Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.37 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final de Mestrado apresenta a descrição e reflexão do percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada II, sob um trajeto de investigação-ação.
Intitulado “Práticas resultantes da escuta ativa das crianças em contexto de Educação Pré-Escolar”, este procura contribuir de algum modo para a melhoria das práticas pedagógicas, através da escuta, favorecendo uma participação mais ativa das crianças, em direção a uma pedagogia de participação.
Ao longo da minha prática foram definidos alguns objetivos, como promover um ambiente educativo onde a criança se sinta integrada, escutada e valorizada. Assim, valoriza-se a acção da criança e aprende-se a ouvi-la, dando-lhe voz. Deixando-as participar elas tornam-se mais criativas, cooperantes e críticas, sentindo-se mais valorizadas.
Para concretizar este objetivo e confrontada com a necessidade de escolher uma temática, decidi enveredar pela vertente lúdica nas aprendizagens, após conversa com o grupo de crianças com que realizei o estágio, onde foi planeado um projeto de intervenção de seu nome “Tesouro Aquático”, um recurso didáctico, em constante construção, em forma de jogo interativo. Considero inquestionável a importância das atividades lúdicas na educação das crianças, contribuindo no seu desenvolvimento e aprendizagens.
Este trabalho, relata assim, todo o percurso da implementação do Projeto de Intervenção, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, tal como a análise e avaliação do mesmo.
Description
Keywords
Investigação-ação Projeto de intervenção Pedagogia de participação Lúdico