ESECS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Dissertações de Mestrado by advisor "Bento, Avelino"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Expressão musical na educação pré-escolar: constrangimentos e práticas educativasPublication . Mimoso, Ana Isabel Carapeto; Bento, Avelino; Porto, SusanaCom o intuito de conhecer e combater os principais constrangimentos que levam os(as) educadores(as) de infância a não implementar atividades de expressão musical, ou à sua escassa implementação, este relatório intitulado “Expressão Musical na Educação Pré-escolar - Constrangimentos e Práticas Educativas” pretende apresentar algumas atividades, neste domínio, que poderão ser desenvolvidas por educadores(as) cuja formação inicial é globalizante e não específica - contribuindo, deste modo, para a prática educacional em contexto pré-escolar. O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, mais concretamente na unidade curricular de Prática e Ensino Supervisionada, e apresenta ainda a descrição e reflexão do percurso realizado numa instituição pública de educação pré-escolar. Para o desenvolvimento deste trabalho, como profissionais reflexivos, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Neste sentido desenvolveu-se uma atitude de pesquisa, experimentação, análise e reflexão, sendo estas as ações elementares para melhorar a prática educativa e dar às crianças uma educação de qualidade.
- O jogo e a expressão dramática na educação pré-escolar: que importância em contexto educativoPublication . Ferreira, Catarina Lopes de Barros; Bento, AvelinoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar, tendo como tema final “O Jogo e a Expressão Dramática na Educação Pré-Escolar. Que importância em contexto educativo? Pretendo com este relatório refletir sobre a prática do Jogo e da Expressão Dramática no jardim de infância, porquanto é consensual que o jogo e a prática da Expressão Dramática promovem o desenvolvimento da criança. Neste sentido, procurei conhecer e aprofundar este tema, mais propriamente, a sua prática em jardim de infância e a importância no mesmo. Este tema foi desenvolvido no segundo semestre, durante a prática pedagógica, com a execução de várias atividades envolvendo as crianças, ao mesmo tempo que iniciava um percurso de investigação. A metodologia utilizada neste relatório foi, portanto, a investigação-ação, envolvendo métodos de recolha de dados através: da observação direta, das notas de campo, dos registos fotográficos e dos diálogos e questionários à Educadora Titular e aos Encarregados de Educação. Este relatório ainda comporta o enquadramento teórico, a metodologia adotada, a contextualização da ação e a descrição das atividades práticas postas em ação no Jardim de Infância.
- As Ludotecas como Espaços Lúdicos, Culturais, Transversais e IntergeracionaisPublication . Gil, Célia Maria Rodrigues Serafim; Bento, AvelinoO princípio que suporta esta investigação está relacionado com a necessidade de construir no colectivo o intercâmbio, a promoção das tradições locais, a criação de pontos de encontro, a preservação e divulgação da identidade cultural. A este princípio junta-se a necessidade de criar espaços alternativos de socialização, onde as Ludotecas Municipais emergem como espaços lúdicos, dinâmicos e facilitadores da interacção da criança com os seus pares, com os mais velhos, com os adultos e com o mundo. O interesse do estudo vai, no sentido, de conhecer e analisar a intervenção das Ludotecas Municipais de Avis, de verificar o impacto que estas têm junto da população ao nível transversal, cultural e intergeracional, assim como o de criar necessidades de se reflectir sobre a forma como o poder local assume a sua responsabilidade nas práticas socioculturais do território. Como metodologia foi desenvolvido um trabalho com características de estudo de caso, com objectivo de responder à questão central: Qual o protagonismo e a importância das Ludotecas Municipais do Município de Avis como instrumentos preferenciais de acção cultural, transversal e intergeracional? A fazer parte das dimensões conceptuais, o estudo apresenta as Ludotecas como espaços de educação não formal e informal, emergindo com práticas culturais transversais e intergeracionais, através da animação sociocultural e do animador. Conteúdos que articulam com os dados fornecidos pelo estudo empírico, analisando as dinâmicas decorrentes das acções e compreendendo o carácter plural das práticas. Para a recolha de dados recorremos, à análise documental, à elaboração de inquéritos por questionário e entrevista. Todos estes instrumentos permitiram obter respostas às questões orientadoras, assim como concretizar os objectivos do estudo. O estudo que desenvolvemos permitiu concluir que as Ludotecas Municipais do Município de Avis são espaços que favorecem e estimulam o desenvolvimento de actividades lúdicas. Permitiu, por outro lado, considerar a elaboração de um programa de intervenção sociocultural capaz de fomentar a criação e fruição de hábitos culturais, transversais e intergeracionais. Finalmente assume as ludotecas como instrumentos preferenciais, enquadradas numa estratégia comunitária a quatro dimensões: a primeira, a dimensão política, utilizada como um meio para promover a democracia; depois, a dimensão cultural, utilizada como objecto de expressão e cultura popular; a terceira como uma dimensão transversal com a atitude e postura interdisciplinar; finalmente, a quarta dimensão, educação intergeracional com o objectivo de manter a memória cultural local e a sustentabilidade social das populações.
- Redes Comunitárias de Animação Sociocultural a partir dos Centros de Dia e Lares da Terceira IdadePublication . Balola, Tânia Isabel Rodrigues; Bento, AvelinoA constituição dos actores locais como protagonistas de mudanças (o protagonismo local); a articulação entre organização/cooperação e aprendizagem/conhecimento; o fomento ao trabalho integrado em redes; a inclusão de gerações mais idosas no território de novos padrões socioculturais; a criação de novos espaços públicos de decisão e gestão; finalmente, a busca de sustentabilidade dos processos locais. São todos pontos importantes a serem discutidos nesta investigação. Perceber e propor situações constitui uma referência temática para a implementação de redes. Neste sentido interessa perceber se existem redes, ou não, e qual a importância da sua existência para o desenvolvimento local integrado. Desde a segunda metade dos anos noventa desenha-se um ambiente que envolve, entre outros traços gerais, a constituição de espaços ampliados de articulação, o debate e formulação em torno do tema, o exercício de estratégias de apoio ao desenvolvimento local e a emergência de iniciativas sob o enfoque do desenvolvimento local. O que torna as redes desejáveis e possíveis, ou mesmo necessárias? Dois aspectos, aparentemente contraditórios, que podem ser identificados no período actual. Por um lado, a diversidade: realização de múltiplas iniciativas e formulações em torno do desenvolvimento local, a partir de actores diversos, com dinâmicas e características próprias. Por outro lado, o isolamento, ou seja, informações e conhecimentos que pouco se integram e se falam nas instituições. Deste modo e avaliando a situação de cada comunidade do interior alentejano podemos, por um lado, perspectivar este estudo a partir dos lares e centros de dia da terceira idade visto a população, na sua maioria, ser envelhecida e, por outro lado, serem estas instituições capazes de envolver de uma forma mais globalizada a comunidade. A proposta é a de criar redes comunitárias de Animação Sociocultural, com parcerias locais, tendo em conta o lar ou centro de dia como entidade promotora ou organizadora destas redes, promovendo estratégias e dinâmicas culturais de desenvolvimento local a partir das vontades e desejos dos idosos e através da participação activa de todos os actores locais.
- S.O.I.R. Joaquim António D’Aguiar Espaço Centenário de Educação Popular e Animação Sociocultural : Novas dinâmicas e outros públicosPublication . Amaro, Carla Cristina Martins; Bento, AvelinoA presente investigação, sustentada por um estudo de caso, insere-se no campo do associativismo e, em particular, na temática da educação popular, assim como nas potencialidades das associações enquanto campo peculiar de experimentação de práticas mais populares de participação dos cidadãos na vida colectiva. De ressaltar que, este estudo, tem como questão central a ideia e a convicção de que as associações se estabelecem como instituições fundamentais no progresso da democracia, dado que muitas delas resultam da iniciativa popular e do seu esforço em encontrar soluções para os problemas comuns do quotidiano. Ao mesmo tempo, também, a maioria preserva ainda uma longa tradição na realização de iniciativas de educação de adultos e de educação popular. Assim sendo, a nossa proposta de trabalho foi a de tentar perceber que métodos e que dinâmicas estão na base do processo de criação e de desenvolvimento de uma Colectividade Recreativa ao longo dos seus 109 anos de existência. Ao mesmo tempo, face às importantes transformações na sociedade portuguesa vividas nos últimos 36 anos de democracia, tentar perceber as mudanças que acompanharam a melhoria e o retrocesso do campo da educação de adultos em Portugal. O objectivo deste estudo é também tentar conhecer e compreender o modo como a Colectividade em estudo as viveu, que estratégia utilizou, e tem utilizado, para manter as suas práticas direccionadas para a educação popular. Esta dimensão pressupõe que, da nossa parte, possamos sugerir o desenvolvimento de um cenário de intervenção sociocultural que valorize o papel do animador sociocultural.
- Universidades Seniores : a qualidade de vida e o envelhecimento ativo nas universidades seniores do distrito de PortalegrePublication . Pires, Filipe Miguel Pereira; Bento, AvelinoA escolha deste tema está diretamente ligado com a minha prática e experiência profissional, visto já há alguns anos trabalhar com este tipo de instituições. Deste modo, a presente investigação procura levar-me a refletir acerca da importância que as Universidades Seniores têm na vida dos seus alunos, e por consequente na sua qualidade de vida e envelhecimento ativo. Assim sendo, este trabalho foi dividido em três partes: Numa primeira parte, denominada “Enquadramento teórico”, foram revistas algumas conceptualizações teóricas acerca da terceira idade e envelhecimento, aprofundando os conceitos de envelhecimento ativo e qualidade de vida. Na segunda parte, designada por “As Universidades Seniores ou da Terceira Idade”, procurou-se fazer uma incursão histórica acerca destas instituições, bem como o seu modo de funcionamento e as respostas socioeducativas que possuem. Numa última parte desta investigação, apresenta-se um estudo empírico, que busca compreender a relação e impacto que as Universidades Seniores têm na vida dos seus alunos, bem como o contributo para um envelhecimento e estilo de vida ativo. Apresento no final uma proposta de intervenção que visa unir esforços das Universidades Seniores do distrito de Portalegre, em prol do trabalho em rede e parceria, promovendo o envelhecimento ativo e a qualidade de vida dos seus alunos. Em resumo, pude concluir que as Universidades Seniores são um contributo bastante importante na vida dos seus alunos, combatendo o isolamento e a monotonia através das atividades de vários tipos, sendo unânime o objetivo de promoção de um estilo de vida ativo.