Publication
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
dc.contributor.author | Duque, Isabel | |
dc.contributor.author | Pinho, Luana | |
dc.contributor.author | Carvalho, Patrícia | |
dc.contributor.author | Coelho, Ana | |
dc.contributor.author | Vale, Vera | |
dc.contributor.author | M. L. Martins, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T14:51:59Z | |
dc.date.available | 2023-09-28T14:51:59Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | As crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46849 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento estatístico para ensinar | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | formação de conjuntos | pt_PT |
dc.subject | Statistical Knowledge for teaching | pt_PT |
dc.subject | Preschool Education | pt_PT |
dc.subject | Methodology of project work | pt_PT |
dc.subject | building sets | pt_PT |
dc.title | Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 207 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 9 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 199 | pt_PT |
oaire.citation.title | Exedra | pt_PT |
person.familyName | Coelho | |
person.familyName | Silvério do Vale | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Vera Maria Silvério do Vale | |
person.givenName | Fernando Manuel Lourenço | |
person.identifier | 0000000070715256 | |
person.identifier.ciencia-id | AF10-7C21-411A | |
person.identifier.ciencia-id | AA1F-5E69-3F28 | |
person.identifier.ciencia-id | 8512-5BB4-6DFD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5625-5497 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1812-2300 | |
person.identifier.rid | AAK-6934-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57217191490 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e | |
relation.isAuthorOfPublication | ff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa | |
relation.isAuthorOfPublication | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa |