Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.37 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório documenta o percurso formativo realizado no âmbito do Estágio
Profissional do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e
Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de
Deus.
Desenvolvido ao longo de quatro semestres em contextos escolares distintos, o estágio
permitiu a aplicação crítica de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino,
potenciando o desenvolvimento de competências didáticas, relacionais e reflexivas essenciais
ao exercício profissional.
A metodologia adotada neste relatório é de natureza qualitativa, recorrendo à recolha de
dados em contexto educativo nas escolas onde decorreu o estágio, através de dois instrumentos
principais: a observação e a análise documental.
O relatório estrutura-se em quatro capítulos centrais: (i) Relatos de Estágio, que
descrevem e analisam experiências de observação significativas e de intervenção direta em
diferentes níveis de ensino; (ii) Planificações, que evidenciam o planeamento pedagógico de
aulas concebidas com base em metodologias ativas e adaptadas às necessidades dos alunos; (iii)
Dispositivos de Avaliação, que ilustram práticas de avaliação diversificadas, com destaque para
a avaliação formativa e a regulação das aprendizagens; e (iv) Proposta de um Trabalho de
Projeto, centrado no desenvolvimento da leitura e da escrita criativa no 6.º ano do 2.º ciclo,
como resposta a necessidades identificadas na prática letiva.
Através de uma abordagem fundamentada e contextualizada, o relatório assume-se como
expressão de uma prática pedagógica comprometida com uma docência humanizada, crítica e
responsiva. As experiências vividas e analisadas confirmam a importância da supervisão
pedagógica, do trabalho colaborativo e da construção de uma identidade docente sustentada na
reflexão e na ética profissional.
Este documento constitui, assim, uma síntese do processo de crescimento enquanto
professora, marcada pelo envolvimento, pela escuta, pela investigação e pela crença na
educação como espaço de transformação.
Description
Keywords
relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico ensino do 2º ciclo do ensino básico português história