Publication
Relatório de estágio da prática pedagógica: a matemática no ensino pré-escolar
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ana | |
dc.contributor.advisor | Amado, Nuno | |
dc.contributor.author | Carrola, Ana da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-07-09T17:17:29Z | |
dc.date.available | 2015-07-09T17:17:29Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente relatório intitulado A matemática na educação pré-escolar insere-se da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, e pretende refletir o trabalho desenvolvido ao longo do nosso estágio. Como método de investigação principal, optámos pela observação, em simultâneo foi realizada uma recolha de informação através de documentação consultada e aplicação de alguns instrumentos. Estes procedimentos permitiram-nos recolher os dados fundamentais para o desenvolvimento de todo este trabalho: caraterizações, perspetivas educacionais, objetivos e intervenção. A escolha desta temática resultou das fragilidades apresentadas pelo grupo de crianças de 4,5 e 6 anos de idade, da sala 4 do jardim- de- infância do Bairro Padre Cruz, nesta área tendo sido definido como objetivo para a intervenção prioritária o desenvolvimento de competências matemáticas básicas. Tendo sido para isso elaborada uma planificação curricular anual. Durante a nossa prática, procurámos promover experiências específicas de aprendizagem na área da matemática, articulando-as com as outras áreas de conteúdo, valorizando a transversalidade na construção dos saberes das crianças. Como resultado de todo o trabalho realizado, podemos afirmar que a avaliação final do grupo revelou melhorias significativas na área da matemática e seus domínios assim como foram evidentes os progressos nas outras áreas. Assim, podemos fazer um balanço positivo sobre o trabalho realizado ao longo da nossa prática pedagógica, uma vez que a grande maioria das atividades planeadas foram realizadas e as competências propostas adquiridas pelas crianças. Concluímos que durante este percurso demos um contributo para a criação de “condições favoráveis para o sucesso escolar” ( Metas de aprendizagem na educação pré-escolar, 2011,s/pág.). | por |
dc.identifier.tid | 201833891 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/9283 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório de estágio da prática pedagógica: a matemática no ensino pré-escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar | por |