Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
11.49 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório intitulado A matemática na educação pré-escolar insere-se
da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado de
Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, e pretende refletir o trabalho
desenvolvido ao longo do nosso estágio.
Como método de investigação principal, optámos pela observação, em
simultâneo foi realizada uma recolha de informação através de documentação
consultada e aplicação de alguns instrumentos. Estes procedimentos permitiram-nos
recolher os dados fundamentais para o desenvolvimento de todo este trabalho:
caraterizações, perspetivas educacionais, objetivos e intervenção.
A escolha desta temática resultou das fragilidades apresentadas pelo grupo de
crianças de 4,5 e 6 anos de idade, da sala 4 do jardim- de- infância do Bairro Padre
Cruz, nesta área tendo sido definido como objetivo para a intervenção prioritária o
desenvolvimento de competências matemáticas básicas. Tendo sido para isso elaborada
uma planificação curricular anual. Durante a nossa prática, procurámos promover
experiências específicas de aprendizagem na área da matemática, articulando-as com as
outras áreas de conteúdo, valorizando a transversalidade na construção dos saberes das
crianças.
Como resultado de todo o trabalho realizado, podemos afirmar que a avaliação
final do grupo revelou melhorias significativas na área da matemática e seus domínios
assim como foram evidentes os progressos nas outras áreas.
Assim, podemos fazer um balanço positivo sobre o trabalho realizado ao longo
da nossa prática pedagógica, uma vez que a grande maioria das atividades planeadas
foram realizadas e as competências propostas adquiridas pelas crianças.
Concluímos que durante este percurso demos um contributo para a criação de
“condições favoráveis para o sucesso escolar” ( Metas de aprendizagem na educação
pré-escolar, 2011,s/pág.).
Description
Keywords
Matemática Pré-escolar Competências Prática pedagógica