Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
50.29 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O vinho é um dos produtos mais consumidos do mundo e a região demarcada do Douro, norte de Portugal é uma das regiões vinícolas mais antigas da Europa, tendo originado ao longo dos séculos inúmeros vinhos de altíssima qualidade. Tal como acontece com a maioria dos produtos alimentares, é através do rótulo que o consumidor estabelece o primeiro contacto visual com um determinado vinho, sendo, portanto, um elemento fulcral na sua comunicação. O desenho de um rótulo deve ter em conta dois aspectos preponderantes: a entidade da Quinta/marca/vinho e a regulamentação, que varia de acordo com o país e a região. Devido à importância deste produto para Portugal e à reduzida bibliografia sobre o tema, este projeto tem por objetivo analisar a aplicação das técnicas de produção gráfica na elaboração de um rótulo de vinho, através de um projeto de reformulação da identidade de uma marca de vinhos do Douro e a sua aplicação nos rótulos dos vinhos que esta comercializa. Inicialmente foi feita uma breve análise sobre alguns aspetos do Douro (história da região e as suas características) e em seguida estudadas algumas técnicas de impressão e de produção gráfica dos rótulos desta região. Através do conhecimento adquirido foi realizado o projeto da Quinta das Castainça.
Description
Keywords
Rótulo Vinho Douro Produção gráfica Rebranding