IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul é constituído por três Escolas Superiores:
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada;
Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget;
Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.
Browse
Browsing IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul by advisor "Milheiro, Ana Rita"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação das aprendizagens na educação pré-escolarPublication . Joaquim, Maria Helena; Milheiro, Ana RitaNeste trabalho constam o relato dos projetos de intervenção realizados no âmbito do contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico numa lógica de prática de ensino supervisionada. Foi realizado um projeto de intervenção nas duas valências, acabando por desenvolver um projeto de investigação em contexto de Educação Pré-Escolar cruzando-se com a exposição que aqui apresento. O trabalho de investigação incidiu num estudo sobre a importância da avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Para tal foi desenvolvido todo um trabalho de pesquisa, em que o grande foco de interesse era compreender a perceção sobre a avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Os objetivos principais que deram origem a esta investigação foram perceber como é realizada a avaliação na Educação Pré-Escolar, compreender o papel da avaliação na Educação Pré-escolar e aferir os efeitos da avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Para tal estudo realizaram-se entrevistas a três educadoras de uma escola do Conselho do Seixal e inquéritos por questionário aos encarregados de educação das crianças da Educação Pré-Escolar. Foi adotada uma metodologia de investigação mista, combinando os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, cujos dados foram submetidos a um processo de tratamento e análise, sucedendo-se a sua apresentação e discussão. Os resultados obtidos permitiram verificar que a avaliação na Educação Pré-Escolar, não só é necessária como é primordial para o desenvolvimento das crianças.
- Os contributos da supervisão pedagógica na construção da identidade docente nos sistemas educativos do Brasil e PortugalPublication . Soares, Lucicléia; Milheiro, Ana RitaA supervisão pedagógica é parte importante dentro da prática pedagógica perspetivando o desenvolvimento de pessoas e processos voltados para o ensino e aprendizagem. Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo tentar compreender e identificar os contributos da supervisão pedagógica no processo de construção da identidade de docentes do Brasil e de Portugal, observando e analisando como se dá este processo e quais as suas especificidades. Para o efeito, procedeu-se a uma leitura crítica dos documentos oficiais dos países em causa, nomeadamente legislação educacional e programas curriculares, identificando semelhanças e diferenças entre os dois sistemas. De maneira a validar a problemática definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa tendo como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada e questionário. Participaram nesta investigação dezasseis docentes, oito dos quais são docentes brasileiros e outros oito são docentes portugueses. Esta investigação visa contribuir para o reconhecimento do trabalho do supervisor e para os contributos que a supervisão pode proporcionar para o fortalecimento da identidade profissional dos professores, bem como identificar diferenças e semelhanças do processo de supervisão nos dois países em questão.
- Inovação em educação, oportunidades e desafios curriculares:Publication . Silva, Raquel; Milheiro, Ana RitaEste estudo desenvolve-se no contexto da Supervisão Pedagógica e da Inovação em Portugal. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a educação portuguesa frente ao Decreto- Lei 55/2018, que traduz na prática de um agrupamento, como se manifestam os princípios da flexibilidade curricular e como a supervisão pedagógica é vista diante das ações executadas. Neste sentido, esta investigação visou identificar os princípios da flexibilidade curricular que norteiam e promovem práticas didáticas e pedagógicas inovadoras e a atuação da supervisão neste processo. A metodologia seguida é de natureza qualitativa interpretativa, sendo a análise documental e a entrevista semiestruturada os instrumentos de recolha de dados privilegiados. Colaboraram como sujeitos seis participantes que atuavam no mesmo agrupamento no ano letivo 2019/2020 e 2020/2021. O Decreto-Lei 55/2018, o Projeto Educativo, o Plano de Inovação do agrupamento e, também as notas de campo das observações da investigadora enquanto docente da AEC no período de fevereiro a março do ano letivo de 2019/2020 e de outubro a dezembro do ano letivo de 2020/2021, quando residia em Portugal, foram os documentos recolhidos. A investigação revelou, que os discursos dos participantes, os documentos orientadores e a teoria referenciada se mostram unificadas nas práticas do agrupamento do distrito de Setúbal. A flexibilidade curricular abrange as dimensões científica, didática-pedagógica e administrativa, o estudo contribui para uma conceção global sobre o fenómeno, mas detém-se no âmbito pedagógico, diante do papel da supervisão, que de maneira colaborativa, envolve todos os agentes educativos nesta construção para garantir um processo de ensino aprendizagem inovador e de qualidade.
- Práticas resultantes da escuta ativa das crianças no contexto de educação pré-escolar.Publication . Deodato, Ana Cristina; Milheiro, Ana RitaO presente relatório final de Mestrado apresenta a descrição e reflexão do percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada II, sob um trajeto de investigação-ação. Intitulado “Práticas resultantes da escuta ativa das crianças em contexto de Educação Pré-Escolar”, este procura contribuir de algum modo para a melhoria das práticas pedagógicas, através da escuta, favorecendo uma participação mais ativa das crianças, em direção a uma pedagogia de participação. Ao longo da minha prática foram definidos alguns objetivos, como promover um ambiente educativo onde a criança se sinta integrada, escutada e valorizada. Assim, valoriza-se a acção da criança e aprende-se a ouvi-la, dando-lhe voz. Deixando-as participar elas tornam-se mais criativas, cooperantes e críticas, sentindo-se mais valorizadas. Para concretizar este objetivo e confrontada com a necessidade de escolher uma temática, decidi enveredar pela vertente lúdica nas aprendizagens, após conversa com o grupo de crianças com que realizei o estágio, onde foi planeado um projeto de intervenção de seu nome “Tesouro Aquático”, um recurso didáctico, em constante construção, em forma de jogo interativo. Considero inquestionável a importância das atividades lúdicas na educação das crianças, contribuindo no seu desenvolvimento e aprendizagens. Este trabalho, relata assim, todo o percurso da implementação do Projeto de Intervenção, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, tal como a análise e avaliação do mesmo.