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O rótulo das embalagens é incontornável no reconhecimento de uma marca e na criação de uma memória futura. No contexto específico da indústria vinícula, o rótulo assume um papel preponderante na relação do produto com o público, uma vez que, para além da informação técnica, pode também comunicar características do vinho, da sua origem e terroir, valores da marca e seu produtor, ou até conteúdos de cariz comercial. O projeto proposto tem como objetivo o desenvolvimento de novos rótulos tendo em vista a identidade visual das garrafas de vinho. Para uma melhor interação com a realidade
escolheu-se a Adega Cooperativa de Valpaços (ACV), entidade produtora de vinho com um grande portefólio de marcas. Como estratégia base para definição da proposta foi decidido procurar uma
uniformidade gráfica que permita ao consumidor identificar facilmente as várias marcas da ACV.
O processo criativo inspirou-se no forte simbolismo da paisagem
transmonta, extremamente variada e entrecortada pelas mais diversas
culturas. Este estudo obrigou ainda à consulta de legislação por
forma a cumprir o estipulado no regulamentado para a rotulagem da
região vitívinicola de Trás-os-Montes. No intuito de identificar valores
históricos e culturais fez-se uma pesquisa pela região valpacense e
adega, contacto com as gentes locais, diversas entidades e respetivos
dirigentes, seguida de uma análise dos rótulos existentes. A proposta
final é, portanto, o resultado de um trabalho que teve em consideração
os mais diversos aspetos, desde os valores históricos às caraterísticas
do produto, que pudessem extravasar para o imaginário do consumidor
através da identidade visual proposta para os novos rótulos
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Keywords
Adega Cooperativa de Valpaços Identidade Visual Rótulos Vinhos Rebranding