Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização dos modelos de aprendizagem e-Learning e b-Learning na formação dos militares da Guarda Nacional Republicana em tempos de pandemia COVID-19: Desafios e oportunidades

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
451_Silva_2180027.pdf1.3 MBAdobe PDF Download

Authors

Silva, Tiago Manuel Furtado da

Abstract(s)

Após o aparecimento da pandemia COVID-19, as ferramentas de ensino e-Learning e b-Learning ganharam um novo destaque no panorama da formação. Neste sentido, com o acelerado desenvolvimento digital provocado pela pandemia e a necessidade de perpetuar o ensino, surgiu o Ensino Remoto de Emergência, visto como uma solução pontual para um problema único, cuja principal função foi assegurar a continuidade do ensino. A Guarda Nacional Republicana está comprometida com uma política de formação adequada ao seu propósito e que, ao mesmo tempo, reflita a sua missão, visão e cultura organizacional. Posto isto, através das consequências de isolamento social provocadas pelo aparecimento da pandemia COVID-19 e do desenvolvimento das tecnologias, surge a necessidade de potenciar o e-Learning e o b-Learning, com vista a possibilitar a continuidade da formação, permitindo que os seus militares, embora geograficamente distantes, consigam aceder e interagir entre si num ambiente de aprendizagem virtual. A presente investigação tem como objetivo determinar a influência das ferramentas e-Learning e b-Learning na formação dos militares da Guarda Nacional Republicana em tempos de pandemia COVID-19. Neste âmbito, pretende-se analisar o impacto do COVID-19 na formação dos militares, cujo objetivo é identificar de que forma é que a utilização das ferramentas de ensino e-Learning e b-Learning podem ser utilizadas como auxílio à formação dos militares da Guarda Nacional Republicana. O método que sustenta a investigação é o método dedutivo, o qual possibilita tirar conclusões a partir de um raciocínio geral para o particular. De modo a atingir os objetivos definidos, esta investigação segue uma abordagem qualitativa e os métodos de recolha de dados são a análise documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas semidiretivas. Foi possível apurar que a utilização do e-Learning e do b-Learning não são as mais adequadas nos cursos de formação inicial, pois comparativamente ao ensino presencial, apresentam carências na aprendizagem das áreas do saber-ser e do saber-fazer. Por sua vez, conclui-se que o surgimento do Ensino Remoto de Emergência abriu portas a novas metodologias que, quando melhoradas e consolidadas, devem ser implementadas no âmbito da formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana.
After the outbreak of the COVID-19 pandemic, e-Learning and b-Learning teaching tools gained a new prominence in the training landscape. In this sense, with the accelerated digital development caused by the pandemic and the need to perpetuate teaching, Emergency Remote Learning emerged, seen as a one-off solution to a single problem, whose main function was to ensure the continuity of teaching. The Guarda Nacional Republicana is committed to a training policy that is fit for purpose while reflecting its mission, vision, and organizational culture. Having said this, through the consequences of social isolation caused by the emergence of the COVID-19 pandemic and the development of technologies, the awakening to e-Learning and b-Learning arises, with a view to enabling the continuity of training, allowing its military personnel, although geographically distant, to access and interact with each other in a virtual learning environment. This research aims to determine the influence of e-Learning and b-Learning tools in the training of the military of the Guarda Nacional Republicana in times of the COVID-19 pandemic. In this context, it is intended to analyze the impact of COVID-19 on the training of the military, whose purpose is to identify how the use of e-Learning and b-Learning teaching tools can be used as an aid to the training of the military of the Guarda Nacional Republicana. The method that supports the research is the deductive method, which makes it possible to draw conclusions from general to particular reasoning. In order to achieve the defined objectives, this research follows a qualitative approach and the data collection methods are document analysis, bibliographic research, and semi-directive interviews. It was possible to ascertain that the use of e-Learning and b-Learning are not the most adequate in initial training courses, since, in comparison to face-to-face teaching, they present deficiencies in the learning of the areas of knowing-being and knowing-how. In turn, we conclude that the emergence of Remote Emergency Learning has opened doors to new methodologies that, when improved and consolidated, should be implemented in the continuing training of the military of the Guarda Nacional Republicana.

Description

Keywords

b-Learning e-Learning Formação Guarda Nacional Republicana training

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue