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- Inovação em educação, oportunidades e desafios curriculares:Publication . Silva, Raquel; Milheiro, Ana RitaEste estudo desenvolve-se no contexto da Supervisão Pedagógica e da Inovação em Portugal. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a educação portuguesa frente ao Decreto- Lei 55/2018, que traduz na prática de um agrupamento, como se manifestam os princípios da flexibilidade curricular e como a supervisão pedagógica é vista diante das ações executadas. Neste sentido, esta investigação visou identificar os princípios da flexibilidade curricular que norteiam e promovem práticas didáticas e pedagógicas inovadoras e a atuação da supervisão neste processo. A metodologia seguida é de natureza qualitativa interpretativa, sendo a análise documental e a entrevista semiestruturada os instrumentos de recolha de dados privilegiados. Colaboraram como sujeitos seis participantes que atuavam no mesmo agrupamento no ano letivo 2019/2020 e 2020/2021. O Decreto-Lei 55/2018, o Projeto Educativo, o Plano de Inovação do agrupamento e, também as notas de campo das observações da investigadora enquanto docente da AEC no período de fevereiro a março do ano letivo de 2019/2020 e de outubro a dezembro do ano letivo de 2020/2021, quando residia em Portugal, foram os documentos recolhidos. A investigação revelou, que os discursos dos participantes, os documentos orientadores e a teoria referenciada se mostram unificadas nas práticas do agrupamento do distrito de Setúbal. A flexibilidade curricular abrange as dimensões científica, didática-pedagógica e administrativa, o estudo contribui para uma conceção global sobre o fenómeno, mas detém-se no âmbito pedagógico, diante do papel da supervisão, que de maneira colaborativa, envolve todos os agentes educativos nesta construção para garantir um processo de ensino aprendizagem inovador e de qualidade.
- Copland, Ravel, Franck - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Moreira, João; Dias, Sara; Vieira, VítorBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 27 de Janeiro de 2022 no FÓRUM MUNICIPAL LUÍSA TODI em Setúbal no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi incluído nas comemorações dos 30 anos da Metropolitana, tendo como solistas ex-alunos da ANSO - Vitor Vieira (Violino), Sara Dias, (Corne inglês) e João Moreira (Trompete). O programa do concerto foi preenchido com obras de Copland, Ravel e Franck. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Projeto e instalação de sistemas de domóticaPublication . Figueira, Francisco Manuel Grácio; Marques, António Luís FerreiraA utilização da domótica em ambientes domésticos e empresariais, tem apresentado ao longo dos anos um crescimento exponencial. A designação domótica corresponde à automação de edifícios. A domótica tem como propósito acrescentar conforto ao seu utilizador de forma automatizada, a partir do controlo centralizado da iluminação, estores, climatização e segurança, podendo para além disso melhorar a eficiência energética. Com a demanda tecnológica têm surgido diversas tecnologias, contudo o Z-Wave tem um destaque especial, por ser uma tecnologia de domótica sem fios de baixo consumo energético, simples instalação em edifícios existentes ou em fase de planeamento. Os trabalhos foram desenvolvidos, ao longo de oito meses e meio de estágio. Tiveram como principal foco a conceção, planeamento, instalação e programação dos módulos Z-Wave. Todas as competências adquiridas, resultaram na aprendizagem e experiência profissional. Tive a oportunidade de conhecer, avaliar e perceber as diferenças/limitações de diversas tecnologias de sistemas de domótica e segurança. A tecnologia Z-Wave apresenta uma elevada versatilidade de instalações, pelo que nos projetos/trabalhos desenvolvidos apresentou-se ao cliente uma solução mais eficaz em cada intervenção, que proporcionará o máximo conforto e versatilidade ao seu utilizador.
- Transferência de embriões em equinos como técnica disponível para melhoramento da raça Puro Sangue LusitanoPublication . Paulo, Ana Filipa Neves Morais; Pereira, Rosa Maria Lino NetoA transferência de embriões é uma técnica de reprodução assistida utilizada em equinos desde as décadas de 80 e 90, amplamente difundida em países como Brasil, Argentina e Estados Unidos da América. Hoje em dia os grandes criadores de cavalos de desporto na Europa também são adeptos desta técnica. O propósito desta biotecnologia é obter embriões a partir de uma égua dadora e realizar as respetivas transferências para as recetoras, que seguirão a gestação a termo, a amamentação e até ao desmame. Dentro das vantagens inerentes à técnica, destacam-se um aumento da eficiência reprodutiva, promove o melhoramento genético individual e, das raças; permite que éguas velhas, mas geneticamente importantes produzam mais poldros anualmente, através da transferência embrionária para animais com melhores condições reprodutivas; também permite que éguas atletas não interrompam as atividades desportivas. Compreende-se que o sucesso desta técnica passa por uma seleção da dadora, não só em termos reprodutivos (histórico reprodutivo, número de ovulações efetivas, timing da colheita do embrião e o respetivo método de preservação caso se aplique) mas também em termos de produzir cavalos desportivamente capazes de competir em Dressage, saltos ou outras provas desportivas uma vez que é a genética desta dadora que se vai perpetuar. Não menos importante, a avaliação dos parâmetros relacionados com a recetora, tais como o estado geral de saúde, nutrição, conforto e bem-estar, capacidade reprodutiva e condições que viabilizam o tratamento hormonal e ajudarão no pretendido que é o parto anual, para além do desmame de um poldro saudável. No contexto de Portugal destaca-se a criação de cavalos lusitanos para a vertente de competição em Dressage e nas características desportivas que uma dadora deve ter para ser selecionada para um programa de transferência de embriões.