UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado by advisor "Búrcio, Carlos"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Customer Relationship Management (CRM) como ferramenta para a expansão da Magnifinance em PortugalPublication . Ferreira, João Pedro Aniceto; Búrcio, CarlosNo interesse do tema escolhido pelo aluno, o CRM e a sua importância para a expansão da empresa Magnifinance, neste trabalho é abordado o estágio que o aluno desenvolveu na empresa Magnifinance, bem como as tarefas lá desenvolvidas e o estudo que teve ocasião de fazer sobre a utilização do CRM na Magfinance. O presente documento é um relatório do estágio cumprido como requisito para a obtenção do grau de mestre em Marketing Digital e que finaliza a parte curricular do Mestrado.
- Estratégia Omnicanal: Estudo comparativo do sucesso da Amazon versus WalmartPublication . Veiga, Sara Proulle Dias Lopes da; Búrcio, CarlosO conceito omnicanal tem progredido e ganho importância junto dos retalhistas, conseguindo que estes reconheçam as suas vantagens, sobretudo quando utilizado em negócios que pretendam uniformizar a sua segmentação de mercado. No retalho mundial e europeu constata-se a forte tendência de adoção da estratégia omnicanal, graças à comprovação do seu impacto positivo nas vendas. Duas grandes marcas de retalho, a Amazon e a Walmart, são exemplares quanto ao tornarem-se omnipresentes no mercado: ambas disponibilizam canais online e offline, seja em plataforma de e-commerce, seja em loja físicas ou outros canais alternativos (como sejam os mobile, redes sociais, etc). Nesse sentido, aproveitam os diferentes multicanais utilizados pelos consumidores para chegarem ao sucesso omnicanal, ou seja, dissolvem as barreiras entre eles, congregando-os num único canal. Todavia, estes marketplaces de retalho omnicanal começaram o seu negócio de formas opostas, sendo interessante verificar que, enquanto a Amazon nasce de uma plataforma online e se expande para o mercado físico, a Walmart fá-lo a partir de uma loja física, expandindo-se assim no e-commerce. Ambas possuem histórias de percurso contrário, mas o mesmo objetivo de incrementar as vendas e otimizar as atividades operacionais, fê-las focarem-se totalmente no consumidor, sendo agora poderosas e revolucionárias no modo de compra, hoje designado como jornada de decisão dos omnishoppers, numa era fomentada pelas ações de e-marketing. Por fim, o principal objetivo desta dissertação é demonstrar o sucesso da aplicação de uma estratégia omnicanal no estudo comparativo da Amazon versus Walmart, em particular, no incremento das vendas online e offline, podemos afirmar que o impacto da mesma é positivo e pode ser decisivo no mundo das vendas.
- O Facebook na relação com os serviços da Embaixada de Cabo Verde, em PortugalPublication . Monteiro, Lilianne do Livramento Gonçalves; Búrcio, CarlosO presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no estágio curricular realizado na Embaixada de Cabo Verde, em Portugal, no âmbito da conclusão do Mestrado em Marketing Digital da Universidade Europeia. A primeira parte do relatório é composto pelo enquadramento teórico, que é iniciado com uma abordagem ao conceito de Marketing, passando pelo Marketing Digital, de seguida as redes sociais, dando um maior destaque ao Facebook, plataforma essa que tive a oportunidade de trabalhar durante o período de estágio. Faço também uma ligeira abordagem sobre o marketing relacional, área essa que faz parte desse relatório. A segunda parte do presente relatório é constituída pelo enquadramento prático, ou seja, pela apresentação da instituição, a descrição das tarefas realizadas, desafios/oportunidades e análise crítica, e por fim algumas sugestões de melhoria que na minha opinião poderão ser implementadas na instituição.
- Impacto da utilização de apps gratuitas na intenção de visitar um destino turístico nacionalPublication . Gouveia, Rita Isabel Palma; Búrcio, CarlosEste estudo foi realizado com o objetivo de interligar a área de marketing digital com o turismo, a fim de se compreender o impacto da utilização de apps gratuitas na intenção de visitar um destino turístico nacional, sendo este estudo suportado pela teoria do gratuito do autor, Chris Anderson. A comunicação de massas, catapultada pela Internet, foi um grande contributo para a maior transformação do turismo, que existiu na última década. O aparecimento de serviços online dedicados ao turismo, aliados ao surgimento dos smartphones, fez com que os cidadãos e as entidades utilizassem a Internet a fim de satisfazerem os seus desejos e as suas necessidades para viajarem de uma forma quase instantânea. Com a facilidade que qualquer individuo tem em obter informação, de forma gratuita através de um rápido clique, a exigência tornou-se fulcral no setor do turismo, pois o consumidor é mais exigente na procura do produto/serviço ideal. A globalização, que presenciamos relativamente à facilidade com que se adquire informação, tornou o consumidor independente e imprevisível, procurando e valorizando muito mais a informação e a opinião de outros consumidores com as mesmas características. O presente estudo de metodologia quantitativa pretende aferir o impacto da utilização de apps gratuitas na intenção de visitar um destino turístico nacional.
- A Importância da publicidade nos canais online e offline dentro de uma Agência de MediaPublication . Dutra, Diogo Santos da Silva; Búrcio, CarlosO presente relatório de estágio surge no âmbito do término do Mestrado em Marketing Digital da Universidade Europeia. O estágio realizado na agência de publicidade Havas Media Portugal deu origem a este relatório, onde se pretende demonstrar o trabalho desenvolvido na função de planeador de Media Júnior. Neste documento faz-se a apresentação de uma revisão teórica que demostra a importância de alguns meios offline e online e os serviços prestados na inclusão de campanhas publicitárias, a descrição e função das agências de publicidade, referindo com um maior pormenor as agências de Media, a descrição do trabalho desenvolvido durante o período de estágio, apresentando projetos pensados, planeados, executados e algumas plataformas utilizadas como planeador de Media. Por fim o relatório apresenta uma reflexão crítica através de uma matriz SWOT, que reflete os aspetos positivos e as maiores fragilidades encontradas no estágio realizado.
- Inbound Marketing como resposta ao RGPDPublication . Condeço, Inês Marques; Búrcio, CarlosO presente relatório de estágio teve por base o estágio curricular inserido na área de estudo de marketing digital e aborda o tema do Inbound Marketing como solução para as limitações que a nova política de proteção de dados (RGPD) impõe. O espaço de destaque na mente dos consumidores é disputado constantemente pelas empresas, marcas, produtos e serviços disponíveis no mercado atual e é do conhecimento comum que o público geral é frequentemente bombardeado pela publicidade através dos diversos canais que nos rodeiam e estão presentes no nosso quotidiano. A questão é que, especialmente com o início da era digital, o mau uso do marketing foi aumentando e a quantidade de informação disponibilizada fez com que o público se tornasse muito mais seletivo e consequentemente, com que os anunciantes se apercebessem que a estratégia mais bem sucedida passava por atrair os consumidores certos em vez de encher os consumidores errados de conteúdos desnecessários. Face à nova política de proteção de dados, implementada a 25 de Maio de 2018, as empresas passam a ter de cumprir um conjunto de leis muito mais restritas do que as anteriormente aplicadas, acerca dos dados pessoais facultados pelos cidadãos e passa a haver muito mais transparência acerca do tratamento que as empresas dão aos mesmos. O Inbound Marketing surge, por sua vez, como uma das estratégias digitais atuais mais eficaz para a resolução deste “contratempo” – porque se por um lado os cidadãos passam a ter mais direitos enquanto titulares dos seus dados pessoais e a gerir essa decisão (uma vez que é revogável), as empresas vão ter de ser muito mais cautelosas e, não só provar que cumprem o regulamento implementado caso sejam abordados pela entidade fiscalizadora, para esse efeito – podendo, consequentemente, virem a ser penalizadas caso não o façam – como também, arranjar maneiras mais precisas e, consequentemente, mais seguras de comunicar com os seus clientes e potenciais clientes sem ultrapassar os limites impostos por estes. É neste seguimento de ideias que se considera que o Inbound Marketing representa uma ferramenta essencial que permitirá que as empresas estejam um passo à frente dos seus concorrentes, no que diz respeito às técnicas de atração do público-alvo exato.
- A influência da cor na perceção visual do utilizador num WebsitePublication . Prata, Cláudia Filipa Silva Costa; Búrcio, CarlosNo marketing digital o design e a estética de um website de uma empresa tornam-se um cartão de visita para o visitante. Atualmente, com a evolução do meio virtual, há cada vez mais empresas que apostam no design com o objetivo de atrair mais visitantes, proporcionado uma experiência agradável à perceção visual, indo de encontro às suas necessidades. Em todos os websites, existem fatores essenciais para criar uma boa interação com o visitante, fazendo com que este permaneça durante mais tempo no website. Salientando alguns dos fatores em estudo, são os seguintes: a interação, comunicação visual, design e a cor. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma a perceção visual do utilizador é influenciada pelas cores demonstradas num website. Foi adotada uma metodologia quantitativa, através de dois questionários distintos. Um direcionado a empresas e um direcionado ao público em geral. A amostra das empresas conta com 30 participantes com idades superiores a 25 anos. Referente à amostra do público, contabiliza-se 127 inquiridos com idades superiores a 18 anos. Após a análise dos dados obtidos, conclui-se que a utilização das cores (azul, amarelo e vermelho) influenciam a perceção visual dos utilizadores, e que estes reagem de diversas formas consoante as cores aplicadas. Relativo aos resultados obtidos cada uma das cores apresentam diferentes reações e estímulos para a perceção visual do utilizador, pelo que é possível afirmar que as cores são uma influência na ação do utilizador num website. No entanto, nem todas as hipóteses propostas foram confirmadas, não sendo possível demonstrar evidências sobre diversos pressupostos teóricos. Devido a algumas limitações de investigação não foi possível aplicar o método experimental inicialmente idealizado. Com isso, os resultados poderiam ter sido diferentes e mais fiáveis.
- Qual o contributo das métricas de marketing digital na performance de um negócio de e-commerce?Publication . Ferreira, Elsa Marisa Breda; Búrcio, CarlosO comércio eletrónico tem cada vez maior impacto na economia mundial e representa 11,3% do total de compras na União Europeia (ACEPI, 2018). Apesar do receio dos utilizadores de efetuar compras online, este modelo de negócio veio facilitar o processo de transação de bens e serviços e permite que as empresas cheguem a um público mais abrangente. A definição de uma estratégia de marketing digital permite às empresas identificar o segmento de mercado e o público-alvo a que se dirigem, definindo o seu posicionamento para dar resposta às necessidades dos potenciais clientes. Este estudo tem como objetivo analisar qual o contributo das métricas de marketing digital no desempenho de um negócio de e-commerce, analisando de que forma os resultados alcançados nas diferentes ferramentas digitais utilizadas, podem contribuir para a otimização da estratégia de marketing digital com vista para a captação de novos clientes. O estudo tem como base os dados analíticos do projeto Components4Automation, loja online de material elétrico em Portugal, para a obtenção de conclusões. No decorrer do trabalho, foi aplicado um estudo qualitativo, não experimental descritivo, que visou a identificação das dimensões e métricas, registo e análise dos resultados da loja online Components4Automation. A análise dos dados permitiu observar através de que canais digitais os clientes chegaram até à loja online e qual o impacto das ações de marketing digital nos resultados da organização. As conclusões deste estudo mostram que as métricas de marketing digital desempenham um papel importante como indicadores de performance de um negócio de e-commerce.
- Time Out Lisboa: um olhar digitalPublication . Carreira, Matilde Noivo; Búrcio, CarlosPara a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, foi-nos proposto a realização de uma Dissertação, de um Projeto ou de um Relatório de Estágio. A escolha de relatório de estágio deve-se ao facto de permitir colocar em prática e consolidar os conhecimentos previamente adquiridos, assim como, obter alguma experiência profissional. O estágio decorreu entre outubro de 2017 e janeiro de 2018, na Time Out Lisboa, que é uma revista de media e entretenimento. A primeira parte do relatório aborda o enquadramento teórico, no qual se aborda a Sociedade de Informação, passando para os Media Sociais, posteriormente Redes Sociais, principalmente naquelas a que a estagiária mais recorreu durante o estágio e terminando nas Estratégias de Marketing. A segunda parte constitui o enquadramento prático, nomeadamente a caraterização da empresa, a descrição das tarefas desempenhadas e as dificuldades encontradas ao longo do estágio. E, por último, serão apresentadas as propostas de melhorias bem como as conclusões.