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Authors
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Abstract(s)
No seguimento do estágio curricular efetuado no âmbito do Mestrado foi detectado que
o grupo de crianças, muito embora fosse muito criativo e curioso, apresentava
dificuldades ao nível da capacidade de concentração e do comportamento. Foi então
necessário recorrer ao jogo como estratégia de intervenção e colmatação destas
dificuldades. Constatámos que a sala em questão se encontrava desprovida de jogos
suficientes que permitissem trabalhar as diferentes metas de aprendizagem tendo como
estratégia de intervenção o jogo. Assim sendo houve necessidade de se proceder à
elaboração de diversos jogos, que foram construídos por nós com a ajuda das próprias
crianças o que permitiu, não só adquirir conhecimentos ao nível das diversas metas de
aprendizagem como também trabalhar a aquisição de normas de conduta, valores,
comportamentos, respeito pelo próprio, convivência em grupo, auto estima e confiança.
Após diversas atividades realizadas podemos constatar que a estratégia surtiu efeito
pois, muito embora continuassem a existir alguns elementos com dificuldades ao nível
do comportamento, o grupo já se encontrava mais calmo, mais cooperante, havendo
mais respeito e espirito de entreajuda.
Desta forma podemos afirmar que o jogo é uma atividade fundamental na vida da
criança pois através dele a criança compreende o meio onde está inserida e desenvolve
conhecimentos e competências necessárias ao seu crescimento. Compete portanto ao
educador enfatizar o jogo como recurso para uma aprendizagem global das crianças.
Description
Keywords
Jogo Intervenção Metas de aprendizagem