ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus
Permanent URI for this community
A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 50 Centros Educativos distribuídos por todo o país. Baseada no ideal do seu mentor, a Escola Superior de Educação João de Deus obteve autorização legal em 9 de Novembro de 1988 e através do Decreto - Lei nº 408/88, foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados - CESE em Investigação em Educação, Gestão Escolar e Desenvolvimento Pessoal e Social. Em 2008 foram homologados os cursos de Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico, Mestrados em Ciências da Educação na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Administração e Gestão Escolar dando assim um salto qualitativo e quantitativo na oferta educativa da ESE João de Deus.
Browse
Browsing ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus by advisor "Almeida, José Maria de"
Results Per Page
Sort Options
- O Desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática na Educação Pré-EscolarPublication . Servo, Marta Cristina Alves de Sousa; Almeida, José Maria deO tema do nosso trabalho surgiu quando nos deparáramos com os resultados “negativos” das provas de aferição do 4.º ano no domínio da Matemática. Efetivamente constatou-se que esta é uma área em que as crianças e os jovens apresentam grandes lacunas e que existem ainda muitos aspetos por esclarecer. Com este estudo pretendemos compreender o desenvolvimento da inteligência lógico matemática na educação pré-escolar assim como formas de facilitar as aprendizagens das crianças. Ao longo deste trabalho referimos: (i) a evolução da Educação Pré-Escolar; (ii) a importância da Matemática no Jardim-de-Infância; (iii) a base emocional da aprendizagem; (iv) Froebel o jogo e os dons educativos; (v) o Cuisenaire; (vi) as inteligências; (vii) a inteligência lógico matemática, e, por último, (viii) a motivação. Estes conceitos tiveram por base vários autores com excelentes referências nas áreas abordadas. O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, tratando-se de uma investigação descritiva exploratória, com as seguintes questões: Qual a importância da Matemática na Educação Pré-Escolar? Como é que as crianças desenvolvem o gosto pela Matemática? O que é que os materiais 3.º Dom e Cuisenaire desenvolvem nas crianças? De que forma é que estes dois materiais contribuem para o desenvolvimento da inteligência lógico matemática e da aprendizagem? Qual a importância da educação Matemática na Educação Pré-Escolar? A nossa amostra é constituída por 29 crianças com 3 e 4 anos. Para atingir os objetivos recorremos a diferentes instrumentos, como a observação direta e ao preenchimento de grelhas pormenorizadas. Os dados recolhidos foram tratados e analisados o que permitiu chegar à sua discussão e retirar as respetivas conclusões. Os resultados obtidos revelam que materiais lúdicos pedagógicos como o 3.º Dom de Fröebel e Cuisenaire contribuem de forma considerável para o desenvolvimento da inteligência logico matemática da criança. Promovem a sua autonomia, criatividade, despertam o interesse e a motivação, sendo imprescindíveis no decorrer da aprendizagem da criança. Em suma, facilitam significativamente o sucesso nesta área.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Maria Isabel Magalhães Gomes; Almeida, José Maria deEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e finalizado em julho de 2020. O presente documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo reúne dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes realçar enquanto futura profissional de Educação. Nestes relatos são descritas atividades e aulas lecionadas por educadoras, professoras e estagiários, nas duas valências. O segundo capítulo contempla oito planificações de aulas lecionadas por mim e respetiva fundamentação teórica, tendo em consideração as estratégias utilizadas e os recursos apresentados. O terceiro capítulo engloba, para além do enquadramento teórico, quatro dispositivos de avaliação que incluem uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulado “Pequenos e Graúdos” e tem como objetivo primordial o mútuo desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos: as crianças e os idosos. Como última reflexão, apresento as considerações finais deste trabalho, relevando todas as aprendizagens que desenvolvi ao longo da realização desta etapa formativa.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Grilo, Daniela Carrilho Correia; Almeida, José Maria deO presente trabalho é um Relatório de Estágio Profissional, referente aos estágios I, II, III e IV realizados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a duração de quatro semestres. O objetivo deste relatório é a reflexão sobre as práticas educativas observadas e vivenciadas neste período. Para isso, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por fim, um projeto. O primeiro capítulo é referente aos relatos de estágio e engloba dez relatos: cinco sobre aulas observadas e dinamizadas por mim na Educação Pré-Escolar; e os restantes cinco sobre aulas observadas e dinamizadas nos quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo apresento oito planificações, sendo que quatro são referentes a atividades realizadas por mim em grupos inseridos na Educação Pré-Escolar, e as restantes quatro planificações são referentes a aulas dadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo engloba a reflexão sobre as estratégias e os recursos utilizadas, tendo como base a opinião de vários autores. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação, sendo que dois são referentes à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui também uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto capítulo compreende o projeto final. Este projeto tem como tema A Agricultura Biológica e foi planeado para ser posto em prática com alunos do 1.º Ciclo. Este projeto tem o objetivo de dar a conhecer aos alunos o que é a agricultura e de sensibilizar os mesmos para esta prática. Com a elaboração deste relatório pretendo refletir sobre a prática pedagógica e de que forma esta contribuiu para a minha formação pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Pina, Ana Lúcia Santos Silva Rodrigues; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional incide nos momentos de estágio que realizei no decorrer dos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018, no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV, correspondente aos dois anos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus, nas valências de Educação Pré-Escolar (grupos de faixas etárias compreendidas entre os 3 e os 5 anos) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (turmas de faixas etárias compreendidas entre os 6 e os 10 anos - 1.º ao 4.º ano), em escolas privadas da capital. O relatório tem como objetivo de contemplar toda a informação referente aos momentos de estágio, sendo que o texto descritivo é enriquecido pela fundamentação teórica dos mais diversos e distintos temas, consoante a sua pertinência e interesse pedagógico, bem como pela reflexão pessoal que surge vinculada. O relatório apresenta-se organizado em quatro capítulos, antecedidos por um texto introdutório de identificação e contextualização do estágio profissional, respetiva calendarização e cronograma. O primeiro capítulo compreende o relato e fundamentação de dez momentos de estágio referentes às duas valências. O segundo capítulo contempla oito planificações de atividades e aulas, antecedidas por uma descrição do capítulo, uma fundamentação teórica do tema e a apresentação em quadro das respetivas planificações. O terceiro capítulo reúne quatro dispositivos de avaliação aplicados em atividades que desenvolvi em ambas as valências. Por fim, o quarto e último capítulo é dedicado à apresentação de um projeto interdisciplinar, prévia fundamentação teórica da metodologia de trabalho projeto e respetivas considerações finais. O relatório termina com as considerações finais, onde apresento a minha reflexão pessoal. As fontes nas quais suportei as minhas afirmações e fundamentações teóricas, contemplando o rigor científico e veracidade das mesmas, são apresentadas nas referências bibliográficas. Em anexo encontram-se todos os documentos que, por questões organizacionais, não são comtemplados na estrutura do relatório, porém pertinentes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Fonseca, Patrícia Pote; Almeida, José Maria deEste relatório de estágio profissional está dividido em 4 capítulos. No início de cada capítulo existirá uma pequena descrição do mesmo e, de seguida, são desenvolvidos os tópicos correspondentes a cada capítulo. Antes da apresentação de cada capítulo, este relatório identifica a contextualização do Estágio Profissional, bem como a calendarização e cronograma de todos os momentos da prática pedagógica durante o Estágio Profissional. No Capítulo 1, descrevemos e fundamentamos teoricamente 10 relatos diários das práticas observadas e realizadas. Dos 10 registos, 7 correspondem a práticas observadas com crianças entre os 3 e os 5 anos e as restantes 3 narrativas, dizem respeito a atividades realizadas por mim e/ou avaliadas pelas orientadoras da equipa pedagógica, bem como pelas educadoras titulares de cada grupo. O Capítulo 2 corresponde à apresentação de 6 planos de atividades propostas por mim com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Nestas planificações constam os conteúdos que vamos abordar, a duração da atividade, as estratégias utilizadas bem como os recursos usados. As estratégias e os recursos utilizados durante a atividade serão fundamentados teoricamente. No Capítulo 3 serão apresentadas 3 dispositivos de avaliação que utilizámos em 3 atividades realizadas com os diferentes grupos da Educação Pré-Escolar, bem como a análise dos resultados. No Capítulo 4, está presente uma proposta de um projeto, elaborado por mim (Higiene Oral), à qual explico, através da metodologia de trabalho de projeto, várias atividades a realizar de modo a que as crianças melhorem a sua higiene pessoal, compreendendo, mais especificamente, a importância da Higiene Oral. Por último, é apresentada uma reflexão final e as referências bibliográficas utilizadas para toda a fundamentação teórica do meu relatório de estágio.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Susana Carina Ferreira; Almeida, José Maria deO trabalho aqui desenvolvido tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II e III”, e pretende aprofundar as práticas experienciadas e observadas na realidade educativa, através de relatos realizados e devidamente fundamentados. Alguns recursos, planeamentos, estratégias e atividades também são devidamente explorados/as, assim como os dispositivos de avaliação, sendo que o relatório está dividido em 4 capítulos: relatos de estágio; planificação; dispositivos de avaliação e uma proposta de uma atividade através da metodologia de trabalho de projeto. No primeiro capítulo é possível verificar várias práticas, não só das educadoras, onde realizei o estágio, como também pessoais, e observar ainda a descrição de diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do período de estágio. No segundo capítulo, apresento várias planificações de atividades realizadas com crianças de diferentes idades, em que as estratégias, os recursos e os componentes desenvolvidos e trabalhados são diversificados. No capítulo da avaliação, desenvolvi três propostas de trabalho de diferentes áreas e aplicadas em diferentes grupos, para que seja possível realizar a avaliação das propostas. Na educação pré-escolar, as grelhas são apenas de observação, com vista a verificar o desenvolvimento gradual das crianças, que, como sabemos, cada uma tem o seu tempo. Por último, o capítulo 4 compreende um trabalho de projeto, pensado para ser realizado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este trabalho está desenvolvido com todas as etapas que um trabalho de projeto exige para que possa ser aplicado. Com a elaboração deste relatório, pretendeu-se apresentar os dados de todo o processo formativo que uma estagiária, futura educadora, desenvolveu nas diferentes etapas do estágio profissional, dos conhecimentos apreendidos, das capacidades desenvolvidas e, sobretudo, da reflexão que é necessário fazer sobre a prática pedagógica enquanto estagiária.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rodrigues, Renata Isabel Aguiar; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos quatro semestres de estágio, observei e realizei atividades em todos os anos de escolaridade, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino básico. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Capítulo 1- Relatos de Estágio: composto por 10 relatos de estágio, dos quais três de aulas realizadas e conduzidas por mim e sete escritos com base em aulas/atividades observadas. Capítulo 2 – Planificações: apresentação de oito planificações de aulas/atividades. Uma para cada ano escolar do 1.º Ciclo, duas para o 5.º ano e outras duas para o 6.º ano. Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação: apresenta quatro dispositivos de avaliação: um da disciplina de Português para o 2.º ano; um de Matemática para o 4.º ano; um de Ciências Naturais para o 5.º ano; e por fim, um de Matemática para o 6.º ano. Capítulo 4 – Proposta de uma Atividade através de Trabalho de Projeto: apresentação de uma proposta de atividade assente na construção de uma casa e jardim, recorrendo à utilização de materiais reciclados, onde possa habitar um animal de estimação. Tem como finalidade aplicar os conteúdos aprendidos ao longo do ano letivo em contexto prático do dia-a-dia, a atividade proposta visa também promover o trabalho em equipa e desenvolver o sentido de responsabilidade e de organização dos alunos. Por fim, apresento uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante este período de estágio, referindo algumas aprendizagens, limitações, dificuldades e possíveis projetos futuros.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Araújo, Cláudia Isabel Marcelo; Almeida, José Maria deO presente Relatório Final visa a apresentação, descrição, análise e reflexão sobre toda a intervenção pedagógica realizada em contexto da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no decorrer dos anos letivos 2018/2020, tendo como principal objetivo a partilha de conhecimentos, a reflexão e a interpretação deste percurso académico. O relatório é dividido em quatro capítulos. A fim de contextualizar, todos são antecedidos por um texto introdutório, enriquecidos pela fundamentação teórica de diversos autores provenientes da investigação: Capítulo 1 – Relatos; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de Avaliação; Capítulo 4 – Trabalho de Projeto. No Capítulo 1, descrevo dez momentos de estágio, que considero relevantes para a minha formação enquanto futura profissional, distribuídos igualmente para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestes relatos são descritas aulas vivenciadas por educadoras, professoras, colegas de estágio e, por fim, da minha autoria. No Capítulo 2 – realço 8 práticas que considero pertinentes e interessantes, implementadas por mim, bem como a fundamentação quer nos recursos utilizados quer nas estratégias realizadas. No Capítulo 3 – reúno quatro dispositivos de avaliação aplicados em ambas as valências. No final, após se ponderar sobre os critérios e parâmetros, é realizado um confronto, de forma sistemática, através de uma reflexão e análise dos resultados obtidos. O Capítulo 4 – é dedicado a uma proposta de Projeto interdisciplinar cujo título é “Repórteres do Recreio” para ser aplicado no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto tem como principal objetivo sensibilizar os alunos para problemas ambientais, nomeadamente a poluição. Por fim, o Relatório termina com as Considerações Finais, onde apresento a minha reflexão pessoal sobre todo meu percurso académico ao longo destes quatro semestres. Particularmente sobre a evolução da minha aprendizagem tanto pessoal como profissional, as dificuldades encontradas e a importância do estágio.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Patrícia Maria Serapicos; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional alberga algumas das aprendizagens e experiências, pelas quais passei no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.° Ciclo do Ensino Básico. O relatório está dividido em quatro partes distintas: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de Avaliação e Capítulo 4 – Projeto Final. No capítulo 1, são relatadas 10 aulas ou atividades, em que 7 foram observadas e 3 realizadas por mim. Em todos estes relatos haverá fundamentação teórica e inferências, mostrando o que diz a investigação acerca de cada um dos temas. No capítulo 2, apresento 8 planificações de aulas lecionadas por mim e devidamente fundamentadas e inferidas acerca das estratégias adotadas. No capítulo 3, são apresentados 4 dispositivos de avaliação com os respetivos objetivos, critérios de avaliação, resultados e classificações. No capítulo 4, apresento uma proposta de projeto com o nome “Em caso de emergência: Ajudar!”. O projeto tem como principais objetivos, preparar as escolas para algum acidente e incentivar e preparar os alunos a ajudar os outros, em caso de necessidade. Por último, o relatório conta com uma reflexão final, onde exponho as minhas dificuldades e desafios, e os objetivos educacionais que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Garcês, Jéssica Miriam Balelo; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional surge como o reflexo das minhas aprendizagens durante os Estágios I, II e III, que realizei no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório encontra-se organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e, por fim, a apresentação de uma Proposta de Projeto Educativo a implementar na Educação Pré-Escolar. O primeiro capítulo compreende dez relatos de atividades realizadas ou observadas em contexto de estágio, três deles descrevem atividades dinamizadas por mim e os restantes relatam atividades dinamizadas pelos membros que me acompanharam neste processo, desde as educadoras às minhas colegas de estágio. No capítulo seguinte, apresento seis planificações efetuadas no âmbito da Educação Pré-Escolar, nas diferentes faixas etárias, estando estas devidamente fundamentadas quer nas estratégias quer nos recursos utilizados. No terceiro capítulo abordo a avaliação e, para tal planeei e implementei três dispositivos de avaliação, cuja finalidade será discutir e analisar segundo as aprendizagens a promover, alinhadas com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de Projeto, designada por “Descongelar ideias para salvar vidas”, a aplicar num grupo de 5 anos, cujo objetivo primordial é consciencializar as crianças para as problemáticas ambientais, nomeadamente o degelo na Antártida. Por fim, termino o meu Relatório com as Considerações Finais que refletem o meu percurso formativo de estágio profissional ao longo de três semestres e a mais-valia do contacto direto com as práticas pedagógicas. Reflito essencialmente sobre as dificuldades, as vivências, assim como sobre a evolução do aluno-estagiário futuramente educadorprofessor.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »