Repository logo
 
Publication

A influência das práticas cruelty-free na intenção de compra de cosmético

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Manuel
dc.contributor.authorSilva, Ana
dc.date.accessioned2020-10-23T19:22:22Z
dc.date.available2020-10-23T19:22:22Z
dc.date.issued2020-10-15
dc.date.submitted2020-09-23
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo a análise das atitudes e intenção de compra dos consumidores portugueses face aos produtos cosméticos não testados em animais. O consumo ético não é mais considerado um mercado de nicho que deve atender a uma pequena parcela da população. Cada vez mais, os consumidores procuram por marcas que não violem os princípios éticos relacionados com a natureza e componentes da mesma, bem como, por atitudes relativas ao bem-estar animal e crueldade perante os mesmos. Numa primeira fase, procedeu-se a um enquadramento teórico dos temas e obras existentes relevantes à investigação, com o intuito de contextualizar o nível de conhecimento verificado nas áreas de interesse inerentes a este estudo, sendo esta composta pelas principais teorias relativas ao caso de estudo. Seguidamente, efetuou-se uma investigação com base no método quantitativo, através da aplicação de um questionário online, tendo sido obtida uma amostra de 323 respondentes. A análise de dados foi efetuada através do Microsoft Excel 2016® e do SPSS v. 26®. Foram definidas cinco hipóteses de investigação de forma a responder ao objetivo geral desta dissertação, que assenta na associação da intenção de compra dos consumidores face a produtos cosméticos isentos de crueldade animal com fatores, como atitudes, sensibilidade financeira, conhecimento ambiental, responsabilidade social e utilização de redes sociais. De facto, verifica-se uma evolução positiva no que diz respeito à intenção de compra de produtos isentos de crueldade animal, apesar de haver ainda um longo percurso a percorrer para alcance de consensos relativos ao tema.pt_PT
dc.identifier.tid202528995pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33788
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCosméticospt_PT
dc.subjectÉtica ambientalpt_PT
dc.subjectintenção de comprapt_PT
dc.subjectProdutos cruelty-freept_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectTestes em animaispt_PT
dc.titleA influência das práticas cruelty-free na intenção de compra de cosméticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação, Ana Silva.pdf
Size:
914.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format