Advisor(s)
Abstract(s)
As crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a
promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças.
Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças.
Description
Keywords
Conhecimento estatístico para ensinar Educação Pré-Escolar Metodologia de trabalho de projeto formação de conjuntos Statistical Knowledge for teaching Preschool Education Methodology of project work building sets
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra