ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 156
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Contextualização, análise e avaliação da prática.Publication . Almeida, Ana Sofia Lourenço Nunes Lucas da; Mestre, Amélia
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Avaliação do Estágio CurricularPublication . Santos, Lucrécia; Ferreira, AnaTal como é defendido por Professores de Ciências da Educação, é imperioso que o futuro docente realize um estágio profissional no contexto do curso, porque “não há formação profissional que não aponte para um conceito implícito ou explícito da profissão, do seu ideal de serviço (profissionalismo), do seu ideal de competência profissional (profissionalidade). Sendo justamente os saberes, saberes - fazer e atitudes necessárias ao exercício profissional que, requerendo um período mais ou menos longo de formação, legitimam o monopólio do exercício profissional e alicerçam, em grande parte, o seu prestígio profissional” (Cadernos de Educação de Infância, 1999). O estágio incidiu sobre um grupo de dezoito crianças, na valência do Pré-Escolar. Portanto, o presente trabalho tem como principal objectivo, analisar a prática de ensino desenvolvida, onde se faz em “primeira mão”, a contextualização das condições físicas e materiais afectas ao estágio, seguida da análise qualitativa e de conteúdo dos relatórios e uma síntese conclusiva em relação ao papel do educador na sociedade actual.
- Relatório da prática de ensino supervisionadaPublication . Francisco, Andreia Alexandra Neves; Ferreira, Ana
- Relatório da prática de ensino supervisionada. Desenvolvimento da prática pedagógicaPublication . Marcelino, Vanessa Alexandra de Sousa; Mestre, Amélia
- Relatório da prática de ensino supervisionada: avaliação do estágio curricularPublication . Cruz, Elisabete Correia Pires da; Mestre, Amélia; Cordeiro, Sandra
- Relatório da prática de ensino supervisionadaPublication . Gonçalves, Rafaela dos Santos; Mestre, Amélia
- Avaliação do Estágio Curricular em Educação Pré-EscolarPublication . Ruiz, Paula Cristina Dias
- Relatório final do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Rodrigues, Nídia Catarina da Silva; Amado, Nuno; Ferreira, AnaO presente Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências destina-se à obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, da aluna Nídia Catarina da Silva Rodrigues. Este Relatório tem como objetivo apresentar o estágio realizado no Jardim de Infância “O Reguila”, desde meados de Outubro até inícios de Junho de 2012, a apresentação de uma problemática inicialmente encontrada e a resposta encontrada na solução da mesma. Ao longo deste, foram utilizados vários instrumentos que permitiram analisar, refletir e avaliar toda a ação educativa. Verifica-se ainda que os resultados das aprendizagens adquiridas, ao longo deste percurso apontam para uma evolução positiva do grupo, dado que foram encontradas estratégias facilitadoras na resolução da problemática apontada.
- Relatório final de estágio da prática de ensino supervisiondaPublication . Afonso, Ana Teresa Vera; Ferreira, AnaO presente relatório realizado pela aluna/estagiária Ana Teresa Vera Afonso, pretende demonstrar todo o processo da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré Escolar, ministrado no Instituto Superior de Educação e Ciências. O estágio decorreu no Infantário TAP entre Outubro a Junho de 2012, na sala dos 3 anos, sob a orientação da educadora Luísa Santos e pela Dra. Ana Ferreira. Faz se uma apresentação da prática profissional na educação pré-escolar, onde está inserida uma breve caracterização da instituição, assim como do grupo de crianças com quem se realizou a prática pedagógica. Seguidamente apresenta uma definição da problemática verificada no contexto educativo, as relações afetivas numa instituição aberta 24 horas. Para finalizar apresenta se a avaliação, do grupo, da estagiária e da prática desenvolvida.
- Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: a linguagem como meio facilitador das interações sociaisPublication . Daniel, Teresa Margarida Ribeiro; Ferreira, AnaEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, e engloba dois períodos, sendo que o primeiro foi de observação e o segundo de intervenção. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos dois semestres, e o que foi feito no sentido de tentar resolver um dilema/problemática encontrada, à qual demos o nome de “A linguagem como meio facilitador das interações sociais”. O estágio foi realizado na instituição São João de Deus em Lisboa, numa sala dos 5 anos com dezassete crianças, sendo que treze são do sexo feminino e quatro são do sexo masculino. Ao longo do estágio foram utilizadas caraterizações, planificações, registos diários, reflexões semanais e check-lists. 1