ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Almeida, José Maria de"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rodrigues, Renata Isabel Aguiar; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos quatro semestres de estágio, observei e realizei atividades em todos os anos de escolaridade, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino básico. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Capítulo 1- Relatos de Estágio: composto por 10 relatos de estágio, dos quais três de aulas realizadas e conduzidas por mim e sete escritos com base em aulas/atividades observadas. Capítulo 2 – Planificações: apresentação de oito planificações de aulas/atividades. Uma para cada ano escolar do 1.º Ciclo, duas para o 5.º ano e outras duas para o 6.º ano. Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação: apresenta quatro dispositivos de avaliação: um da disciplina de Português para o 2.º ano; um de Matemática para o 4.º ano; um de Ciências Naturais para o 5.º ano; e por fim, um de Matemática para o 6.º ano. Capítulo 4 – Proposta de uma Atividade através de Trabalho de Projeto: apresentação de uma proposta de atividade assente na construção de uma casa e jardim, recorrendo à utilização de materiais reciclados, onde possa habitar um animal de estimação. Tem como finalidade aplicar os conteúdos aprendidos ao longo do ano letivo em contexto prático do dia-a-dia, a atividade proposta visa também promover o trabalho em equipa e desenvolver o sentido de responsabilidade e de organização dos alunos. Por fim, apresento uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante este período de estágio, referindo algumas aprendizagens, limitações, dificuldades e possíveis projetos futuros.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Patrícia Maria Serapicos; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional alberga algumas das aprendizagens e experiências, pelas quais passei no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.° Ciclo do Ensino Básico. O relatório está dividido em quatro partes distintas: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de Avaliação e Capítulo 4 – Projeto Final. No capítulo 1, são relatadas 10 aulas ou atividades, em que 7 foram observadas e 3 realizadas por mim. Em todos estes relatos haverá fundamentação teórica e inferências, mostrando o que diz a investigação acerca de cada um dos temas. No capítulo 2, apresento 8 planificações de aulas lecionadas por mim e devidamente fundamentadas e inferidas acerca das estratégias adotadas. No capítulo 3, são apresentados 4 dispositivos de avaliação com os respetivos objetivos, critérios de avaliação, resultados e classificações. No capítulo 4, apresento uma proposta de projeto com o nome “Em caso de emergência: Ajudar!”. O projeto tem como principais objetivos, preparar as escolas para algum acidente e incentivar e preparar os alunos a ajudar os outros, em caso de necessidade. Por último, o relatório conta com uma reflexão final, onde exponho as minhas dificuldades e desafios, e os objetivos educacionais que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Ramalho, Mariana Pereira Alho da Silva; Almeida, José Maria deEste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne uma série de experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019, na Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma proposta de Projeto. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos de aulas/ atividades realizadas em contexto de estágio profissional, nos diferentes grupos etários, com a respetiva fundamentação que a investigação defende. No segundo capítulo, denominado Planificações, são apresentadas oito planificações de atividades/aulas realizadas. Quatro planificações direcionadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes quatro para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. As diferentes estratégias utilizadas são justificadas com literatura de diferentes autores. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresenta quatro dispositivos de avaliação, dois aplicados a grupos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e outros dois aplicados a grupos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. São definidos parâmetros e critérios e, por fim, os resultados são analisados e discutidos. O quarto capítulo versa sobre uma proposta de projeto, denominado “Passo a passo, desenhamos o futuro!”, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a prática da cidadania, envolvendo todas as disciplinas do currículo de forma interdisciplinar. O relatório termina com uma reflexão sobre o meu percurso ao longo destes dois anos de mestrado e quais as limitações e perspetivas de futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Ramos, Carolina João Honório; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional tem o propósito de refletir acerca de alguns temas que integram a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos do estágio I, II, III e IV, que tiveram início em outubro de 2021 e findaram em julho de 2023, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de projeto. No primeiro capítulo selecionei dez momentos de estágio que vivenciei e que considerei mais relevantes relatar e fundamentar de modo a sustentar a importância dos aspetos presentes nos mesmos para o processo de ensino-aprendizagem na minha formação. O segundo capítulo é constituído por oito planificações, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação e respetivo enquadramento teórico. Par além disso, conta também com uma análise detalhada para uma melhor compreensão do que é tratado. O quarto capítulo sugere um projeto no âmbito de Educação Ambiental, intitulado de “Paredes com Vida”, realizado por mim. O objetivo deste projeto passa pela sensibilização para a manutenção e preservação da biodiversidade vegetal, bem como alertar para a importância de reutilizar e reaproveitar materiais e de proteger a vida marinha. Posto isto, considero fundamental sensibilizar os alunos do 4.º ano para estas temáticas e relacioná-las com o seu currículo. Finalmente, termino com uma breve reflexão sobre as dificuldades e limitações que enfrentei ao elaborar o presente relatório, alguns aspetos a melhorar, sem esquecer as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Destaco também alguns aspetos fundamentais, neste processo, como a importância da supervisão pedagógica e do trabalho em equipa.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Núria Ramos Fonseca; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional apresenta diversas reflexões sobre variadas temáticas na área da investigação em Educação, fundamentada em situações vivenciadas no percurso dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, que se inserem nas unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2023 e finalizado em julho de 2025, na Escola Superior de Educação João de Deus. A metodologia utilizada neste relatório foi de natureza qualitativa, com recolha de dados em escolas onde estagiei. Como instrumentos de recolha de dados, utilizei a observação e a análise documental. Este documento foi dividido em quatro capítulos: No primeiro capítulo relato dez atividades, aulas ou situações, que considerei pertinentes para a minha formação enquanto futura docente. Estes relatos inserem-se nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – e reflito sobre as mesmas, fundamentando-as teoricamente. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas, em formato quadro com as respetivas inferências e fundamentação teórica das estratégias e recursos e realizo uma pesquisa teórica sobre as planificações. No penúltimo capítulo, designado por Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo e interpreto os resultados da avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No quarto e último capítulo, apresento uma proposta de uma Atividade através de um Trabalho de Projeto, denominado “Portugal de Fio a Pavio”, com o objetivo de despertar os alunos, a comunidade educativa e os Encarregados de Educação para o património, a cultura e a sustentabilidade presentes no seu quotidiano. Por fim, apresento as considerações finais deste Relatório, sintetizando as aprendizagens que o Estágio Profissional me permitiu desenvolver, refletir e construir.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Joana Leiria Alves da Costa Corvo; Almeida, José Maria deO presente relatório documenta o percurso formativo realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. Desenvolvido ao longo de quatro semestres em contextos escolares distintos, o estágio permitiu a aplicação crítica de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino, potenciando o desenvolvimento de competências didáticas, relacionais e reflexivas essenciais ao exercício profissional. A metodologia adotada neste relatório é de natureza qualitativa, recorrendo à recolha de dados em contexto educativo nas escolas onde decorreu o estágio, através de dois instrumentos principais: a observação e a análise documental. O relatório estrutura-se em quatro capítulos centrais: (i) Relatos de Estágio, que descrevem e analisam experiências de observação significativas e de intervenção direta em diferentes níveis de ensino; (ii) Planificações, que evidenciam o planeamento pedagógico de aulas concebidas com base em metodologias ativas e adaptadas às necessidades dos alunos; (iii) Dispositivos de Avaliação, que ilustram práticas de avaliação diversificadas, com destaque para a avaliação formativa e a regulação das aprendizagens; e (iv) Proposta de um Trabalho de Projeto, centrado no desenvolvimento da leitura e da escrita criativa no 6.º ano do 2.º ciclo, como resposta a necessidades identificadas na prática letiva. Através de uma abordagem fundamentada e contextualizada, o relatório assume-se como expressão de uma prática pedagógica comprometida com uma docência humanizada, crítica e responsiva. As experiências vividas e analisadas confirmam a importância da supervisão pedagógica, do trabalho colaborativo e da construção de uma identidade docente sustentada na reflexão e na ética profissional. Este documento constitui, assim, uma síntese do processo de crescimento enquanto professora, marcada pelo envolvimento, pela escuta, pela investigação e pela crença na educação como espaço de transformação.