Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria Helena Joaquim.pdf6.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho constam o relato dos projetos de intervenção realizados no âmbito do contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico numa lógica de prática de ensino supervisionada. Foi realizado um projeto de intervenção nas duas valências, acabando por desenvolver um projeto de investigação em contexto de Educação Pré-Escolar cruzando-se com a exposição que aqui apresento. O trabalho de investigação incidiu num estudo sobre a importância da avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Para tal foi desenvolvido todo um trabalho de pesquisa, em que o grande foco de interesse era compreender a perceção sobre a avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Os objetivos principais que deram origem a esta investigação foram perceber como é realizada a avaliação na Educação Pré-Escolar, compreender o papel da avaliação na Educação Pré-escolar e aferir os efeitos da avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Para tal estudo realizaram-se entrevistas a três educadoras de uma escola do Conselho do Seixal e inquéritos por questionário aos encarregados de educação das crianças da Educação Pré-Escolar. Foi adotada uma metodologia de investigação mista, combinando os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, cujos dados foram submetidos a um processo de tratamento e análise, sucedendo-se a sua apresentação e discussão. Os resultados obtidos permitiram verificar que a avaliação na Educação Pré-Escolar, não só é necessária como é primordial para o desenvolvimento das crianças.

Description

Keywords

Práticas de ensino supervisionadas Educação pré-escolar Aprendizagem Avaliação Prática pedagógica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue