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Abstract(s)
A constante mutação dos mercados mundiais e consequente multinacionalização são
fenómenos com repercussões e exigências constantes para as marcas, não sendo
exceção as marcas-país.
O objetivo do presente estudo passa por estabelecer um paralelo entre os produtos
“made in Portugal” e a imagem de Portugal como uma marca em si. Numa época em
que os consumidores procuram muito mais além da utilidade de um produto, exigindo
uma experiência de consumo que, de alguma forma, lhes proporcione valor
acrescentado, é fundamental compreender, estudar e pôr em prática uma comunicação
que crie um vínculo emocional com o público-alvo.
Nesta ótica, a presente dissertação através de uma metodologia quantitativa, mais
especificamente, pela aplicação de questionários online, pretende aferir qual a perceção
e atitude dos consumidores oriundos dos quatro maiores importadores de Portugal
(Alemanha, Espanha, França, Inglaterra), relativamente à imagem que estes têm sobre
Portugal, sobre os produtos portugueses e dos consumidores de produtos de origem
portuguesa.
De modo geral, conclui-se que os consumidores europeus reconhecem e atribuem
pontuações elevadas à imagem e atratividade de Portugal como um todo, no entanto,
atribuem aos produtos portugueses conotações menos positivas. No entanto, salientase
que se verificou uma transversalidade de apreciações nos consumidores espanhóis,
franceses e ingleses, tendo-se verificado uma maior discrepância nos consumidores
alemães, já que estes conferem ao país associações mais negativas, sendo
fundamental trabalhar este público, a fim de alterar a perceção que este possui sobre o
país, revigorando e fortificando a ligação entre ambos.
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Keywords
Consumidor europeu Marca-país “Made in Portugal” Marketing Territorial
