AM - TIA - SEG - INF - Especialidade de Segurança em Infantaria (GNR)
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Browsing AM - TIA - SEG - INF - Especialidade de Segurança em Infantaria (GNR) by advisor "Almeida, Sandra Luzia Esteves de Oliveira"
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- O avanço tecnológico na prevenção da sinistralidade rodoviária gravePublication . Carreira, André Alexandre de Abreu; Almeida, Sandra Luzia Esteves de Oliveira; Lopes, Nuno Filipe da SilvaA emergência da Era Digital traz consigo tanto novas ferramentas tecnológicas que podem facilitar as funções relacionadas com a segurança e prevenção, como também desafios inéditos para as entidades responsáveis. Diante desse contexto, torna-se imprescindível que essas entidades se reorganizem e planeiem para enfrentar tais desafios, a fim de aproveitar plenamente as vantagens dos recursos tecnológicos disponíveis. A presente investigação subordinada ao tema “O avanço tecnológico na prevenção da sinistralidade rodoviária grave” teve como objetivo a compreensão da necessidade crescente suprarreferida, bem como dos desafios decorrentes do surgimento das novas tecnologias e das oportunidades que podem ser aplicadas a favor da segurança rodoviária. Para tal, foi feita uma abordagem aos conceitos de sinistralidade rodoviária grave na qual se deu destaque às suas principais causas e fatores que as potenciam. De seguida, foi feito um enquadramento legal das políticas que atualmente preveem e regulam as tecnologias emergentes e subsequentemente foram abordadas mais especificamente essas tecnologias. A metodologia utilizada compreende uma abordagem qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados foram a análise de literatura, a análise documental e o recurso a inquéritos por entrevista, que se regeu pelo princípio do método indutivo, uma vez que foi possível formular uma teoria geral através da análise de factos particulares. Foi então possível aferir que existem diversas tecnologias que se mostram potencialmente eficazes na redução da sinistralidade rodoviária grave, nomeadamente os sistemas englobados pelo conceito de Mobilidade Inteligente, como os sistemas avançados de assistência à condução e a condução automatizada; e a Inteligência Artificial e que as mesmas se encontram regulamentadas e em fases avançadas de implementação ao nível da União Europeia. Por fim, foi possível concluir que, no geral, Portugal está um pouco atrasado relativamente à implementação de tecnologias aplicáveis aos veículos e à infraestrutura, mas, é pioneiro em projetos de investigação que envolvem a aplicação da Inteligência Artificial em modelos preditivos da ocorrência de acidentes. No entanto, existem obstáculos evidenciados relativamente à conglomeração de esforços entre instituições para o desenvolvimento dessas ferramentas, o que cria atropelos na prossecução dos objetivos que devem ser considerados de interesse nacional.
- e-Posto GNR: Análise do Emprego OperacionalPublication . Gonçalves, João Gil Afonso; Almeida, Sandra Luzia Esteves de Oliveira; Loureiro, FábioO presente Trabalho de Investigação Aplicada, subordinado ao tema: “e-Posto Guarda Nacional Republicana: Análise do Emprego Operacional”, teve como objetivo geral a determinação de potencialidades de emprego operacional desta ferramenta tecnológica da Guarda, que ainda se encontra em fase de estudo, proporcionando um trabalho académico com robustez para servir de auxílio à tomada de decisão. Foram abordadas temáticas que orbitam os “Desafios da Era Digital” mote que enquadrou os trabalhos do 28º Tirocínio Para Oficiais, nomeadamente a transformação digital na GNR enquanto medida estratégica, a sua vertente de matriz europeia e o impacto que a pandemia Covid19 teve nesta realidade. Uma vez que o e-Posto se constitui como uma ferramenta de atendimento ao cidadão, foi abordada a questão do atendimento ao público, bem como os pressupostos no seio da Guarda. Quanto à metodologia aplicada, este trabalho foi desenvolvido através de uma estratégia qualitativa, seguindo o método indutivo. A recolha de dados foi feita com recurso a técnicas de análise documental e foram realizados inquéritos por entrevista dirigidos a 4 grupos distintos, perfazendo um total de 14 entrevistados, de um universo abrangente: Sua Exª. O Tenente-General Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Santos Correia; Comandantes, 2º Comandantes e Chefes das Secções de Treino Operações e Relações Públicas dos Comandos Territoriais de Castelo Branco, Évora e Beja, Chefe da Divisão de Estudos Planeamento e Organização do Comando Operacional, Chefe da Divisão de Infraestruturas e Comunicações do Comando Operacional e, por forma a facultar dados de relevo em termos da população civil, foram entrevistados os Exmos. Srs. Presidentes da Câmara Municipal de Castelo Branco e Évora. Em suma, concluiu-se que, apesar de algumas desvantagens, existem bastantes potencialidades operacionais decorrentes da implementação do e-Posto, em termos de proporcionar uma ferramenta ao cidadão de interação com a Guarda Nacional Republicana, facilitar a gestão de recursos humanos e de modernização institucional.
- A utilização dos modelos de aprendizagem e-Learning e b-Learning na formação dos militares da Guarda Nacional Republicana em tempos de pandemia COVID-19: Desafios e oportunidadesPublication . Silva, Tiago Manuel Furtado da; Almeida, Sandra Luzia Esteves de Oliveira; Lérias, Eduardo Romeu de OliveiraApós o aparecimento da pandemia COVID-19, as ferramentas de ensino e-Learning e b-Learning ganharam um novo destaque no panorama da formação. Neste sentido, com o acelerado desenvolvimento digital provocado pela pandemia e a necessidade de perpetuar o ensino, surgiu o Ensino Remoto de Emergência, visto como uma solução pontual para um problema único, cuja principal função foi assegurar a continuidade do ensino. A Guarda Nacional Republicana está comprometida com uma política de formação adequada ao seu propósito e que, ao mesmo tempo, reflita a sua missão, visão e cultura organizacional. Posto isto, através das consequências de isolamento social provocadas pelo aparecimento da pandemia COVID-19 e do desenvolvimento das tecnologias, surge a necessidade de potenciar o e-Learning e o b-Learning, com vista a possibilitar a continuidade da formação, permitindo que os seus militares, embora geograficamente distantes, consigam aceder e interagir entre si num ambiente de aprendizagem virtual. A presente investigação tem como objetivo determinar a influência das ferramentas e-Learning e b-Learning na formação dos militares da Guarda Nacional Republicana em tempos de pandemia COVID-19. Neste âmbito, pretende-se analisar o impacto do COVID-19 na formação dos militares, cujo objetivo é identificar de que forma é que a utilização das ferramentas de ensino e-Learning e b-Learning podem ser utilizadas como auxílio à formação dos militares da Guarda Nacional Republicana. O método que sustenta a investigação é o método dedutivo, o qual possibilita tirar conclusões a partir de um raciocínio geral para o particular. De modo a atingir os objetivos definidos, esta investigação segue uma abordagem qualitativa e os métodos de recolha de dados são a análise documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas semidiretivas. Foi possível apurar que a utilização do e-Learning e do b-Learning não são as mais adequadas nos cursos de formação inicial, pois comparativamente ao ensino presencial, apresentam carências na aprendizagem das áreas do saber-ser e do saber-fazer. Por sua vez, conclui-se que o surgimento do Ensino Remoto de Emergência abriu portas a novas metodologias que, quando melhoradas e consolidadas, devem ser implementadas no âmbito da formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana.