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- Reflexões em torno do brincar em contextos de educação de infânciaPublication . Coelho, Ana; Vale, VeraAquilo que parecia ser um dado adquirido, “Direito de brincar”, tornou-se na sociedade atual uma necessidade emergente, enredados, que estamos, na visão das crianças como futuros adultos produtivos. Neste artigo procuramos refletir acerca do brincar em contextos de educação de infância, revisitando algumas linhas de pesquisa que têm sido desenvolvidas por diversos autores, colocando em contra ponto os discursos vigentes e o seu compromisso nas práticas, pelos educadores de infância. Devemos olhar a criança através da lente dos direitos, direitos que emanam das suas necessidades, sendo o brincar uma delas.
- O papel dos pares na inclusão de alunos com NEE : programa PARESPublication . Borges, Isabel Cristina Neves; Coelho, AnaA inclusão não será uma efetiva inclusão se apenas se resumir a uma presença física da criança diferente (seja ou não portadora de deficiência) em contexto escolar. A ambição deve ser maior, o desafio será, também, o de incluir as crianças na sua dimensão social e afetiva. Para viabilizar este repto é fundamental considerar aqueles que são essenciais a qualquer processo de socialização: os outros, os pares. A construção do Programa PARES teve como objetivo principal promover a aquisição de competências socioemocionais nos alunos que dele usufruíram, com ou sem Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido implementado numa turma de alunos do 3º ciclo, que integrava alunos com NEE, no Agrupamento de Escolas do Distrito de Coimbra. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o programa teve um impacto positivo, quer nos alunos sem NEE, como nos alunos com NEE. Obtiveram-se igualmente benefícios no funcionamento da própria comunidade educativa, nomeadamente através das atividades de divulgação e sensibilização que os alunos fizeram durante o programa PARES. A intervenção permitiu, pois, melhorar os “trilhos” para a inclusão de alunos com NEE, promovendo a compreensão, aceitação e tolerância da diferença, independentemente da sua origem ou tipologia.
- As forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem, na educação pré-escolar : uma revisão sistemática de literaturaPublication . Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, AnaO presente estudo enquadra-se na mudança que se tem assistido nos currículos internacionais, direcionada para as práticas educativas no exterior e associada à expansão, um pouco por todo o Mundo, das Forest/Nature Kindergarten. A revisão sistemática da literatura permitiu aprofundar o enquadramento teórico da tese de investigação em curso, tendo como objetivos: i) Identificar e caracterizar as principais teorias e princípios pedagógicos subjacentes às Forest/Nature Kindergarten; ii) e compreender e relacionar os conceitos affordances e risky play com a promoção de contextos exteriores de aprendizagem. Partiu-se da questão de investigação: “Quais os contributos das principais abordagens teóricas e conceitos subjacentes às Forest Kindergarten, para o desenvolvimento de práticas educativas em contextos natureza?” e através dos termos de pesquisa definidos e de critérios de inclusão e exclusão, definiu-se o corpus de análise, que se caracteriza por estudos recentes, desenvolvidos em diferentes contextos, desde a Europa, América e Oceânia. A técnica de análise de conteúdo temática permitiu identificar princípios pedagógicos, relacionados com o papel da natureza, dos atores educativos e da cultura, no processo de aprendizagem da criança e com a importância das affordances e do risky play para o desenvolvimento da criança, corroborando com autores clássicos que defendem a sua interação com o meio e o brincar livre. O estudo poderá contribuir para a valorização das Forest/Nature Kindergarten como modelos de inspiração e, consequentemente, fomentar a reflexão e questionamento por parte dos educadores, no que respeita à sua responsabilidade social e ética de criar oportunidades e experiências à criança, felizes e significativas.
- A floresta como espaço de aprendizagem : um complemento à oferta educativa para a infânciaPublication . Duque, Isabel; Pinho, Luana; Bigotte, Emília; Figueiredo, Aida Ferreira; Miguéis, Marlene; Vale, Vera; Coelho, AnaMuito embora, ao nível nacional, haja uma escassez de estudos que nos permitam compreender quanto tempo as crianças passam em contacto com o exterior, analisando a atual oferta educativa e os hábitos familiares, percebemos que as crianças portuguesas passam a maior parte do seu dia em locais fechados. As pesquisas demonstram que o contacto com a natureza pode contrariar os efeitos negativos dos atuais estilos de vida. Usufruindo desse contacto, através de experiências positivas, as crianças têm acesso a uma vida saudável. As investigações apresentam evidências de que a exposição a ambientes naturais pode atenuar o défice de atenção das crianças, promover o desenvolvimento de habilidades motoras, da concentração, da criatividade e da capacidade para resolver problemas e promover melhores tomadas de decisão ambientais (Erickson & Ernst, 2011; Faber & Kuo, 2009; Fjørtoft, 2001; White & Stoecklin, 2008). Para além dos benefícios na saúde, no desenvolvimento social, emocional e na consciência ambiental, há benefícios cognitivos associados a uma oferta educativa de cariz ambiental que promova o contacto direto e regular das crianças com a natureza (Godbay, 2009; Wells, 2000). Pretendemos com esta comunicação apresentar um programa que visa complementar a atual oferta educativa para crianças entre os 3 e os 5 anos. Trata-se de um projeto piloto cujo público-alvo são crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e que pretende implementar, desenvolver e avaliar um programa educativo, que articula a educação pré-escolar, a educação ambiental e a educação para a saúde, em regime outdoor
- Brincar no Jardim Botânico : um projeto com crianças dos 2 aos 6 anosPublication . Rodrigues, Ana Filipa; Teixeira, Filomena; Coelho, AnaProporcionar a crianças de 2-6 anos um contacto direto com Natureza, aliando o brincar livre, o desenvolvimento de competências sociais e a sustentabilidade ambiental, à sensibilização das famílias, foi a finalidade de um projeto, realizado durante 8 semanas, no Jardim Botânico, em Coimbra. A avaliação foi realizada através do Diário de Bordo, questionários às famílias, entrevistas às crianças e Escala de Aptidões Sociais (EAS). Os resultados evidenciaram uma maior cooperação e respeito entre as crianças; diminuição dos conflitos; maior capacidade de levantar questões e resolver problemas; maior empatia com o ambiente e conhecimento de elementos naturais; integração no currículo da instituição, do contacto regular com ambientes naturais; consciencialização, por parte das famílias, das vantagens para o bem-estar e desenvolvimento das crianças, fomentadas por programas de educação outdoor.
- Oferta educativa outdoor como complemento de educação pré-escolar : os benefícios do contacto com a naturezaPublication . Coelho, Ana; Vale, Vera; Bigotte, Emília; Ferreira, Aida Figueiredo; Duque, Isabel; Pinho, LuanaA presente comunicação tem como principal objetivo apresentar os fundamentos e linhas de um serviço que visa complementar a atual oferta educativa para crianças entre os 3 e os 5 anos. Trata-se de um projeto-piloto, inspirado na oferta escandinava, cujo público-alvo são crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e que pretende implementar, desenvolver e avaliar um programa educativo, que articule a educação pré-escolar, a educação ambiental e a educação para a saúde, em ambiente outdoor.
- Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partidaPublication . Duque, Isabel; Pinho, Luana; Carvalho, Patrícia; Coelho, Ana; Vale, Vera; M. L. Martins, FernandoAs crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças.