Repository logo
 
Publication

Inovação em educação, oportunidades e desafios curriculares:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMilheiro, Ana Rita
dc.contributor.authorSilva, Raquel
dc.date.accessioned2022-06-03T14:14:58Z
dc.date.available2022-06-03T14:14:58Z
dc.date.issued2022-01-27
dc.description.abstractEste estudo desenvolve-se no contexto da Supervisão Pedagógica e da Inovação em Portugal. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a educação portuguesa frente ao Decreto- Lei 55/2018, que traduz na prática de um agrupamento, como se manifestam os princípios da flexibilidade curricular e como a supervisão pedagógica é vista diante das ações executadas. Neste sentido, esta investigação visou identificar os princípios da flexibilidade curricular que norteiam e promovem práticas didáticas e pedagógicas inovadoras e a atuação da supervisão neste processo. A metodologia seguida é de natureza qualitativa interpretativa, sendo a análise documental e a entrevista semiestruturada os instrumentos de recolha de dados privilegiados. Colaboraram como sujeitos seis participantes que atuavam no mesmo agrupamento no ano letivo 2019/2020 e 2020/2021. O Decreto-Lei 55/2018, o Projeto Educativo, o Plano de Inovação do agrupamento e, também as notas de campo das observações da investigadora enquanto docente da AEC no período de fevereiro a março do ano letivo de 2019/2020 e de outubro a dezembro do ano letivo de 2020/2021, quando residia em Portugal, foram os documentos recolhidos. A investigação revelou, que os discursos dos participantes, os documentos orientadores e a teoria referenciada se mostram unificadas nas práticas do agrupamento do distrito de Setúbal. A flexibilidade curricular abrange as dimensões científica, didática-pedagógica e administrativa, o estudo contribui para uma conceção global sobre o fenómeno, mas detém-se no âmbito pedagógico, diante do papel da supervisão, que de maneira colaborativa, envolve todos os agentes educativos nesta construção para garantir um processo de ensino aprendizagem inovador e de qualidade.pt_PT
dc.identifier.tid202976416pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40892
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.titleInovação em educação, oportunidades e desafios curriculares:pt_PT
dc.title.alternativeo papel da supervisão pedagógica na flexibilidade e integração curricularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Ramo Supervisão Pedagógica e Avaliaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Raquel Silva.pdf
Size:
795.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format