ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Araújo, Luísa"
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- A brincadeira com materiais semiestruturados e não estruturados - experiência em contexto de CrechePublication . Ferreira, Rita; Araújo, LuísaO presente relatório é resultado de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, intitulada: A Brincadeira com materiais semiestruturados e não estruturados- experiência em contexto de creche. Numa perspetiva metodológica, o presente estudo foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa baseado na investigação-ação. Procurou-se responder às seguintes questões de investigação: Que tipos de brincadeiras que surgem a partir do brincar com materiais semi estruturados e não estruturados; que possibilidades de exploração surgem quando se disponibilizam às crianças este tipo de materiais e quais os domínios de aprendizagem se identificam no brincar das crianças com este tipo de materiais. Os 15 participantes desta investigação compreenderam crianças na faixa etária de 2 anos, na sala onde a investigadora estagiou durante o último estágio de Mestrado. A recolha de dados foi realizada de maneira abrangente, envolvendo observações diretas, notas de campo e recolha de dados através de fotografias. A análise dos dados recolhidos realizou-se com recurso às notas de campo durante ou após o decorrer das atividades realizadas bem como através da análise das fotografias durante os diversos momentos de exploração. Os resultados mostram que os materiais disponibilizados permitiram que as crianças explorassem diferentes brincadeiras e tivessem um papel ativo na construção do seu conhecimento, satisfizessem a sua criatividade e, no processo desenvolvessem o seu conhecimento e a sua criatividade. Dos vários tipos de brincadeiras com materiais semiestruturados e não estruturados é possível destacar o brincar exploratório. Foi notória a participação ativa de todo o grupo embora, algumas crianças tivessem uma participação mais ativa do que outras.
- Contar histórias como estímulo ao desenvolvimento linguístico e exploração da imaginação na Educação pré-escolarPublication . Teixeira, Tânia; Araújo, LuísaO presente estudo de mestrado teve como objetivo investigar o impacto de contar histórias no desenvolvimento linguístico, criativo e social de crianças em idade infantil. O problema central deste estudo reside na necessidade de compreender como crianças de diferentes faixas etárias respondem às histórias e quais estratégias pedagógicas são mais eficazes para estimular seu envolvimento e aprendizagem, incluindo a exploração da imaginação. O projeto foi conduzido ao longo de um mês e meio na instituição de ensino onde a estagiária atuava como educadora e investigadora, envolvendo 23 crianças com idades entre três e seis anos. A metodologia adotada foi um estudo de caso, fundamentado no paradigma interpretativo, e incluiu a realização de 11 intervenções, consistindo em sessões de narração de histórias e atividades correlatas. As questões de investigação que orientaram este estudo: • Existem diferenças na capacidade de compreensão e retenção de histórias entre crianças de 3 a 6 anos? • As crianças de 5 e 6 anos demonstram maior imaginação ao recontar e criar histórias em relação às de 3 e 4 anos, durante e após atividades de leitura? • De que forma as técnicas de narração de histórias influenciam o envolvimento das crianças? Os objetivos da investigação: • Analisar e contrastar a expressão criativa das crianças dos 3 aos 6 anos durante e após atividades de narração de histórias. • Compreender as diferenças por faixa etária quanto à participação das crianças em diferentes atividades relacionadas com a leitura de histórias. Para atingir esses objetivos, foram selecionados quatro livros do Plano Nacional de Leitura (PNL) e organizados em uma minibiblioteca, além de outros cinco livros do mesmo plano para atividades livres. As intervenções foram planeadas para promover a expressão oral e a criatividade das crianças por meio de atividades sensoriais e artísticas, integradas com áreas curriculares como matemática, português e ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de observações diretas, conversas informais e gravações em áudio e vídeo das interações durante as sessões. Adicionalmente, foi aplicado um inquérito ao final do projeto com as crianças para sondar o que mais gostaram e com o que mais se identificaram. A análise qualitativa desses dados, incluindo a transcrição dos registros e a identificação de padrões emergentes, revelou que as atividades baseadas em histórias aumentaram a motivação, a segurança e a participação das crianças. O estudo demonstrou que a narração de histórias, combinada com atividades criativas, efetivamente promoveu a expressão oral e estimulou a criatividade, proporcionando um ambiente de aprendizagem participativo e envolvente. Os resultados reforçam a importância da utilização de histórias como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento linguístico e imaginativo. A ampliação dos conhecimentos imaginativos refere-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças de criar e visualizar cenários, personagens e eventos, o que está intimamente ligado ao aumento de seu vocabulário e habilidades de comunicação. Contudo, o desenvolvimento linguístico não se resume apenas à ampliação do vocabulário. Inclui também a melhoria da capacidade de compreensão, a articulação de pensamentos de forma coesa e coerente, e a habilidade de participar de interações sociais complexas. O estudo sublinhou a necessidade de adaptar as técnicas de narração de histórias para atender às necessidades específicas das diferentes faixas etárias.
- A Literatura para a Infância como recurso Pedagógico na Educação Pré-escolarPublication . Figueiredo, Madalena; Araújo, LuísaNo decorrer da atividade profissional da investigadora, no contexto da educação pré-escolar com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos de idade, desenvolveu-se e estruturou-se um projeto que se revelou um estudo de caso, fundamentado no paradigma interpretativo. Implementaram-se 15 sessões de leitura, com livros previamente selecionados, e documentou-se a forma como a leitura e exploração dos mesmos potenciou a descoberta e a formação de novos conhecimentos por parte das crianças. Os 12 participantes nesta investigação compreenderam as crianças da sala dos cinco anos da instituição, onde a investigadora exercia a sua prática profissional, como educadora/investigadora. A recolha de dados foi realizada de maneira abrangente, envolvendo observações diretas, conversas informais, recolha de material por gravação e vídeos e fotografias. A análise dos dados recolhidos realizou-se com recurso à transcrição e análise das gravações realizadas, no decorrer das reflexões após as sessões de leitura. Todas as curiosidades, ideias, atividades e reflexões despertadas pelas crianças e registadas nas gravações foram devidamente categorizadas e codificadas com base na identificação de temas recorrentes e padrões emergentes das reflexões literárias. Os resultados revelaram a importância de trabalhar intencionalmente a motivação e o interesse das crianças a partir da leitura de histórias para promover as suas curiosidades e, assim, gerar aprendizagens. À medida que as sessões de leitura avançavam, notou-se uma evolução significativa, sobretudo no desenvolvimento de vozes de crianças mais ativas, refletindo-se em crescente segurança, motivação e participação. Mais especificamente, as crianças foram capazes de propor formas de exploração das curiosidades que as leituras provocaram. Assim, o desenvolvimento deste projeto, com sessões de leitura planeadas, revelou-se indutora da satisfação da curiosidade e criatividade das crianças.
- Relatório final da prática de ensino supervisionada.Um, dois, três… Um conto de cada vez.Publication . Mendes, Elisabete Marçal; Araújo, Luísa; Cortes, Joana FigueiraO relatório que iremos apresentar tem o propósito de avaliar o trabalho desenvolvido em contexto de estágio. Neste sentido, serão descritos e fundamentados os conteúdos desenvolvidos nas áreas de intervenção prioritária, em contexto de Pré- Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Sendo assim, serão relatadas atividades orientadas para as diferentes áreas curriculares, com principal incidência na área da matemática no dia-a-dia, dirigidas para o ensino Pré-Escolar, com o intuito de levar as crianças a perceberem que a matemática está presente em tudo o que as rodeia. No que se refere ao Primeiro Ciclo, serão referidas atividades da área de português articulada com as restantes áreas previstas para este ciclo. Organizadas para a educação literária, era uma vez um conto, foram criadas com a finalidade de criar o gosto pela leitura e escrita. Assim, serão apresentadas estratégias adotadas para a construção de saberes e aquisição de objetivos propostos, sendo que as atividades realizadas se encontraram totalmente enquadradas nas planificações previstas pela educadora e professora cooperantes das respetivas salas. Por tudo isto, serão definidas as atividades mais significativas e reveladoras de todo o trabalho desenvolvido, na valência de Pré-escolar e Primeiro ciclo do Ensino Básico. Em suma, este relatório reflete a prática pedagógica que implementámos e foca as aprendizagens dos alunos a partir de situações concretas na área da matemática e na área da literacia, com atividades de leitura e de escrita a partir de contos.