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Abstract(s)
Este estudo desenvolve-se no contexto da Supervisão Pedagógica e da Inovação em Portugal.
Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a educação portuguesa frente ao Decreto-
Lei 55/2018, que traduz na prática de um agrupamento, como se manifestam os princípios da
flexibilidade curricular e como a supervisão pedagógica é vista diante das ações executadas.
Neste sentido, esta investigação visou identificar os princípios da flexibilidade curricular que
norteiam e promovem práticas didáticas e pedagógicas inovadoras e a atuação da supervisão
neste processo. A metodologia seguida é de natureza qualitativa interpretativa, sendo a análise
documental e a entrevista semiestruturada os instrumentos de recolha de dados privilegiados.
Colaboraram como sujeitos seis participantes que atuavam no mesmo agrupamento no ano
letivo 2019/2020 e 2020/2021. O Decreto-Lei 55/2018, o Projeto Educativo, o Plano de
Inovação do agrupamento e, também as notas de campo das observações da investigadora
enquanto docente da AEC no período de fevereiro a março do ano letivo de 2019/2020 e de
outubro a dezembro do ano letivo de 2020/2021, quando residia em Portugal, foram os
documentos recolhidos. A investigação revelou, que os discursos dos participantes, os
documentos orientadores e a teoria referenciada se mostram unificadas nas práticas do
agrupamento do distrito de Setúbal. A flexibilidade curricular abrange as dimensões científica,
didática-pedagógica e administrativa, o estudo contribui para uma conceção global sobre o
fenómeno, mas detém-se no âmbito pedagógico, diante do papel da supervisão, que de maneira
colaborativa, envolve todos os agentes educativos nesta construção para garantir um processo
de ensino aprendizagem inovador e de qualidade.
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Keywords
Flexibilidade curricular Inovação Supervisão pedagógica