ESAD - Comunicação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESAD - Comunicação by advisor "Correia, Sérgio"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Da identidade visual ao rótulo, o caso da Adega Cooperativa de ValpaçosPublication . Leal, Sofia; Correia, SérgioO rótulo das embalagens é incontornável no reconhecimento de uma marca e na criação de uma memória futura. No contexto específico da indústria vinícula, o rótulo assume um papel preponderante na relação do produto com o público, uma vez que, para além da informação técnica, pode também comunicar características do vinho, da sua origem e terroir, valores da marca e seu produtor, ou até conteúdos de cariz comercial. O projeto proposto tem como objetivo o desenvolvimento de novos rótulos tendo em vista a identidade visual das garrafas de vinho. Para uma melhor interação com a realidade escolheu-se a Adega Cooperativa de Valpaços (ACV), entidade produtora de vinho com um grande portefólio de marcas. Como estratégia base para definição da proposta foi decidido procurar uma uniformidade gráfica que permita ao consumidor identificar facilmente as várias marcas da ACV. O processo criativo inspirou-se no forte simbolismo da paisagem transmonta, extremamente variada e entrecortada pelas mais diversas culturas. Este estudo obrigou ainda à consulta de legislação por forma a cumprir o estipulado no regulamentado para a rotulagem da região vitívinicola de Trás-os-Montes. No intuito de identificar valores históricos e culturais fez-se uma pesquisa pela região valpacense e adega, contacto com as gentes locais, diversas entidades e respetivos dirigentes, seguida de uma análise dos rótulos existentes. A proposta final é, portanto, o resultado de um trabalho que teve em consideração os mais diversos aspetos, desde os valores históricos às caraterísticas do produto, que pudessem extravasar para o imaginário do consumidor através da identidade visual proposta para os novos rótulos
- Design generativo: experiência sinestésica na música eletrónicaPublication . Magalhães, Miguel; Correia, SérgioA realização do projeto, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design — Matosinhos, tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de propostas gráficas generativas, resultantes da relação entre o design gráfico e a música eletrónica. O projeto está separado em duas partes. O resultado final é apresentado num suporte digital, onde é possível observar a criação gráfica resultante da investigação, enquanto que o desenvolvimento teórico e prático é apresentado num suporte analógico, sob a forma de um livro, onde está presente a informação recolhida sobre o tema, a respetiva análise e o processo que conduziu ao resultado final. Numa vertente mais técnica, a proposta final visa criar ligações entre as variáveis da música eletrónica e do design gráfico. Parâmetros sonoros como amplitude, frequência, velocidade ou largura de onda, são associados aos parâmetros visuais como cor, forma, texto, escala, opacidade, etc. Desta forma, o valor de uma variável sonora quando alterado, afeta a composição visual. A justificação da ligação entre variáveis é sustentada pela pesquisa teórica sobre ambas as áreas. Esta proposta prática será apresentada sob a forma de um cartaz digital generativo, que utiliza a ligação destas variáveis para a manipulação de conteúdo gráfico. Para o desenvolvimento do cartaz são consideradas referências áreas como o Design Gráfico, Motion Graphics e VJing ou Live Performance.
- Design gráfico multissensorial: como técnicas e materiais podem estimular os sentidosPublication . Azevedo, Beatriz; Correia, SérgioO presente projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Arte e Design. O seu objetivo é a elaboração de um livro que estimule os cinco sentidos do ser humano. A sua ambição é instigar e promover uma procura pela integração multissensorial no design gráfico. Após a leitura do livro The Senses: Design Beyond Vision motivou-se uma resposta ao apelo efetuado por Bruce Mau que no livro, discursa a favor do design sensorial e de um término da prática insensível do design gráfico. Decorre assim uma investigação sobre como estimular os sentidos através de técnicas e acabamentos de impressão ou de materiais. Esta presente pesquisa engloba ainda a área do design emocional, fundamentada pela componente emocional permitida pelos sentidos, bem como a da perceção, orientada para um melhor conhecimento sobre o processo sensorial do ser humano. Através do estudo de todas estas áreas, o projeto de mestrado materializa-se num livro que estimula diretamente os órgãos sensoriais do ser humano. Consciente da efemeridade de um estímulo sensorial, o livro explora algo igualmente efémero: o tempo. Neste sentido, recorre-se às celebrações nacionais, internacionais e datas comemorativas que respeitam o calendário dos Estados Unidos da América, referentes ao ano 2022, devido à peculiaridade e constante inovação que estas efemérides proporcionam. Desenvolvido ao longo de 365 páginas, o livro, designado “The 5enses" resulta num artefacto que estimula os cinco sentidos humanos.
- Materialização da Internet: do digital para o analógico uma reflexão sobre a sociedade de consumo contemporâneaPublication . Ferreira Azevedo Matos, Ana Sofia; Correia, SérgioSe inicialmente a partilha de informação dependia do papel impresso, hoje em dia as plataformas digitais ocupam o terreno. Scrolls infinitos de navegação e cliques fáceis e rápidos tornaram-se aspetos dominantes do dia a dia moderno, transformando profundamente a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com a informação. Este projeto reflete acerca destas questões, explorando a relação entre os meios analógico e digital no contexto capitalista contemporâneo. Com recurso a ferramentas e métodos de investigação, representação e mediação de informação característicos do Design editorial desconstroem-se as práticas de navegação do Twitter em matéria tangível. Este não é um simples ato de impressão. Nesta investigação entende-se o livro como um lugar para reinterpretar e materializar a cultura Web, desafiando os seus limites formais bem como a sua função e intenção originais. Valorizam-se os métodos e o processo, cruzando metodologias subjetivas com lógicas sistemáticas e algorítmicas. O projeto resulta num objeto híbrido singular,
- Produção gráfica e técnicas de impressão de rótulos de vinho, no caso de estudo da região do DouroPublication . Oliveira, Tiago; Correia, SérgioO vinho é um dos produtos mais consumidos do mundo e a região demarcada do Douro, norte de Portugal é uma das regiões vinícolas mais antigas da Europa, tendo originado ao longo dos séculos inúmeros vinhos de altíssima qualidade. Tal como acontece com a maioria dos produtos alimentares, é através do rótulo que o consumidor estabelece o primeiro contacto visual com um determinado vinho, sendo, portanto, um elemento fulcral na sua comunicação. O desenho de um rótulo deve ter em conta dois aspectos preponderantes: a entidade da Quinta/marca/vinho e a regulamentação, que varia de acordo com o país e a região. Devido à importância deste produto para Portugal e à reduzida bibliografia sobre o tema, este projeto tem por objetivo analisar a aplicação das técnicas de produção gráfica na elaboração de um rótulo de vinho, através de um projeto de reformulação da identidade de uma marca de vinhos do Douro e a sua aplicação nos rótulos dos vinhos que esta comercializa. Inicialmente foi feita uma breve análise sobre alguns aspetos do Douro (história da região e as suas características) e em seguida estudadas algumas técnicas de impressão e de produção gráfica dos rótulos desta região. Através do conhecimento adquirido foi realizado o projeto da Quinta das Castainça.