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- A relação entre a vida pessoal e a vida profissional nos empregados da hotelaria da grande LisboaPublication . Silva, Catarina Madeira Tiago Rosário; Martins, Jorge Manuel FerrazCompreender a realidade da indústria hoteleira nos dias de hoje, passa indubitavelmente por conseguir decifrar, em detalhe, a realidade dos seus diversos empregados, gerindo e moldando comportamentos e atitudes. De facto, quando falamos em Hotelaria, o pensamento recai automaticamente no Cliente: nas suas necessidades, nos seus gostos e desejos. No entanto, é essencial lembrar que a hotelaria é um serviço de pessoas para pessoas, onde cada interação pode determinar a experiência e a satisfação de cada cliente, refletindo assim o sucesso e desempenho de um colaborador, de uma equipa e de uma unidade hoteleira (Dawson e Abbott, 2009). Nesta ótica, centramo-nos na análise da vida de todos os empregados que tornam possível a experiência hoteleira e que mediante a natureza da sua relação entre a vida pessoal e profissional, escrevem a performance da sua organização. Para tal, foi utilizado um questionário com perguntas de resposta fechada e escolha múltipla e perguntas de resposta aberta aplicadas a uma amostra de conveniência. Deste modo, a presente dissertação pretende estudar as características e a natureza da relação entre a vida pessoal e profissional de uma amostra de empregados da hotelaria da Grande Lisboa e do seu eventual equilíbrio ou desequilíbrio, bem como o modo como inquiridos vêm o fenómeno e que causas e consequências lhe atribuem. Destaca-se a importância do tempo e da gestão de horários nas atitudes e disponibilidade dos indivíduos, a atitude da organização perante o assunto e a ordem sequencial entre tempo-tensão-atitudes para os empregados e para as organizações em geral.
- Inbound Marketing como resposta ao RGPDPublication . Condeço, Inês Marques; Búrcio, CarlosO presente relatório de estágio teve por base o estágio curricular inserido na área de estudo de marketing digital e aborda o tema do Inbound Marketing como solução para as limitações que a nova política de proteção de dados (RGPD) impõe. O espaço de destaque na mente dos consumidores é disputado constantemente pelas empresas, marcas, produtos e serviços disponíveis no mercado atual e é do conhecimento comum que o público geral é frequentemente bombardeado pela publicidade através dos diversos canais que nos rodeiam e estão presentes no nosso quotidiano. A questão é que, especialmente com o início da era digital, o mau uso do marketing foi aumentando e a quantidade de informação disponibilizada fez com que o público se tornasse muito mais seletivo e consequentemente, com que os anunciantes se apercebessem que a estratégia mais bem sucedida passava por atrair os consumidores certos em vez de encher os consumidores errados de conteúdos desnecessários. Face à nova política de proteção de dados, implementada a 25 de Maio de 2018, as empresas passam a ter de cumprir um conjunto de leis muito mais restritas do que as anteriormente aplicadas, acerca dos dados pessoais facultados pelos cidadãos e passa a haver muito mais transparência acerca do tratamento que as empresas dão aos mesmos. O Inbound Marketing surge, por sua vez, como uma das estratégias digitais atuais mais eficaz para a resolução deste “contratempo” – porque se por um lado os cidadãos passam a ter mais direitos enquanto titulares dos seus dados pessoais e a gerir essa decisão (uma vez que é revogável), as empresas vão ter de ser muito mais cautelosas e, não só provar que cumprem o regulamento implementado caso sejam abordados pela entidade fiscalizadora, para esse efeito – podendo, consequentemente, virem a ser penalizadas caso não o façam – como também, arranjar maneiras mais precisas e, consequentemente, mais seguras de comunicar com os seus clientes e potenciais clientes sem ultrapassar os limites impostos por estes. É neste seguimento de ideias que se considera que o Inbound Marketing representa uma ferramenta essencial que permitirá que as empresas estejam um passo à frente dos seus concorrentes, no que diz respeito às técnicas de atração do público-alvo exato.
