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Abstract(s)
Este trabalho tem como principal objetivo a análise das atitudes e intenção de compra dos consumidores portugueses face aos produtos cosméticos não testados em animais.
O consumo ético não é mais considerado um mercado de nicho que deve atender a uma pequena parcela da população. Cada vez mais, os consumidores procuram por marcas que não violem os princípios éticos relacionados com a natureza e componentes da mesma, bem como, por atitudes relativas ao bem-estar animal e crueldade perante os mesmos.
Numa primeira fase, procedeu-se a um enquadramento teórico dos temas e obras existentes relevantes à investigação, com o intuito de contextualizar o nível de conhecimento verificado nas áreas de interesse inerentes a este estudo, sendo esta composta pelas principais teorias relativas ao caso de estudo.
Seguidamente, efetuou-se uma investigação com base no método quantitativo, através da aplicação de um questionário online, tendo sido obtida uma amostra de 323 respondentes. A análise de dados foi efetuada através do Microsoft Excel 2016® e do SPSS v. 26®. Foram definidas cinco hipóteses de investigação de forma a responder ao objetivo geral desta dissertação, que assenta na associação da intenção de compra dos consumidores face a produtos cosméticos isentos de crueldade animal com fatores, como atitudes, sensibilidade financeira, conhecimento ambiental, responsabilidade social e utilização de redes sociais.
De facto, verifica-se uma evolução positiva no que diz respeito à intenção de compra de produtos isentos de crueldade animal, apesar de haver ainda um longo percurso a percorrer para alcance de consensos relativos ao tema.
Description
Keywords
Cosméticos Ética ambiental intenção de compra Produtos cruelty-free Sustentabilidade Testes em animais