Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-28"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Duque , Catarina Filipa Soares; Magalhães, ViolanteO Relatório de Estágio Profissional resulta do percurso que se insere na Prática Pedagógica, desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O Relatório está dividido em quatro capítulos. No Capítulo 1, apresento sete relatos de atividades ou situações observadas (conduzidas quer pelas Educadoras Orientadoras quer por colegas de Estágio) em contexto de estágio e três relatos de atividades realizadas por mim enquanto estagiária. Cada relato contém ainda uma pequena reflexão e a fundamentação teórica oriunda da investigação. No Capítulo 2, apresento seis planificações realizadas junto de grupos de crianças de três diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar (três, quatro e cinco anos). Para cada grupo, são apresentadas duas planificações, bem como a justificação das estratégias e recursos utilizados. No Capítulo 3, são apresentadas três avaliações de atividades realizadas por mim enquanto estagiária; descrevo parâmetros e critérios de avaliação, bem como a análise dos seus resultados. Por último, no Capítulo 4, é apresentada a proposta de um projeto educativo, intitulado “Adoro perguntar, pesquisar, responder”. O projeto tem como objetivo criar um Cantinho da Pesquisa na sala de um grupo de 5 anos, de forma a estimular a curiosidade da criança com diferentes fontes e meios para apoiar o processo de descoberta (equipamentos mobiliário e informático/ digital, materiais de consulta, de expressão plástica), que contará com o envolvimento dos familiares das crianças e da comunidade escolar. O Relatório termina com uma reflexão sobre as práticas observadas e sobre as que foram realizadas por mim, bem como sobre a importância do Estágio na minha futura vida profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Mateus , Mafalda Sofia Pedro; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação João de Deus. Tem como objetivo apresentar as diversas experiências e aprendizagens adquiridas ao longo de três semestres, durante os Estágios I, II e III. Este Relatório, para além da Introdução e da Reflexão Final, está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, Relatos de Estágio, são apresentados dez relatos, sendo que sete são de atividades observadas por mim e conduzidas pelas educadoras cooperantes e por uma colega; os restantes são de atividades dinamizadas por mim. Cada relato tem a sua fundamentação teórica incorporada. O segundo capítulo, Planificações, engloba seis planificações, todas planificadas e postas em prática por mim ao longo do estágio; as estratégias utilizadas encontram-se devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresenta três dispositivos implementados em duas faixas etárias (3 e 5 anos). Por último, no quarto capítulo, Trabalho de Projeto Plantar o carinho animal, apresento uma proposta de projeto, que espero vir a poder implementar numa escola, com crianças do Pré-Escolar, envolvendo a comunidade escolar e a família das crianças. Este projeto pretende desenvolver nas crianças o respeito pelos animais, em particular pelos animais domésticos, articulando assim vários conteúdos e componentes das várias áreas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Garcês, Jéssica Miriam Balelo; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional surge como o reflexo das minhas aprendizagens durante os Estágios I, II e III, que realizei no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório encontra-se organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e, por fim, a apresentação de uma Proposta de Projeto Educativo a implementar na Educação Pré-Escolar. O primeiro capítulo compreende dez relatos de atividades realizadas ou observadas em contexto de estágio, três deles descrevem atividades dinamizadas por mim e os restantes relatam atividades dinamizadas pelos membros que me acompanharam neste processo, desde as educadoras às minhas colegas de estágio. No capítulo seguinte, apresento seis planificações efetuadas no âmbito da Educação Pré-Escolar, nas diferentes faixas etárias, estando estas devidamente fundamentadas quer nas estratégias quer nos recursos utilizados. No terceiro capítulo abordo a avaliação e, para tal planeei e implementei três dispositivos de avaliação, cuja finalidade será discutir e analisar segundo as aprendizagens a promover, alinhadas com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de Projeto, designada por “Descongelar ideias para salvar vidas”, a aplicar num grupo de 5 anos, cujo objetivo primordial é consciencializar as crianças para as problemáticas ambientais, nomeadamente o degelo na Antártida. Por fim, termino o meu Relatório com as Considerações Finais que refletem o meu percurso formativo de estágio profissional ao longo de três semestres e a mais-valia do contacto direto com as práticas pedagógicas. Reflito essencialmente sobre as dificuldades, as vivências, assim como sobre a evolução do aluno-estagiário futuramente educadorprofessor.
- O contributo das viagens de finalistas para a dinamização e desenvolvimento local de destinos turísticos. Caso de estudo : a Xtravel em Punta UmbríaPublication . Félix, Fábio Alexandre Parola; Dias, IvoNas últimas décadas, o turismo juvenil tem criado um grande impacto económico ao nível do mercado turístico, pelo que tem sido motivo de investimento por parte das agências de viagens, que cada vez mais pretendem responder aos interesses e necessidades dos jovens turistas. As viagens de finalistas no ensino secundário, temática principal desta presente dissertação, têm contribuído para o fomento e desenvolvimento do turismo juvenil. Estas viagens trata-se de eventos que surgiram sobretudo nos EUA nos anos 50 e 60 e, na Europa a sua origem pode estar associada ao evento do “Grand Tour”. Em Portugal, apesar de estas ainda serem de caráter recente, são já na atualidade um importante produto turístico comercializado, tendo como destinos turísticos algumas cidades e vilas de Espanha. A realização destas viagens em alguns destinos turísticos, podem significar um importante motor de desenvolvimento económico local, nomeadamente ao nível do turismo, hotelaria, comércio e restauração, pelo que se pretende analisar e avaliar os contributos das viagens de finalistas para a dinamização e desenvolvimento local em destinos turísticos, tal como Punta Umbría. Ao longo dos últimos anos, as viagens de finalistas em Punta Umbría, objeto do presente caso de estudo, têm sido organizadas pela Xtravel, através do Festival Village Resort Edition. Para uma melhor análise deste evento, procedeu-se à realização de inquéritos e entrevistas para recolher opiniões de antigos alunos finalistas e da agência de viagens organizadora no sentido de avaliar os seus impactos para o desenvolvimento, promoção e dinamização local de Punta Umbría, bem como as suas perspetivas futuras em relação às viagens de finalistas.
- Estudo para metodologia de reabilitação de abordagem sustentávelPublication . Antunes, Ana Célia Henriques; Gonçalves, João Armando Pereira; TIago, Paulo Maranha NunesNa sociedade atual é essencial, e urgente, pensar e agir de modo sustentável. Para tal, é necessário criar alternativas, mudar hábitos, dar informação e sensibilizar cidadãos e agentes económicos. O uso indiscriminado de recursos naturais provoca o seu esgotamento e limita a vida no planeta. Esta utilização deve ser equilibrada e ponderada para o bem-estar e para a longevidade da humanidade. O sector da construção assume um papel fulcral nesta área e, consequentemente, no desenvolvimento sustentável e na implantação de uma economia circular. O foco do presente projeto é contribuir para os temas referidos anteriormente, propondo uma metodologia de reabilitação sustentável com base na economia circular. Esta metodologia focase na correta avaliação da zona a reabilitar, propondo alterações sustentáveis e promovendo a gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) provenientes dos processos de reabilitação. Defende-se que estes sejam valorizados e utilizados durante a própria reabilitação dos edifícios e do espaço urbano, e que no fim de vida, possam ser reutilizados e reciclados para serem novamente empregues como material de construção, promovendo assim um ciclo infinito de valorização dos materiais de construção. Esta avaliação é feita através de uma ferramenta denominada “Fichas de Avaliação de Aglomerados Urbanos” (FAAU), cujo o objetivo é registar e sistematizar o estado dos edifícios e espaços urbanos que constituem a zona em causa. Através da inspeção visual identificam-se anomalias, registam-se recomendações, e, nas zonas em que se prevê desconstrução, quantificam-se os resíduos provenientes e propõe-se a sua valorização no próprio aglomerado. Esta ficha também tem como objetivo apresentar propostas de alteração, de forma a promover a sustentabilidade, e fazer uma análise simplificada da impermeabilidade do solo, propondo sistemas urbanos de drenagem sustentáveis. A aplicação desta ferramenta permite otimizar os processos de reabilitação e propor opções sustentáveis de utilização do aglomerado. De forma a validar esta ferramenta, foi efetuado o estudo de caso da Vila Mota, localizada no concelho da Figueira da Foz.
- Isolated Congenital Asplenia in an Asymptomatic Patient: A Very Rare DiagnosisPublication . Dinis-Ferreira, Sofia; Lemos, Cláudia; Caldeira, Mónica; Homem-Costa, Miguel; da Luz Brazão, Maria; Aveiro, FernandoIsolated congenital asplenia is a rare condition that mostly manifests in the early years, usually due to fatal systemic infections. In this paper, however, we present a case of a 36-year-old asymptomatic patient who was referred for suspected hyposplenism, with no history of splenectomy. There were no significant changes on physical examination. Blood analysis revealed leukocytosis and thrombocytosis as well as moderate anisopoikilocytosis and red blood cells with Howell-Jolly bodies. No spleen or other malformations were identified on imaging. Individuals with isolated congenital asplenia have an increased susceptibility to invasive infections and sepsis, with rapid clinical decline and a high mortality rate despite treatment.
- The role of pain and disability changes after physiotherapy treatment on global perception of improvement in patients with chronic low back painPublication . Pires, Diogo; Cruz, Eduardo; Canhão, Helena; Nunes, CarlaBackground: The effectiveness of physiotherapy in patients with chronic low back pain is usually measured through changes in pain and disability domains. However, recent research has suggested that these two domains are not sufficient to capture all the physiotherapy benefits when patients’ perspective is considered. Objective: The aim of this study was to investigate the role of pain and disability changes in explaining the global perception of improvement in patients with chronic low back pain undergoing physiotherapy. Design: Prospective cohort study. Methods: The study was conducted on183 patients who were referred to physiotherapy treatment due to low back pain lasting more than 12 weeks. Sociodemographic and clinical characteristics were measured at baseline, together with pain intensity and disability. Eight (post-intervention) and twelve weeks later, global perception of improvement was measured together with pain and disability. The Pearson correlation coefficient and linear regression models were used for analyses. Results: Of the 183 participants included, 144 completed the 12-weeks follow-up. Significant and moderate correlation was found between pain and disability changes and the global perception of improvement after intervention and at the 12-weeks follow-up. Pain and disability changes explained 20.7%–36.3% of the variance in the global perception of improvement. Conclusions: Pain and disability changes are related and contributed to explaining a partial proportion of variance in the global perception of improvement. The findings suggest that these domains are not sufficient to explain and measure all of the benefits of physiotherapy when patients’ global perception of improvement is considered.
- Inclusão escolar da criança com Diabetes Mellitus Tipo I : a intervenção de Enfermagem baseada nas forçasPublication . Ferreira, Margarida; Barradas, Ana Paula; Evans, Lilia; Sarreira-de-Oliveira, Paula
- Frankenstein: 200 years of graphic depictionPublication . Ximenes, Alice; Raposo, AnaInspired by the bicentennial anniversary of Frankenstein, or the Modern Prometheus (1818), by Mary Shelley, this is a visual research that analyses the visual representation of characters of one of the most iconic stories in popular culture. This investigation approaches two recurring themes in the graphic representation of this classic story that are still relevant in modern days. The first approach takes into consideration a speciesist interpretation of Shelley’s novel and applies it to the graphic evolution of the infamous monster, in this dissertation referred to as the creature. With the support of an academic work analysing the speciesist thinking present in Frankenstein along with a combination of references and methodologies, this approach analyses visual data from the past two hundred years ranging from book cover designs, to theatre playbills, film posters, political cartoons and other media. The second approach takes a look into the graphic evolution of the female representation in Frankenstein. Once again, supported by a combination of references and methodologies, this approach investigates the role women played in the history of Frankenstein adaptations in a diverse set of media. Although there has been extensive investigative work about Frankenstein in literature as well as different celebratory events for the bicentennial anniversary, little has been done in terms of focusing on the visual aspect of this classic tale. This fact paved the way to explore the incredibly rich graphic legacy of Frankenstein as a celebratory piece of work.