ESECS - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECS - Dissertações de Mestrado by advisor "Bento, Avelino"
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- O jogo e a expressão dramática na educação pré-escolar: que importância em contexto educativoPublication . Ferreira, Catarina Lopes de Barros; Bento, AvelinoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar, tendo como tema final “O Jogo e a Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar. Que importância em contexto educativo? Pretendo com este relatório refletir sobre a prática do Jogo e da Expressão Dramática no jardim de infância, porquanto é consensual que o jogo e a prática da Expressão Dramática promovem o desenvolvimento da criança. Neste sentido, procurei conhecer e aprofundar este tema, mais propriamente, a sua prática em jardim de infância e a importância no mesmo. Este tema foi desenvolvido no segundo semestre, durante a prática pedagógica, com a execução de várias atividades envolvendo as crianças, ao mesmo tempo que iniciava um percurso de investigação. A metodologia utilizada neste relatório foi, portanto, a investigação-ação, envolvendo métodos de recolha de dados através: da observação direta, das notas de campo, dos registos fotográficos e dos diálogos e questionários à Educadora Titular e aos Encarregados de Educação. Este relatório ainda comporta o enquadramento teórico, a metodologia adotada, a contextualização da ação e a descrição das atividades práticas postas em ação no Jardim de Infância.
- Redes Comunitárias de Animação Sociocultural a partir dos Centros de Dia e Lares da Terceira IdadePublication . Balola, Tânia Isabel Rodrigues; Bento, AvelinoA constituição dos actores locais como protagonistas de mudanças (o protagonismo local); a articulação entre organização/cooperação e aprendizagem/conhecimento; o fomento ao trabalho integrado em redes; a inclusão de gerações mais idosas no território de novos padrões socioculturais; a criação de novos espaços públicos de decisão e gestão; finalmente, a busca de sustentabilidade dos processos locais. São todos pontos importantes a serem discutidos nesta investigação. Perceber e propor situações constitui uma referência temática para a implementação de redes. Neste sentido interessa perceber se existem redes, ou não, e qual a importância da sua existência para o desenvolvimento local integrado. Desde a segunda metade dos anos noventa desenha-se um ambiente que envolve, entre outros traços gerais, a constituição de espaços ampliados de articulação, o debate e formulação em torno do tema, o exercício de estratégias de apoio ao desenvolvimento local e a emergência de iniciativas sob o enfoque do desenvolvimento local. O que torna as redes desejáveis e possíveis, ou mesmo necessárias? Dois aspectos, aparentemente contraditórios, que podem ser identificados no período actual. Por um lado, a diversidade: realização de múltiplas iniciativas e formulações em torno do desenvolvimento local, a partir de actores diversos, com dinâmicas e características próprias. Por outro lado, o isolamento, ou seja, informações e conhecimentos que pouco se integram e se falam nas instituições. Deste modo e avaliando a situação de cada comunidade do interior alentejano podemos, por um lado, perspectivar este estudo a partir dos lares e centros de dia da terceira idade visto a população, na sua maioria, ser envelhecida e, por outro lado, serem estas instituições capazes de envolver de uma forma mais globalizada a comunidade. A proposta é a de criar redes comunitárias de Animação Sociocultural, com parcerias locais, tendo em conta o lar ou centro de dia como entidade promotora ou organizadora destas redes, promovendo estratégias e dinâmicas culturais de desenvolvimento local a partir das vontades e desejos dos idosos e através da participação activa de todos os actores locais.