Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
63.02 MB | Adobe PDF | |||
162.91 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação
da Escola Superior de Arte e Design. O seu objetivo é a elaboração de um livro que estimule
os cinco sentidos do ser humano. A sua ambição é instigar e promover uma procura
pela integração multissensorial no design gráfico. Após a leitura do livro The Senses:
Design Beyond Vision motivou-se uma resposta ao apelo efetuado por Bruce Mau que no
livro, discursa a favor do design sensorial e de um término da prática insensível do design
gráfico. Decorre assim uma investigação sobre como estimular os sentidos através de
técnicas e acabamentos de impressão ou de materiais. Esta presente pesquisa engloba
ainda a área do design emocional, fundamentada pela componente emocional permitida
pelos sentidos, bem como a da perceção, orientada para um melhor conhecimento sobre
o processo sensorial do ser humano. Através do estudo de todas estas áreas, o projeto de
mestrado materializa-se num livro que estimula diretamente os órgãos sensoriais do ser
humano. Consciente da efemeridade de um estímulo sensorial, o livro explora algo igualmente
efémero: o tempo. Neste sentido, recorre-se às celebrações nacionais, internacionais
e datas comemorativas que respeitam o calendário dos Estados Unidos da América,
referentes ao ano 2022, devido à peculiaridade e constante inovação que estas efemérides
proporcionam. Desenvolvido ao longo de 365 páginas, o livro, designado “The 5enses"
resulta num artefacto que estimula os cinco sentidos humanos.
Description
Keywords
Sentidos Design sensorial Design emocional Materiais Técnicas Impressão