Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório documenta o percurso formativo realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. Desenvolvido ao longo de quatro semestres em contextos escolares distintos, o estágio permitiu a aplicação crítica de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino, potenciando o desenvolvimento de competências didáticas, relacionais e reflexivas essenciais ao exercício profissional. A metodologia adotada neste relatório é de natureza qualitativa, recorrendo à recolha de dados em contexto educativo nas escolas onde decorreu o estágio, através de dois instrumentos principais: a observação e a análise documental. O relatório estrutura-se em quatro capítulos centrais: (i) Relatos de Estágio, que descrevem e analisam experiências de observação significativas e de intervenção direta em diferentes níveis de ensino; (ii) Planificações, que evidenciam o planeamento pedagógico de aulas concebidas com base em metodologias ativas e adaptadas às necessidades dos alunos; (iii) Dispositivos de Avaliação, que ilustram práticas de avaliação diversificadas, com destaque para a avaliação formativa e a regulação das aprendizagens; e (iv) Proposta de um Trabalho de Projeto, centrado no desenvolvimento da leitura e da escrita criativa no 6.º ano do 2.º ciclo, como resposta a necessidades identificadas na prática letiva. Através de uma abordagem fundamentada e contextualizada, o relatório assume-se como expressão de uma prática pedagógica comprometida com uma docência humanizada, crítica e responsiva. As experiências vividas e analisadas confirmam a importância da supervisão pedagógica, do trabalho colaborativo e da construção de uma identidade docente sustentada na reflexão e na ética profissional. Este documento constitui, assim, uma síntese do processo de crescimento enquanto professora, marcada pelo envolvimento, pela escuta, pela investigação e pela crença na educação como espaço de transformação.

Description

Keywords

relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico ensino do 2º ciclo do ensino básico português história

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence