Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-04"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A Literatura para a Infância como recurso Pedagógico na Educação Pré-escolarPublication . Figueiredo, Madalena; Araújo, LuísaNo decorrer da atividade profissional da investigadora, no contexto da educação pré-escolar com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos de idade, desenvolveu-se e estruturou-se um projeto que se revelou um estudo de caso, fundamentado no paradigma interpretativo. Implementaram-se 15 sessões de leitura, com livros previamente selecionados, e documentou-se a forma como a leitura e exploração dos mesmos potenciou a descoberta e a formação de novos conhecimentos por parte das crianças. Os 12 participantes nesta investigação compreenderam as crianças da sala dos cinco anos da instituição, onde a investigadora exercia a sua prática profissional, como educadora/investigadora. A recolha de dados foi realizada de maneira abrangente, envolvendo observações diretas, conversas informais, recolha de material por gravação e vídeos e fotografias. A análise dos dados recolhidos realizou-se com recurso à transcrição e análise das gravações realizadas, no decorrer das reflexões após as sessões de leitura. Todas as curiosidades, ideias, atividades e reflexões despertadas pelas crianças e registadas nas gravações foram devidamente categorizadas e codificadas com base na identificação de temas recorrentes e padrões emergentes das reflexões literárias. Os resultados revelaram a importância de trabalhar intencionalmente a motivação e o interesse das crianças a partir da leitura de histórias para promover as suas curiosidades e, assim, gerar aprendizagens. À medida que as sessões de leitura avançavam, notou-se uma evolução significativa, sobretudo no desenvolvimento de vozes de crianças mais ativas, refletindo-se em crescente segurança, motivação e participação. Mais especificamente, as crianças foram capazes de propor formas de exploração das curiosidades que as leituras provocaram. Assim, o desenvolvimento deste projeto, com sessões de leitura planeadas, revelou-se indutora da satisfação da curiosidade e criatividade das crianças.
- Virtual internationalization in physiotherapy education: a three-year experiencePublication . Alves Lopes, AntónioIntroduction and Objectives: The internationalization initiative at Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) represents a strategic approach to embedding a global perspective within its physiotherapy education program. Recognizing the increasing interconnectedness of healthcare systems and the importance of cross-cultural competence in healthcare professionals, this initiative aims to equip students with the skills and understanding necessary for functioning effectively in diverse international settings. A range of activities have been introduced throughout the student's academic journey and are designed to progressively expose students to an international context. Materials and Methods: From 2020 to 2023, ESSAlcoitão collaborated with various institutions across Europe, Africa, and South America to implement a project for first-year Physiotherapy Course students. This two-month project required students to engage in at least two online meetings with an international partner, discussing topics relevant to Physiotherapy learning and practice. Following these discussions, students were tasked with submitting individual reflections on key insights gained from this collaborative process. At each participating institution, a designated teacher was responsible for guiding, supporting, and evaluating these reflections. At the conclusion of the project, an online questionnaire was used to assess participant satisfaction and the impact of the activities. This questionnaire covered various aspects of the activity, such as student preparation, teacher support, implementation, and overall impressions. Results: The questionnaire received an 83% response rate (n=151). According to the responses, most students were satisfied with the preparation for the activity and found the support materials adequate. In terms of international peer interaction, they reported easy communication and agreed that the activity achieved its intended objectives. Regarding the activity's impact, students felt it enhanced their understanding of the international aspects of physiotherapy education and practice. This highlights the importance of continuing to incorporate such activities into the curriculum. Conclusions: The three-year experience of virtual internationalization in physiotherapy education at Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) has showed promising results. These outcomes indicate a growing interest in incorporating international perspectives into the curriculum. The findings suggest that such activities are crucial for providing students with early exposure to international contexts, potentially fostering the development of skills necessary for a proactive and global professional role.
- Generative artificial intelligence in health professions: a bibliometric descriptive analysisPublication . Alves Lopes, AntónioIntroduction and Objectives: Generative artificial intelligence (AI) refers to a type of AI that has the ability to create text, images and other media using models. These models learn patterns and structures, from training data in order to generate outputs. Generative AI finds applications in fields such as business, education, and healthcare. Some examples of AI systems include ChatGPT developed by OpenAI, Bard by Google and Claude from Anthropic. In the healthcare sector, generative AI has applications from gathering information during interactions between healthcare professionals and patients for creating clinical records to enhancing diagnostic accuracy and clinical efficiency to support continuity of care. Over the last year, there has been growth in the use of generative AI in healthcare with potential impacts on education and research as well. However, due to the amount of literature in this field comprehending its scientific structure and development presents challenges. To overcome this impact, visualization techniques based on data can prove helpful, for understanding the specific domains. Material and Methods: This is a bibliometric, descriptive, and retrospective study. The author identified publications from the PubMed database from November 2022 till November 2023 related to the use of Generative Artificial Intelligence in Health Professions, using this search string (("chatbot"[All Fields] OR "GPT"[All Fields] OR "ChatGPT"[All Fields] OR "Bard"[All Fields] OR "Bing"[All Fields]) AND ("Artificial Intelligence"[MeSH Terms] OR "Large Language Models"[All Fields] OR "LLM"[All Fields]) AND ("Health Personnel"[MeSH Terms] OR "Health Occupations"[MeSH Terms])) AND (2022/11/30:2023/11/30[pdat]). From the titles and abstracts of these publications, was selected the main terms related to the field, extracted by VOSviewer software, to create a visualization of the most important trends referred to in the literature. Results: The researchers identified a total of 248 relevant references, including clinical trials and randomized controlled trials, as well as meta-analyses and systematic reviews. Upon examining the co occurrence of MeSH terms and authors' terms associated with Generative AI and healthcare professionals, we found that the most common association of terms was related to the medical profession across various medical specialities. This was followed by terms related to allied health professions. Another relevant observation was the dominance of ChatGPT from OpenAI in comparison to other chatbots trained on different Large Language Models. Conclusions: Overall, as shown by published research, the interest in Generative AI has grown exponentially, influencing all aspects related to the use of this approach in the practice, education, and research of healthcare professions. The use of generative AI has the potential to enhance the knowledge, clinical skills, and decision-making abilities of healthcare professionals, and ultimately lead to better patient outcomes. However, it is important to ensure that these technologies are designed and implemented in an ethical and responsible manner, with appropriate consideration given to issues such as bias, privacy, and transparency.
- Imagética motora na reabilitação do membro superior pós AVC: uma revisão narrativaPublication . Guimarães, Alexandra; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Nunes, Maria VâniaIntrodução: Tendo em conta que o cérebro é um órgão altamente complexo e organizado, a gravidade e o comprometimento dos défices causados por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), dependem em grande parte da sua extensão e localização. Estes défices são o resultado da perda de circuitos neuronais ligados às funções sensoriais, motoras e cognitivas. Vários estudos clínicos indicam que o treino mental através da imagética motora (IM) parece ser eficaz quando associado à neuroreabilitação, na recuperação da função do membro superior. Objetivo: Explorar os aspetos teóricos inerentes à utilização da IM na reabilitação do membro superior pós AVC, através de uma revisão narrativa. Métodos: Pesquisa nas fontes bibliográficas através das bases de dados PubMed, EBSCOhost, CINAHL, Scopus, Web of Science e PEDro, tendo sido realizada a última pesquisa a 30 de maio de 2023. Resultados: Foram selecionados para revisão artigos RCT e revisões sistemáticas, que abordassem os efeitos da IM na função do membro superior. Conclusão: Os artigos analisados nesta revisão apontam para uma relação positiva entre os efeitos da IM e a recuperação do membro superior pós AVC, nomeadamente, quando esta técnica é combinada com a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia, reforçando a importância de considerar a introdução do treino mental com IM nos programas de reabilitação.
- O processamento sensorial e os problemas de sono em crianças com perturbação do espetro do autismo dos 5 aos 10 anos e 11 mesesPublication . Martins, Joana; Silva, CristinaIntrodução: O sono da criança é importante para o seu desenvolvimento (Ramírez-Contreras et al., 2022). O processamento sensorial é fundamental para uma resposta adaptada ao ambiente (Serrano, 2018). Este estudo teve como objetivo estudar o sono, o processamento sensorial e a relação entre o processamento sensorial e os problemas no sono de uma amostra de crianças com perturbação do espetro do autismo, com idades entre os 5 e os 10 anos e 11 meses. Métodos: Foi um estudo observacional, transversal, descritivo e correlacional, com uma amostra, de conveniência, de 79 crianças com diagnóstico de perturbação do espetro do autismo. Os dados foram recolhidos através de um questionário de caracterização; Perfil Sensorial 2 - A criança - traduzido e adaptado para a população portuguesa por Inês Gomes, Élia Pinto e Isabel Guimarães, e Questionário de Hábitos de Sono das Crianças - traduzido e validado para a população portuguesa por Filipe Silva, Claúdia Silva, Lígia Braga e Ana Neto. Resultados e discussão: Foram encontrados problemas de sono em 91,1% de crianças da amostra. Apuraram-se alterações do processamento sensorial ao nível dos quadrantes procura, evitamento, sensibilidade e registo sensorial. Foram encontradas correlações significativas positivas moderadas entre a ansiedade associada ao sono e os quadrantes evitamento, sensibilidade e registo sensorial; e as parassónias e a sonolência diurna com os quadrantes procura, evitamento, sensibilidade e registo sensorial, o que corrobora achados de investigações anteriores. Conclusão: Apurou-se relação entre as alterações no processamento sensorial e os problemas de sono das crianças estudadas.
- Perfil de autocuidado e dependência em cuidados de Enfermagem de Reabilitação no idoso institucionalizado : um estudo descritivoPublication . Carvalho, Ana Marta Barbosa da Veiga Pereira; Rodrigues, Tânia; Ribeiro, CatarinaO aumento do envelhecimento populacional a par da incidência de patologias crónicas, da diminuição da autonomia física e cognitiva, das limitações na mobilidade e no desempenho do autocuidado, leva a uma maior utilização de instituições de cuidados de saúde, como as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Estas estruturas devem proporcionar um ambiente seguro e estimulante, ser sensíveis e capazes de atender às necessidades físicas, emocionais e sociais. Para além disso, devem ter profissionais de saúde com competências e conhecimentos para auxiliar o idoso a manter a sua qualidade de vida, saúde e bem-estar, assim como promover a sua recuperação e reabilitação. Para isso, torna-se crucial conhecer a realidade destas instituições nomeadamente ao nível da dependência do autocuidado, assim como da dependência de cuidados em reabilitação. Neste plano de reflexão o presente estudo tem como objetivos: caracterizar o idoso institucionalizado numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas relativamente às características clínicas e sociodemográficas; avaliar o grau de dependência dos cuidados de enfermagem de reabilitação através da Escala de Dependência de Cuidados em Reabilitação e avaliar o grau de dependência para o autocuidado através do Índice de Barthel. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, descritiva e transversal, recorrendo-se ao método de amostragem não probabilístico. A recolha de dados foi efetuada através da aplicação de um formulário elaborado para o efeito, onde se incluíram os instrumentos acima mencionados. Os resultados demonstram que os participantes (n=52) revelam níveis de dependência moderada nos diversos domínios de autocuidado (Índice de Barthel; 𝑥̅=46,73) e são parcialmente dependentes em cuidados de reabilitação nos domínios físicos e psicossociais (Escala de Dependência de Cuidados em Reabilitação; 𝑥̅=51,44), revelando necessidades específicas no campo das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Efetivamente estes Enfermeiros integrados numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas são um elemento diferenciador no cuidado à pessoa idosa, nomeadamente na promoção e manutenção da funcionalidade e da autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo, potenciando o bem-estar físico, mental e social.
- Processamento sensorial e a participação ocupacional das crianças com idades entre os 6 e os 7 anos e 11 mesesPublication . Rebelo, Carla; Ferreira, IsabelOs desafios motores e sensoriais são comumente relatados em crianças com neuro desenvolvimento atípico com implicações no desempenho de tarefas nas diferentes atividades e contextos. No entanto, a existência de dificuldades de participação entre as crianças que não apresentam qualquer sintoma visível e diagnosticado representam igualmente um universo significativo. Objetivo: verificar a relação entre o processamento sensorial e a participação ocupacional das crianças neuro típicas com idades compreendidas entre os 6 e os 7 A e 11 M. Metodologia: O tipo de estudo é quantitativo, transversal, observacional, descritivo e correlacional. A amostra foi constituída por 26 crianças neuro típicas, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos e 11 meses. Na recolha de dados, foram utilizados 2 instrumentos, a Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) Research Ed.v.2.2 que forneceu os dados do processamento sensorial das crianças, e o Participation In Childhood Occupation Questionnaire (PICO-Q) que nos permitiu, de acordo, com a perceção dos cuidadores recolher dados sobre a participação das crianças nas diferentes ocupações e contextos. Procedeu se a uma análise descritiva das duas escalas e uma análise correlacional, com recurso ao coeficiente correlação de Pearson, para averiguar a existência de relação entre os domínios de ambas. Resultados: Encontraram-se algumas correlações de magnitude igual ou superior a 0,30, que revelam uma magnitude moderada. Destacaram-se não só as correlações significativas, mas também as correlações de magnitude acima de 0,30. Existiram correlações negativas moderadas entre os domínios da SASI, nomeadamente no processamento visuomotor e visuopraxis e de organização bilateral, modulação do sistema auditivo e tátil e as dificuldades de desempenho nas atividades de vida diária (AVD), atividades académicas (AAc) e competências sociais (CS), sendo que quanto mais elevados os resultados nestes domínios da SASI menor o grau de dificuldade nestas atividades. Verificaram-se correlações positivas moderadas entre alguns domínios da SASI e a frequência de desempenho das atividades no PICO, ou seja, melhores resultados no processamento vestíbulo propriocetivo, na discriminação auditiva e na modulação do sistema tátil e visual estavam relacionados com maior frequência de desempenho nas AVD, AAc, nas atividades de brincar e lazer (BL) e nos hábitos e rotinas (HR). Os resultados estatísticos confirmaram correlação positiva moderada entre o resultado do processamento visuo motor/visuopraxis da SASI e o grau de satisfação nas AVD e entre a modulação do sistema visual e o grau de satisfação com as atividades BL. Conclusões: Existe correlação entre os resultados da SASI e os valores relacionados com a dificuldade e frequência de desempenho e o grau de satisfação do PICO-Q.
- Generative artificial intelligence in health professions: a bibliometric descriptive analysisPublication . Alves Lopes, AntónioIntroduction and Objectives: Generative artificial intelligence (AI) refers to a type of AI that has the ability to create text, images and other media using models. These models learn patterns and structures, from training data in order to generate outputs. Generative AI finds applications in fields such as business, education, and healthcare. Some examples of AI systems include ChatGPT developed by OpenAI, Bard by Google and Claude from Anthropic. In the healthcare sector, generative AI has applications from gathering information during interactions between healthcare professionals and patients for creating clinical records to enhancing diagnostic accuracy and clinical efficiency to support continuity of care. Over the last year, there has been growth in the use of generative AI in healthcare with potential impacts on education and research as well. However, due to the amount of literature in this field comprehending its scientific structure and development presents challenges. To overcome this impact, visualization techniques based on data can prove helpful, for understanding the specific domains. Material and Methods: This is a bibliometric, descriptive, and retrospective study. The author identified publications from the PubMed database from November 2022 till November 2023 related to the use of Generative Artificial Intelligence in Health Professions, using this search string (("chatbot"[All Fields] OR "GPT"[All Fields] OR "ChatGPT"[All Fields] OR "Bard"[All Fields] OR "Bing"[All Fields]) AND ("Artificial Intelligence"[MeSH Terms] OR "Large Language Models"[All Fields] OR "LLM"[All Fields]) AND ("Health Personnel"[MeSH Terms] OR "Health Occupations"[MeSH Terms])) AND (2022/11/30:2023/11/30[pdat]). From the titles and abstracts of these publications, was selected the main terms related to the field, extracted by VOSviewer software, to create a visualization of the most important trends referred to in the literature. Results: The researchers identified a total of 248 relevant references, including clinical trials and randomized controlled trials, as well as meta-analyses and systematic reviews. Upon examining the co-occurrence of MeSH terms and authors' terms associated with Generative AI and healthcare professionals, we found that the most common association of terms was related to the medical profession across various medical specialities. This was followed by terms related to allied health professions. Another relevant observation was the dominance of ChatGPT from OpenAI in comparison to other chatbots trained on different Large Language Models. Conclusions: Overall, as shown by published research, the interest in Generative AI has grown exponentially, influencing all aspects related to the use of this approach in the practice, education, and research of healthcare professions. The use of generative AI has the potential to enhance the knowledge, clinical skills, and decision-making abilities of healthcare professionals, and ultimately lead to better patient outcomes. However, it is important to ensure that these technologies are designed and implemented in an ethical and responsible manner, with appropriate consideration given to issues such as bias, privacy, and transparency.