Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-20"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Reabilitação cognitiva da pessoa com acidente vascular cerebral: proposta de intervenção de enfermagem de reabilitaçãoPublication . Loureiro, Sandra Maria Antunes; Rodrigues, Tânia Marisa Pinto; Araújo, Patrícia Maria CorreiaEnquadramento: O acidente vascular cerebral (AVC) constitui um tema de ex trema importância pela sua elevada representação epidemiológica, tanto em Portugal como no resto do mundo. Cerca de 20-80% das pessoas com AVC apresentam défices cognitivos, sendo a memória, a atenção, as funções executivas, a perceção e a lingua gem os domínios mais afetados, que muitas vezes são descurados pelos profissionais de saúde. Perante esta problemática, torna-se fundamental a atuação do Enfermeiro Especi alista em Enfermagem de Reabilitação, dotado de conhecimento e competências especí ficas que lhe permite avaliar e reabilitar a função cognitiva da pessoa com AVC, pro movendo/potenciando a sua recuperação global. Objetivos: Realizar uma análise crítico reflexiva sobre a aquisição de compe tências comuns de Enfermeiro Especialista, específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e as de Mestre desenvolvidas ao longo do percurso forma tivo; identificar a evidência disponível sobre os programas de reabilitação cognitiva à pessoa com AVC através da realização de uma revisão integrativa da literatura e elabo rar uma proposta de intervenção de enfermagem de reabilitação à pessoa com compro metimento cognitivo pós-AVC, num serviço de internamento de Neurologia. Metodologia: Este relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira as senta numa metodologia expositiva, descritiva e analítico-reflexiva e a segunda inclui uma revisão integrativa da literatura. Conclusões: Este percurso foi rico em experiências que permitiram adquirir e consolidar competências técnicas e humanas de Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem de Reabilitação, que são fundamentais na reabilitação da pessoa com AVC. A deteção de défices cognitivos e reabilitação cognitiva precoce destas pessoas é crucial para maximizar o seu potencial funcional. A proposta de intervenção de enfer magem de reabilitação promove a abordagem da reabilitação cognitiva à pessoa com AVC pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação baseada na melhor evidência.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II, III E IVPublication . Duarte, Andreia Sofia Ribeiro; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne experiências e aprendizagens realizada no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo descrevo dez momentos de estágio que presenciei e considero relevantes para a minha formação enquanto futura docente. Ao longo destes relatos descrevi atividades, aulas ou situações vivenciadas em contexto de estágio com a respetiva fundamentação que diversos autores defendem. No capítulo das Planificações são apresentadas oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As diferentes estratégias utilizadas são justificadas através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, dois referentes à Educação Pré-Escolar e dois destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com análise e interpretação de resultados. O último capítulo é referente a uma proposta de um Trabalho de Projeto, intitulado de ResCafé, é um projeto que tem como principal objetivo tornar as crianças mais consciente dos desperdícios alimentares e encontrar estratégias para o seu reaproveitamento. O relatório termina com uma reflexão sobre o meu percurso ao longo destes dois anos de mestrado.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Antunes, Márcia Sofia Varela; Reis, Maria Paula Colares Pereira dosEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. O primeiro capítulo contém dez relatos de atividades e aulas que considerei significativas no processo de formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências, a par de uma reflexão fundamentada que sustenta a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim, considerando a relevância das estratégias e recursos utilizados através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui, a par do respetivo enquadramento teórico, quatro dispositivos de avaliação. Neste capítulo serão discutidos e analisados os resultados das avaliações efetuadas. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, intitulado de “Uma quinta na escola”. O projeto tem como objetivo, potenciar a curiosidade das crianças acerca dos animais da quinta criando uma quinta pedagógica na escola. Por fim, apresento as considerações finais deste trabalho, enaltecendo as aprendizagens realizadas ao longo desta etapa formativa. O presente relatório representa uma parte importante na minha formação.
- Epifisiodese bilateral dos membros pélvicos para correção de desvios dngulares emPastor Alemão: Estudo de caso clínicoPublication . Raquel Sofia da Silva Maia; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaO valgo é um dos termos de define o mau alinhamento frontal do osso. Quando presente em animais em crescimento ósseo, pode ser considerada uma alteração derivada de defeitos nas placas epifisárias. Este estudo de caso clínico, pretende descrever a técnica de epifisiodese como tratamento precoce de valgo femoral distal e tibial proximal, num cachorro de 5 meses (em desenvolvimento ósseo) de raça Pastor Alemão. Foram avaliados os ângulos das imagens radiológicas, para obtenção em especial do ângulo anatómico femoral lateral distal (aLDFA, do Inglês anatomic Latero-Distal Femoral Angle) e do ângulo mecânico tibial medial proximal (mMPTA, do Inglês mechanical Medio-Proximal Tibial Angle). A cirurgia realizada permitiu um aumento de aLDFA, de 89,7 º para 94,4 º no membro pélvico direito (MPD) e de 91,6 º para 97,5 º no membro pélvico esquerdo (MPE), e diminuição de mMPTA, de 101,0 º para 85,9 º no MPD e de 101,3 º para 83,3 º no MPE. Este tratamento pode estar condicionado pelo fator da idade do animal. A intervenção realizou-se o mais precoce possível, para se obter os resultados desejados durante o crescimento. Os controlos radiográficos foram cumpridos com rigor, para a monitorização de falta ou excesso de correção ou de rebound. A remoção dos implantes femorais foi feita assim que aLDFA apresentou valores próximos dos valores de referência. O mesmo não se aplicou na tíbia, uma vez que deve ser considerada a regressão óssea após a remoção dos implantes, por isso o mMDFA atingiu valores mais baixos, cinco a dez graus, que os valores de referência.
- Avanços no diagnóstico e tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva decorrente da Degenerescência da válvula mitral em cãesPublication . Stoven, Lucile Madeleine Cécile; Marcondes dos Santos, MárioA degenerescência mixomatosa da válvula mitral é a doença cardíaca adquirida mais comum em cães. A patofisiologia da doença está bem descrita. As válvulas afetadas pela degenerescência mixomatosa passam por um processo de desarranjo estrutural microscópico que, em última instância, leva às alterações macroscópicas que causam a falta de justaposição das cúspides mitrais e, consequentemente, regurgitação mitral. Em 2019, o American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM) publicou uma revisão de consenso sobre os métodos de diagnóstico e de tratamento atualizados desta doença. O presente trabalho consiste numa revisão bibliográfica dos artigos recentes que abordam o diagnóstico ou o tratamento clínico da degenerescência mixomatosa da válvula mitral com o objetivo de elencar os principais estudos publicados após o consenso da ACVIM (2019) até a presente data. A maioria dos artigos foram resumidos e ordenados cronologicamente com o objetivo de compilar informações sobre os mais recentes métodos de diagnósticos, desde exames imagiológicos até biomarcadores cardíacos, entre outros. Da mesma forma foi possível listar os principais tratamentos clínicos recomendados, como o diurético torasemida, ou novos estudos de eficácia de moléculas já conhecidas. Estão também registados os últimos avanços no tratamento dietético, que têm geralmente como tema comum o poder antioxidante de diferentes moléculas na MMVD. Este estudo aborda, os métodos já existentes, como o índice vertebral cardíaco (VHS), o tamanho vertebral do átrio esquerdo e a electrocardiografia, que foram aprofundados ou comparados entre si. Novos valores de referência para alguns métodos mais adequados à raça foram propostos, como por exemplo os valores do tamanho vertebral do átrio esquerdo e o tamanho vertebral modificado do átrio esquerdo adaptados à morfologia do Cavalier King Charles Spaniel, ou os valores ecocardiográficos para Chihuahuas. O diâmetro anteroposterior do átrio esquerdo faz parte da abordagem diagnóstica possivel para a doença. Um novo score prognóstico baseado em quatro medidas ecocardiográficas foi também estabelecido e será descrito (MINE score). Quanto aos biomarcadores, a dimetilarginina mostrou bons resultados no diagnóstico da MMVD, enquanto os estudos sobre a proteína da camada intermediária da cartilagem 1 não foram conclusivos. O tratamento com pimobendan mais uma vez demonstrou a sua eficácia e também a sua segurança em relação à função renal. A eficácia da torasemida como diurético não é inferior à da furosemida. Em relação à alimentação, os estudos apoiam a suplementação de ácidos gordos omega 3 e antioxidantes como a coenzima Q10 em pacientes cardíacos, enquanto a melatonina não tem aparentemente nenhum efeito benéfico.
- Deteção de alergénios em amostras de alimentos e superfícies do ambiente de preparação e distribuição alimentar analisados por métodos moleculares e imunológicos - um estudo retrospetivoPublication . Domingues, Mariana Martins; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaA presença de alergénios em alimentos e superfícies do ambiente de preparação e distribuição alimentar tem um papel significativo a nível da saúde pública, já que estas podem levar a exposições indesejadas provocando reações que variam de leves a fatais. A alergia alimentar é uma resposta exacerbada do sistema imunológico a certos alimentos, provocada pela ingestão de géneros alimentícios que contenham as proteínas dos alergénios cujo organismo identifica como ameaça. No presente estudo retrospectivo pretendeu-se avaliar a prevalência de resultados positivos a testes a alergénios, bem como a sua interdependência com a sazonalidade e avaliar a positividade dentro das diferentes classes definidas. Para tal, foram considerados os resultados de cinco anos da análise imunológica e molecular, de pesquisa de antigénios em alimentos e superfícies do ambiente de preparação e distribuição alimentar, num laboratório privado. Concluiu-se que há determinadas classes de amostras que têm predisposição a conter alergénios, além disso verificou-se uma interdependência sazonal com o aparecimento das positividades a alergénios. Há assim uma necessidade de consciencialização e prevenção no que toca às condições de produção dos diferentes tipos de alimentos e à identificação de alergénios para permitir uma correta rotulagem em produtos alimentícios e outros produtos. Portanto as políticas de saúde pública desempenham um papel fundamental na proteção do consumidor com alergias alimentares. Em relação a este estudo retrospetivo a principal vantagem do mesmo é a oportunidade de trabalhar com uma quantidade significativa de dados recolhidos ao longo dos últimos 5 anos, o que proporciona uma visão abrangente acerca do tema. Pretende-se avaliar a prevalência de resultados positivos a testes a alergénios, bem como a sua interdependência com a sazonalidade e avaliar a positividade dentro das diferentes classes definidas.
- Canine Indolent Lymphoma - a comprehensive reviewPublication . Férin, Lua Pereira; Figueira, Ana Catarina Pais dos SantosApproximately 5 to 29% of canine lymphoma are indolent lymphomas. These lymphomas are classified as low grade, associated with small cells, which could be B or T-cell types. They have a low mitotic index and characteristically progress slowly. The complete aetiology of canine lymphoma seems unclear, but several causes could be established, both external and internal, namely the type of environment (industrial areas and polluted sites) and genetic factors. According to the World Health Organization classification, there are different subtypes of indolent lymphomas: marginal zone lymphoma, follicular lymphoma and mantle cell lymphoma, T-zone lymphoma, small lymphocytic lymphoma, lymphoplasmacytic lymphoma, T-cell rich B-cell lymphoma and intestinal small cell lymphoma. Recent studies have suggested that T-zone lymphoma is the most common subtype of indolent lymphomas in dogs. Despite advanced stages of the disease, dogs with indolent lymphomas maintain normal activity and appetite levels. There are several diagnostic techniques described to establish a specific diagnosis of lymphoma in canines, with flow cytometry of fine needle aspirates gaining popularity as a first-line analysis technique. Treatment approaches for indolent lymphomas should be tailored to the histological subtype, as there is no universal therapeutic approach. The primary goal of therapy is disease control (stable disease or partial response), as complete remission is rare in indolent lymphomas. Chemotherapy, immunochemotherapy, and surgery have varying recommendations depending on the specific subtype of indolent lymphoma. Overall, studies have shown that dogs with indolent lymphoma can live for years without aggressive chemotherapy. However, dogs with indolent lowgrade lymphomas have a survival advantage over dogs with intermediate and high-grade lymphomas. Furthermore, research indicates that dogs with indolent lymphomas experience prolonged survival times, often without treatment. Due to the limited research on this disease in veterinary oncology, further studies are needed to enhance the efficacy of diagnosis and treatment, ultimately improving the quality of life for affected dogs.
- Estudo das concentrações séricas da interleucina 31 e 17 em cães com dermatite atópica sob tratamento com oclacitinib ou lokivetmabPublication . Lopes, Patrícia Alexandra Mota; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaA dermatite atópica canina (DAC) é uma doença multifatorial de elevada incidência, com patogenia complexa. É definida como um processo inflamatório, pruriginoso que causa lesão, inflamação e alteração da barreira cutânea, promovendo a penetração dos alergénios ambientais. O presente estudo teve como objetivos, quantificar e analisar as concentrações séricas da interleucina 17 (IL-17) e 31 (IL-31) em animais diagnosticados com DAC sob terapêutica com lokivetmab ou oclacitinib, as suas flutuações ao longo do tratamento, a análise das diferenças entre as duas terapêuticas utilizadas e a comparação com o grupo de controlo. Pretendeu-se também, avaliar o prurido e a gravidade de lesões durante a terapêutica, através dos dados recolhidos. As colheitas sanguíneas, a determinação do grau de prurido (pVAS) e das lesões cutâneas (CADLI) foram realizadas aos doze animais em três momentos distintos (antes de iniciar a terapêutica (T0), 30 dias após o início da terapêutica (T1) e após 60 dias do início da mesma (T2). O grupo de controlo foi constituído por cinco animais saudáveis. A determinação das concentrações séricas de IL-17 e IL-31 foi realizada através de imunoensaio enzimático (MyBiosource®, Estados Unidos da América), seguindo as indicações do fabricante. Após análise dos resultados, os valores da concentração IL-17 apresentaram diferenças estatísticas entre T0 e T1 (p=0,221), entre T0 e T2 (p=0,011). Os valores de IL-31 demonstraram-se estatisticamente diferentes entre o T0 e T1 (p=0,010), entre T0 e T2 (p=0,184) e entre T1 e T2 (p=0,855) não existiram diferenças significativas, determinando uma diminuição inicial da concentração e posteriormente a manutenção ou ligeiro aumento. Comparando a variação das concentrações de IL- 17, IL-31 nos dois grupos de tratamento nos diferentes tempos, não houve alterações entre o grupo que utilizou o oclacitinib e o grupo que utilizou o lokivetmab (p>0,05) como tratamento. Observou-se uma correlação positiva entre o prurido (T2) e as lesões (T2) e entre a concentração sérica de IL-31 (T0) e o prurido (T0). Verificou-se também uma concentração sérica de IL-17 mais elevada nos animais com DAC, comparando com os animais saudáveis. A variação das lesões e do prurido diminuíram ao longo do tempo, o que demonstra o sucesso da terapêutica utilizada. Os resultados obtidos mostraram um aumento das concentrações séricas de IL-17 em cães com DAC e a sua diminuição ao longo do período de tratamento em estudo. Considerando estes resultados e o envolvimento da IL-17 na inflamação cutânea na DAC, sugere-se o possível desenvolvimento de novas opções terapêuticas baseadas neste potencial alvo terapêutico.
- Estimativa de produção em cultivares de nectarina de importância regional na Extremadura espanholaPublication . Pinto, Gabryella Freire; Rodrigues, Francisco MondragãoA possibilidade de estimar a produção com alguma antecedência relativamente à colheita assume grande importância em fruticultura, particularmente em agrupamentos de produtores, pois permite preparar a logística da colheita e a capacidade de receção e armazenamento da central fruteira, formalizar contratos de compra e venda e definir antecipadamente os preços a pagar aos produtores e de venda aos clientes. Tendo em conta a importância da fruticultura na Extremadura espanhola, em particular a produção de nectarinas, foi realizado um estudo para tentar estimar a produção, utilizando uma metodologia desenvolvida por Miranda e Royo (2003b), para outra região espanhola. Entre março e agosto de 2022 acompanharam-se 4 pomares de nectarinas, pertencentes a associados da Cooperativa agrícola Cofruits SCL (Mérida, Espanha), cada um com uma cultivar distinta (HONEY ROYALE, NECTAVANTOP, NECTATOP, NECTADIVA). Com base numa mostra de 20 árvores em cada pomar foram determinados os seguintes parâmetros: evolução dos estados fenológicos, circunferência do tronco, número de frutos por árvore, peso médio dos frutos à colheita. Foi feita a estimativa da produção, embora não usando a metodologia prevista, por falta de alguns parâmetros para a sua aplicação, por não ter sido possível efetuar a sua observação em campo. Verificou-se que os valores estimados, quer com o peso médio do fruto obtido da bibliografia, quer usando o peso médio do fruto medido após a colheita, foram bastante inferiores aos valores reais, que superaram as 25 t/ha (NECTADIVA com 25.408 kg/ha, NECTATOP com 25.951 kg/ha, HONEY ROYALE com 26.565 kg/ha, NECTAVANTOP com 29.880 kg/ha). Conclui-se que a metodologia inicialmente proposta é de difícil aplicação devido à quantidade de parâmetros a recolher e que a metodologia usada, embora mais simples, requer provavelmente uma amostra de maior tamanho para ser mais representativa da variabilidade encontrada nos pomares e patente nalguns parâmetros analisados. Para obviar a influência do ano agrícola, esta avaliação deverá repetida em, pelo menos, 3 campanhas de produção.
- A avaliação das aprendizagens na educação pré-escolarPublication . Joaquim, Maria Helena; Milheiro, Ana RitaNeste trabalho constam o relato dos projetos de intervenção realizados no âmbito do contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico numa lógica de prática de ensino supervisionada. Foi realizado um projeto de intervenção nas duas valências, acabando por desenvolver um projeto de investigação em contexto de Educação Pré-Escolar cruzando-se com a exposição que aqui apresento. O trabalho de investigação incidiu num estudo sobre a importância da avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Para tal foi desenvolvido todo um trabalho de pesquisa, em que o grande foco de interesse era compreender a perceção sobre a avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Os objetivos principais que deram origem a esta investigação foram perceber como é realizada a avaliação na Educação Pré-Escolar, compreender o papel da avaliação na Educação Pré-escolar e aferir os efeitos da avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. Para tal estudo realizaram-se entrevistas a três educadoras de uma escola do Conselho do Seixal e inquéritos por questionário aos encarregados de educação das crianças da Educação Pré-Escolar. Foi adotada uma metodologia de investigação mista, combinando os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, cujos dados foram submetidos a um processo de tratamento e análise, sucedendo-se a sua apresentação e discussão. Os resultados obtidos permitiram verificar que a avaliação na Educação Pré-Escolar, não só é necessária como é primordial para o desenvolvimento das crianças.