas referem, de um modo geral, que os professores inquiridos consideram as tecnologias de apoio importantes na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais quer em termos globais, quer em termos socioemocionais, quer em termos académicos. Além de pretender dar resposta ao problema apresentado, este estudo tinha ainda como objetivos conhecer o tipo de problemas apresentados pelos alunos apoiados ou a com quem os inquiridos já trabalharam, assim como os equipamentos de tecnologia de apoio que utilizam. A maioria destes alunos apresenta Dificuldades de Aprendizagem Específicas (24%) e utiliza, principalmente, computador ou tablet com software específico. Verificou-se que os professores da amostra em estudo, na globalidade, concordam com a importância da utilização de tecnologias de apoio na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais quer em termos globais, quer em termos socioemocionais, quer em termos académicos. Verificou-se, contudo, alguma dispersão nas respostas obtidas. Foram também feitas comparações entre a opinião dos inquiridos, subdividindo a amostra em duas (professores de educação especial e professores do ensino regular), assim como em termos de género, idade e tempo de serviço. Não se verificaram diferenças significativas entre nenhum dos subgrupos que compunham a amostra.