ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos
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Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos by advisor "Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães"
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- Capacitação dos pais para a promoção da autoestima dos adolescentes: Intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátricaPublication . Eduarda Maciel Moura; Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães; de Meneses, Tânia Cristina VasconcelosO presente relatório pretende incorporar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se na capacitação dos pais para o aumento da autoestima dos adolescentes, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis, na Parceria de Cuidados de Anne Casey e no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: Demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de ensino clínico; Descrever as abordagens promotoras da capacitação dos pais para a promoção da autoestima encontradas na literatura científica, que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos cuidados de saúde primários e diferenciados. No processo formativo saliento a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultado do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade, permitiu também reconhecer o contributo dos pais na promoção da autoestima dos filhos, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco na formação da autoestima e responder adequadamente às suas necessidades específicas com práticas parentais positivas. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva apoiada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança/jovem e família, fundamentada numa revisão integrativa da literatura em artigos, livros, trabalhos académicos, motor de pesquisa google académico e bases de dados científicos (EBSCO, RCAAP, Pubmed, Scielo, Researchgate e UpToDate).
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Empowerment parental sobre o toque no lactentePublication . Figueira, Ana Luísa da Silva; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesO toque é uma forma de comunicação não verbal e de apoio quando as palavras são insuficientes. No lactente relaciona-se com o neurodesenvolvimento e com a promoção da parentalidade, duas áreas centrais da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É função do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica investir na promoção do empowerment dos pais neste domínio. O interesse por esta temática surge da constatação da insegurança manifestada pelos pais, aliada à pouca uniformização nos cuidados. Torna-se necessário consolidar conhecimentos científicos sobre as abordagens ao toque parental existentes, de modo a contribuir para a promoção do empowerment dos pais sobre o toque, enquanto intervenção efetiva na prática clínica. Este relatório tem como intuito registar o percurso de aprendizagem nos variados contextos de ensino clínico, com vista à promoção do aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É uma ferramenta decisiva na avaliação da aprendizagem, apoiando-se numa metodologia crítico-reflexiva e descritiva, com finalidade de obtenção do grau de Mestre. Encontra-se organizado em dois capítulos, o primeiro referente à descrição do processo de aquisição de competências e o segundo destinado à proposta para a prática clínica. Neste percurso foi conduzido um estudo de Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de identificar na literatura científica abordagens promotoras do toque parental em lactentes, que o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos contextos de cuidados de saúde primários e diferenciados. Assim, foram identificadas oito abordagens promotoras do toque parental, na sua maioria unimodais, porém, com um crescente interesse relativo às multimodais. Considero que foi um contributo essencial à minha formação, que se traduziu numa mais-valia a nível pessoal e profissional, culminando num olhar especializado para o bem-estar da criança, jovem e família.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Parceria de Cuidados em NeonatologiaPublication . Camacho, Angelina Raquel Marques; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesNo âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, elaborei o Relatório de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O relatório demonstra o percurso realizado sob uma filosofia de cuidados centrados na família, e culminou na aquisição das competências de mestre, nas comuns do Enfermeiro Especialista e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relato revela a minha dedicação especial na neonatologia. As vivências dos recém-nascidos e pais são influenciadas pela prestação de cuidados do enfermeiro. O enfermeiro especialista detém um papel preponderante, com o potencial de motivar para a competência parental e desenvolvimento do recém-nascido. Ao longo das práticas clínicas, acoplado às experiências vividas junto das crianças e famílias, foi realizado um estudo contínuo sob uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, alicerçado na evidência científica. Como parte integrante, realizei um estudo de revisão integrativa da literatura: “Parceria de Cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia: uma revisão integrativa da literatura”. A revisão integrativa da literatura teve como objetivo identificar os componentes inerentes à parceria de cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia, e foram categorizados em três domínios: enfermagem, instituição e pais. Os resultados mostraram predominância sobre o domínio dos enfermeiros, na postura em relação aos pais e a si próprios, na capacidade de gestão, desenvolvimento pessoal e interpessoal. Agrupados os conhecimentos, apresentei uma proposta de intervenção para a prática. A parceria de cuidados entre pais e enfermeiros em neonatologia continua a ser um desafio para os profissionais. Conhecer os seus componentes permite potenciar o sucesso de uma relação benéfica para todos os intervenientes, em especial o neonato.
- Gestão da dor na criança pré-escolar uma competência do enfermeiro especialista : a música como estratégia não farmacológicaPublication . Júlio, Heloísa Maria Dias; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesEste relatório integra-se no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, que após discussão pública permitirá a obtenção do grau académico de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e, consequentemente, o título profissional de especialista na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relatório tem como finalidade descrever o percurso de aprendizagem nos variados contextos de ensino clínico, com vista à promoção do aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O Estágio decorreu em cinco contextos diferentes de cuidados de enfermagem. Para cada estágio foram definidos objetivos e planeadas atividades. A minha prestação de cuidados de enfermagem à criança e família foi sustentada na filosofia de cuidados centrados na família e nos cuidados não traumáticos. A filosofia dos cuidados centrados na família reconhece-a como uma constante na vida da criança, e os enfermeiros devem apoiar, respeitar, encorajar e potencializar a força e a competência da família. Os cuidados não traumáticos tiveram como propósito prevenir ou minimizar o stress psicológico e o sofrimento físico da criança. Durante o Estágio a dor na criança pré-escolar foi foco de especial atenção, assim como a musicoterapia para o seu alívio. A dor é uma fonte de stress com efeitos negativos, não só na criança, mas também na família, pelo que é imperioso intervir na prevenção, na gestão e no tratamento eficaz. Katharine Kolcaba defende o conforto como uma necessidade fundamental de todos os seres humanos. Foi nesta teórica que sustentei os cuidados prestados à criança com dor e família. Nos diferentes contextos de estágio, tive em atenção a idade e o desenvolvimento da criança e a família, bem como a promoção da saúde. Todo o percurso formativo foi pautado pelo respeito da criança e família e os valores da profissão. As atividades desenvolvidas permitiram a aquisição de conhecimentos em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, proporcionando ferramentas para uma prestação de cuidados especializados, numa perspetiva mais humana e holística. A metodologia utilizada, foi descritiva, analítica e reflexiva sobre a prática, fundamentada em bibliografia de referência.