Publication
Práticas resultantes da escuta ativa das crianças no contexto de educação pré-escolar.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Milheiro, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Deodato, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T11:09:07Z | |
dc.date.available | 2022-08-11T11:09:07Z | |
dc.date.issued | 2022-06-30 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de Mestrado apresenta a descrição e reflexão do percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada II, sob um trajeto de investigação-ação. Intitulado “Práticas resultantes da escuta ativa das crianças em contexto de Educação Pré-Escolar”, este procura contribuir de algum modo para a melhoria das práticas pedagógicas, através da escuta, favorecendo uma participação mais ativa das crianças, em direção a uma pedagogia de participação. Ao longo da minha prática foram definidos alguns objetivos, como promover um ambiente educativo onde a criança se sinta integrada, escutada e valorizada. Assim, valoriza-se a acção da criança e aprende-se a ouvi-la, dando-lhe voz. Deixando-as participar elas tornam-se mais criativas, cooperantes e críticas, sentindo-se mais valorizadas. Para concretizar este objetivo e confrontada com a necessidade de escolher uma temática, decidi enveredar pela vertente lúdica nas aprendizagens, após conversa com o grupo de crianças com que realizei o estágio, onde foi planeado um projeto de intervenção de seu nome “Tesouro Aquático”, um recurso didáctico, em constante construção, em forma de jogo interativo. Considero inquestionável a importância das atividades lúdicas na educação das crianças, contribuindo no seu desenvolvimento e aprendizagens. Este trabalho, relata assim, todo o percurso da implementação do Projeto de Intervenção, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada II, tal como a análise e avaliação do mesmo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203051572 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41595 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Projeto de intervenção | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia de participação | pt_PT |
dc.subject | Lúdico | pt_PT |
dc.title | Práticas resultantes da escuta ativa das crianças no contexto de educação pré-escolar. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | pt_PT |