ISAG - Dissertação de Mestrado
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Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by advisor "Fonseca, Manuel"
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- A atitude do consumidor europeu face ao "made in" Portugal e consequente influência na decisão de compraPublication . Bazan, Bárbara; Fonseca, ManuelA constante mutação dos mercados mundiais e consequente multinacionalização são fenómenos com repercussões e exigências constantes para as marcas, não sendo exceção as marcas-país. O objetivo do presente estudo passa por estabelecer um paralelo entre os produtos “made in Portugal” e a imagem de Portugal como uma marca em si. Numa época em que os consumidores procuram muito mais além da utilidade de um produto, exigindo uma experiência de consumo que, de alguma forma, lhes proporcione valor acrescentado, é fundamental compreender, estudar e pôr em prática uma comunicação que crie um vínculo emocional com o público-alvo. Nesta ótica, a presente dissertação através de uma metodologia quantitativa, mais especificamente, pela aplicação de questionários online, pretende aferir qual a perceção e atitude dos consumidores oriundos dos quatro maiores importadores de Portugal (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra), relativamente à imagem que estes têm sobre Portugal, sobre os produtos portugueses e dos consumidores de produtos de origem portuguesa. De modo geral, conclui-se que os consumidores europeus reconhecem e atribuem pontuações elevadas à imagem e atratividade de Portugal como um todo, no entanto, atribuem aos produtos portugueses conotações menos positivas. No entanto, salientase que se verificou uma transversalidade de apreciações nos consumidores espanhóis, franceses e ingleses, tendo-se verificado uma maior discrepância nos consumidores alemães, já que estes conferem ao país associações mais negativas, sendo fundamental trabalhar este público, a fim de alterar a perceção que este possui sobre o país, revigorando e fortificando a ligação entre ambos.
- O Impacto da automatização de processos na performance dos colaboradoresPublication . Luz, Maria; Fonseca, ManuelAs organizações visam, cada vez mais, atingir uma eficiência operacional capaz de responder à elevada competitividade do mercado. A implementação de sistemas de automação nos processos organizacionais é um fator fundamental para a melhoria da eficiência operacional. A presente dissertação pretende contribuir para uma melhor compreensão da adoção de sistemas de automação nas organizações e analisar o seu impacto na performance dos colaboradores, tendo em conta as condições em que estes são implementados. No contexto da abordagem metodológica da presente investigação foram elaboradas entrevistas exploratórias semiestruturadas a colaboradores do departamento de contas a receber (Account Receivable) de empresas do setor automóvel, de forma a compreender a perceção destes sobre o uso de sistemas de automação na execução das suas funções. Os resultados desta investigação permitiram concluir que os sistemas de automação, mesmo subutilizados, são benéficos na redução de tarefas repetitivas e manuais. Contudo, a forma como estes são implementados tem um impacto direto na motivação do colaborador para o uso dos mesmos.
- Impacto das iniciativas de responsabilidade social corporativa dos Clubes Desportivos em Portugal nas atitudes dos adeptosPublication . Tavares, Joana Isabel Costa; Fonseca, ManuelA Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem assumido um papel cada vez mais central na gestão, sendo atualmente um fator fundamental para a sobrevivência a longo prazo de qualquer organização. A presente dissertação pretende contribuir para uma melhor compreensão da RSC no contexto dos clubes desportivos em Portugal, analisando por um lado, a perspetiva dos adeptos e, por outro, a perspetiva dos clubes. Inicialmente foi efetuado um estudo quantitativo, através de um inquérito por questionário, aplicado via Google Forms® a 159 adeptos de clubes desportivos portugueses. Os resultados deste estudo demonstraram que a RSC influencia positivamente a identificação dos adeptos, o orgulho, o word of mouth (WOM) e o electronic word of mouth (e-WOM). Verificou-se ainda que a intenção dos adeptos se tornarem sócios parece não ser influenciada pela RSC, no entanto, a perceção de RSC influencia positivamente a intenção dos atuais sócios do clube manterem o seu estatuto de associados. A segunda parte da investigação consistiu num estudo qualitativo, tendo sido realizadas entrevistas exploratórias semiestruturadas a cinco responsáveis pela RSC de cinco clubes profissionais de futebol portugueses. Os resultados desta investigação permitiram concluir que os clubes reconhecem a importância da RSC e os seus benefícios, mas as suas estruturas ainda não se encontram suficientemente organizadas para planear, desenvolver, comunicar e avaliar eficazmente as iniciativas de RSC. Foi possível constatar também que a RSC é genericamente encarada pelos clubes portugueses como uma obrigação moral e altruísta, negligenciando muitas vezes o seu potencial estratégico.
- A importância do CRM nas estratégias e práticas de marketing relacional em organizações sem fins lucrativosPublication . Rodrigues, Maria Inês; Fonseca, ManuelA competitividade no meio empresarial tem assumido um forte crescimento pelo que importa que as organizações incorporem nas suas práticas estratégias de marketing relacional. A tecnologia, a inovação e o digital têm vindo a transformar a forma como a sociedade atua e desta forma as organizações procuram por oportunidades nestes meios capazes de obterem um valor acrescentado na hora de comunicar com os diferentes públicos-alvo. Desta forma, pretende-se que este estudo contribua para a demonstração da importância do customer relationship management (CRM) nas práticas de marketing relacional, nomeadamente nas organizações sem fins lucrativos. Em relação à metodologia optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, consubstanciada em entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de reter a opinião de responsáveis pelos departamentos de marketing e angariação de fundos, das diferentes organizações em estudo. Os principais resultados da investigação apontam para a confirmação do valor acrescentado do uso de CRM nas boas práticas de estratégias de marketing relacional, nomeadamente ao nível da atração, retenção e construção de lealdade das partes interessadas.
- A influência das práticas cruelty-free na intenção de compra de cosméticoPublication . Silva, Ana; Fonseca, ManuelEste trabalho tem como principal objetivo a análise das atitudes e intenção de compra dos consumidores portugueses face aos produtos cosméticos não testados em animais. O consumo ético não é mais considerado um mercado de nicho que deve atender a uma pequena parcela da população. Cada vez mais, os consumidores procuram por marcas que não violem os princípios éticos relacionados com a natureza e componentes da mesma, bem como, por atitudes relativas ao bem-estar animal e crueldade perante os mesmos. Numa primeira fase, procedeu-se a um enquadramento teórico dos temas e obras existentes relevantes à investigação, com o intuito de contextualizar o nível de conhecimento verificado nas áreas de interesse inerentes a este estudo, sendo esta composta pelas principais teorias relativas ao caso de estudo. Seguidamente, efetuou-se uma investigação com base no método quantitativo, através da aplicação de um questionário online, tendo sido obtida uma amostra de 323 respondentes. A análise de dados foi efetuada através do Microsoft Excel 2016® e do SPSS v. 26®. Foram definidas cinco hipóteses de investigação de forma a responder ao objetivo geral desta dissertação, que assenta na associação da intenção de compra dos consumidores face a produtos cosméticos isentos de crueldade animal com fatores, como atitudes, sensibilidade financeira, conhecimento ambiental, responsabilidade social e utilização de redes sociais. De facto, verifica-se uma evolução positiva no que diz respeito à intenção de compra de produtos isentos de crueldade animal, apesar de haver ainda um longo percurso a percorrer para alcance de consensos relativos ao tema.
- A influência do marketing mix de serviços na intenção de compra das gerações x e z no setor do turismo: uma abordagem exploratóriaPublication . Aleixo, Ana; Fonseca, ManuelO setor do turismo está em constante evolução, influenciado por fatores como o avanço tecnológico, mudanças sociais e preferências geracionais. Assim, houve uma necessidade de compreender as atitudes de duas gerações distintas em relação à experiência de serviço no setor. Este trabalho teve como objetivo analisar as intenções de compra das gerações X e Z, influenciadas pelo marketing-mix de serviços e as suas dimensões associadas. Recorreu-se a uma análise quantitativa, aplicando um inquérito por questionário nas diferentes regiões de Portugal Continental, com análise descritiva e exploratória para melhor responder aos objetivos do estudo. Os resultados indicam que o marketing-mix de serviços tem um impacto significativo nas intenções de compra das gerações, mas de formas distintas. A pesquisa demonstra que a geração Z é mais sensível à dimensão preço, o que indica que estratégias de preços competitivos e promocionais serão mais eficazes para atrair este grupo. Porém, a geração X também é afetada pelo preço, mas menos acentuado, sugerindo que embora esta dimensão seja importante, outras poderão ser determinantes na sua decisão de compra. Adicionalmente, a qualidade e a confiabilidade dos serviços foram altamente valorizados por esta geração, evidenciando a importância de personalizar o marketing-mix conforme as caraterísticas de cada geração. Em resumo, o marketing-mix de serviços deverá ser adaptado para atender às necessidades e preferências distintas das gerações X e Z. Para a geração Z, um foco nos preços competitivos e promoções poderá ser mais eficaz, enquanto a geração X requer mais ênfase na qualidade e confiança dos serviços oferecidos.