ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Amado, Nuno"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Aquisição das Regras na Educação Pré-EscolarPublication . SILVA, CÁTIA ALEXANDRA ANDRÉ DA; Ferreira, Ana; Amado, NunoEste relatório relata essencialmente toda a prática desenvolvida ao longo deste ano letivo realizada no colégio Valsassina. Após um período de observação e a realização de uma check-list, constatou-se alguma falta de regras sendo assim encontrada uma área de intervenção, a aquisição de regras na educação pré-escolar. Esta área insere-se na área de conteúdo, Formação Pessoal e Social. Esta área será trabalhada numa sala com crianças de três anos de idade. Todas as atividades e estratégias foram ao encontro desta área. No final do ano letivo, realizou-se uma avaliação não só do grupo, a nível do desenvolvimento geral, como também da evolução nesta área abordada. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção teve resultados positivos, pois pode-se perceber que as regras foram adquiridas pelo grupo, com a ajuda de estratégias e atividades implementadas, levando a que esta aquisição fosse realizada da melhor forma possível. Sendo que o melhor seria algo construído e conversado com o grupo e não imposto.
- Relatório de estágio da prática pedadógica supervisionada: o desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolarPublication . Carmo, Tânia do; Ferreira, Ana; Amado, NunoO relatório em questão visa dar a conhecer o contributo da estagiária, durante o estágio pedagógico, às crianças da sala 6 que enquanto seres individuais fazem parte de um grupo. Nomeadamente na introdução de estratégias e atividades que favoreciam a área da linguagem oral, contexto no qual identificámos mais dificuldades, nas crianças. Das várias partes do relatório fazem parte a contextualização da intervenção, onde caraterizamos o ambiente educativo, ponto do qual partiu toda a prática desenvolvida, seguida das perspetivas educacionais tendo em conta o contexto do grupo. A intervenção foi desenvolvida ao longo do ano, bem como a área de intervenção prioritária, sobre a linguagem como comunicação oral. E uma última parte de reflexões acerca do processo da prática, das crianças do grupo, e da estagiária.
- Relatório de estágio da prática pedagógica supervisionada: descobrindo as emoções no jardim-de-infânciaPublication . Brázio, Ana Lúcia Pereira; Ferreira, Ana; Amado, NunoO presente relatório permite dar a conhecer a intervenção educativa desenvolvida no âmbito de estágio da prática supervisionada, realizada com crianças em idade pré-escolar. Neste relatório expomos a prática desenvolvida ao longo do estágio, planeada de acordo com as caracterizações efetuadas durante o período de observação e a temática encontrada – as emoções, bem como a avaliação e reflexão crítica da prática desenvolvida. Com a elaboração deste relatório foi possível concluir que explorar as emoções com crianças em idade pré-escolar é extremamente importante, uma vez que ao identificarem, reconhecerem e compreenderem as emoções em si e nos outros desenvolvem a sua consciência social, manifestando maior preocupação em relação aos outros.
- Relatório de estágio da prática pedagógica: a matemática no ensino pré-escolarPublication . Carrola, Ana da Silva; Ferreira, Ana; Amado, NunoO presente relatório intitulado A matemática na educação pré-escolar insere-se da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, e pretende refletir o trabalho desenvolvido ao longo do nosso estágio. Como método de investigação principal, optámos pela observação, em simultâneo foi realizada uma recolha de informação através de documentação consultada e aplicação de alguns instrumentos. Estes procedimentos permitiram-nos recolher os dados fundamentais para o desenvolvimento de todo este trabalho: caraterizações, perspetivas educacionais, objetivos e intervenção. A escolha desta temática resultou das fragilidades apresentadas pelo grupo de crianças de 4,5 e 6 anos de idade, da sala 4 do jardim- de- infância do Bairro Padre Cruz, nesta área tendo sido definido como objetivo para a intervenção prioritária o desenvolvimento de competências matemáticas básicas. Tendo sido para isso elaborada uma planificação curricular anual. Durante a nossa prática, procurámos promover experiências específicas de aprendizagem na área da matemática, articulando-as com as outras áreas de conteúdo, valorizando a transversalidade na construção dos saberes das crianças. Como resultado de todo o trabalho realizado, podemos afirmar que a avaliação final do grupo revelou melhorias significativas na área da matemática e seus domínios assim como foram evidentes os progressos nas outras áreas. Assim, podemos fazer um balanço positivo sobre o trabalho realizado ao longo da nossa prática pedagógica, uma vez que a grande maioria das atividades planeadas foram realizadas e as competências propostas adquiridas pelas crianças. Concluímos que durante este percurso demos um contributo para a criação de “condições favoráveis para o sucesso escolar” ( Metas de aprendizagem na educação pré-escolar, 2011,s/pág.).
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. O Jogo como estratégia de intervenção na educação pré-escolarPublication . Teixeira, Ana Filipa Mota; Ferreira, Ana; Amado, NunoNo seguimento do estágio curricular efetuado no âmbito do Mestrado foi detectado que o grupo de crianças, muito embora fosse muito criativo e curioso, apresentava dificuldades ao nível da capacidade de concentração e do comportamento. Foi então necessário recorrer ao jogo como estratégia de intervenção e colmatação destas dificuldades. Constatámos que a sala em questão se encontrava desprovida de jogos suficientes que permitissem trabalhar as diferentes metas de aprendizagem tendo como estratégia de intervenção o jogo. Assim sendo houve necessidade de se proceder à elaboração de diversos jogos, que foram construídos por nós com a ajuda das próprias crianças o que permitiu, não só adquirir conhecimentos ao nível das diversas metas de aprendizagem como também trabalhar a aquisição de normas de conduta, valores, comportamentos, respeito pelo próprio, convivência em grupo, auto estima e confiança. Após diversas atividades realizadas podemos constatar que a estratégia surtiu efeito pois, muito embora continuassem a existir alguns elementos com dificuldades ao nível do comportamento, o grupo já se encontrava mais calmo, mais cooperante, havendo mais respeito e espirito de entreajuda. Desta forma podemos afirmar que o jogo é uma atividade fundamental na vida da criança pois através dele a criança compreende o meio onde está inserida e desenvolve conhecimentos e competências necessárias ao seu crescimento. Compete portanto ao educador enfatizar o jogo como recurso para uma aprendizagem global das crianças.
- Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: Histórias e a sua importância no desenvolvimento das crianças no pré-escolarPublication . Oliveira, Elsa Maria Martins de; Ferreira, Ana; Amado, NunoEste relatório, pretende ser um instrumento de reflexão sobre a qualidade das experiências e aprendizagens em contexto de estágio de intervenção e qualificação para a docência em educação pré-escolar, mais precisamente no Jardim-de-infância Centro de Acolhimento do Bairro Padre Cruz. Esta intervenção teve como objetivo criar várias situações de aprendizagem que fossem marcantes para o grupo, desenvolvendo assim uma prática pedagógica de qualidade. Deste modo, foi utilizada uma metodologia centrada na recolha e análise de dados para a caracterização do grupo, no sentido de se conhecer a realidade educativa e assim implementar uma prática pedagógica adequada, capaz de dar respostas às necessidades diagnosticadas nas crianças. Como nos define o Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do educador de infância, segundo o Decreto – Lei nº 241/2001 de 30 de Agosto, (pág.5573, ponto 3) " Observa cada criança, bem como os pequenos grupos e o grande grupo, com vista a uma planificação de atividades e projetos adequados às necessidades da criança e do grupo e aos objetivos de desenvolvimento e da aprendizagem;” Pudemos constatar que algumas crianças apresentam dificuldades ao nível da linguagem, não só em se expressarem mas também na articulação de certas palavras. Daí estarmos a utilizar o livro, como estratégia, transmitindo-lhes o gosto pelas histórias, pelo imaginário e fantasia. Assim, tendo em conta as suas características, necessidades, interesses e a problemática definida, que como referimos se centra no desenvolvimento da linguagem, propomos o desenvolvimento do projeto “ Histórias e a sua importância no desenvolvimento das crianças no pré- escolar”, que terá como objetivo, promover o desenvolvimento linguístico das crianças em idade pré-escolar” e simultaneamente criar momentos de consciencialização dos pais, para a importância dos livros no desenvolvimento equilibrado da criança, organização do seu pensamento, socialização, interiorização de valores, ajudando ainda a construir o seu sentido de pertença e de identidade. As perspetivas educacionais acima referidas apoiam-se nos Princípios Gerais e na Intervenção Educativa, presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do educador de infância, segundo o Decreto – Lei nº 241/2001 de 30 de Agosto, (pág.5572) que nos diz: ”Na educação pré – escolar, o educador de infância concebe e desenvolve o respectivo currículo, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das atividades e projectos curriculares, com vista á construção de aprendizagens integradas”
- Relatório final de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: a cooperação e a relação entre os pares através do trabalho de projetoPublication . Monteiro, Paula Cristina Cruz; Ferreira, Ana; Amado, NunoEste relatório de estágio reflete a experiência vivenciada na valência de pré-escolar, numa sala com idades compreendidas entre 3 e 6 anos, que teve a duração de Outubro a Junho do presente ano letivo. Realizou-se uma contextualização da intervenção, onde se caracteriza o meio envolvente, a instituição, a sala e o grupo, com o objetivo de conhecer o grupo e detetar a problemática a trabalhar. As observações, registos e análises reflexivas realizadas ao longo da intervenção, irão dar corpo ao desenvolvimento deste relatório. Irão ser referidas as perspetivas educacionais direcionadas ao grupo, assim como a problemática desenvolvida ao longo do ano, que tem como objetivo trabalhar as relações sociais nomeadamente, a cooperação e a relação entre os pares através do trabalho de projeto. Desta forma, foram concebidas, com maior exatidão, estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas ao grupo alvo. Irá ser feita referência às atividades mais significativas em contexto de estágio, mostrando os conteúdos trabalhados em cada uma delas. Conclui-se, pelos resultados visíveis na sala de estágio, que a aplicação de uma metodologia que considere a criança e atenda às suas preferências, produz efeitos mais positivos, a criança aprende através de uma pedagogia diferenciada.
- Relatório final do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Rodrigues, Nídia Catarina da Silva; Amado, Nuno; Ferreira, AnaO presente Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências destina-se à obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, da aluna Nídia Catarina da Silva Rodrigues. Este Relatório tem como objetivo apresentar o estágio realizado no Jardim de Infância “O Reguila”, desde meados de Outubro até inícios de Junho de 2012, a apresentação de uma problemática inicialmente encontrada e a resposta encontrada na solução da mesma. Ao longo deste, foram utilizados vários instrumentos que permitiram analisar, refletir e avaliar toda a ação educativa. Verifica-se ainda que os resultados das aprendizagens adquiridas, ao longo deste percurso apontam para uma evolução positiva do grupo, dado que foram encontradas estratégias facilitadoras na resolução da problemática apontada.
- A riqueza da interculturalidade numa sala de Jardim de InfânciaPublication . RODRIGUES, RAQUEL MELISSA; Ferreira, Ana; Amado, NunoO conteúdo deste relatório revela a prática desenvolvida decorrida no colégio Valsassina ao longo do ano letivo. Inicialmente no estágio, foi realizado um período de observação e com este complementaram os relatórios diários, constatou-se que, de um modo geral, não existia nehuma área prioritária a desenvolver com as crianças, deste modo a temática orientadora encontrada foi “ A riqueza da interculturalidade numa sala de jardim-de-infância”, sendo que existem dois meninos de nacionalidade chinesa. A área de conteúdo que irá ser mais desenvolvida será a do Conhecimento do Mundo. As crianças que foram orientadas, tinham três anos de idade e, como tal, as atividades e estratégias implementadas iam ao encontro do grupo e das crianças, acompanhando a temática de orientação. Finalizámos o ano com uma avaliação geral do grupo, mencionando não só a sua evolução, mas também o envolvimento das crianças perante a temática. No decorrer do relatório serão apresentadas provas da implementação da temática, bem como estratégias e atividades realizadas que levaram à aquisição de conhecimentos culturais.