Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- Advancement of teaching in higher education : a portuguese projectPublication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, Sofia
- O projecto OPDES e a valorização da pedagogia do ensino superiorPublication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, SofiaO objectivo deste artigo é contribuir para a valorização da pedagogia do Ensino Superior, através da apresentação do projecto de intervenção Orientações Pedagógicas para Docentes do Ensino Superior, desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, que teve como ponto de partida uma avaliação de necessidades de formação e um curso piloto. Com vista a contribuir para a inovação, qualidade e excelência no Ensino Superior, os produtos deste projecto (workshops, publicações, página de internet, consultadoria) envolvem aspectos tão diversos como o ensino em sala de aula, tutoria, e-learning, métodos de avaliação, motivação e aprendizagem, diversidade dos estudantes, entre outros. As publicações sobre Pedagogia no Ensino Superior e a disponibilização online de orientações pedagógicas têm sido um complemento importante para a partilha de métodos pedagógicos e ideias inovadoras para o Ensino Superior.
- Moralidade e excelência numa época de pluralismo : contributos do ensino superiorPublication . Gonçalves, Susana; Simões, Maria da Conceição Taborda; Alferes, Valentim Rodrigues
- Inovação pedagógica no ensino superior : cenários e caminhos de transformaçãoPublication . Almeida, Leandro da Silva; Gonçalves, Susana; Ó, Jorge Ramos do; Rebola, Fernando; Soares, Sandra; Vieira, Flávia
- Internacionalização em casa : a experiência da ESECPublication . Gonçalves, Susana
- Diversidade no ensino superiorPublication . Gonçalves, Susana; Costa, José Joaquim
- Active citizenship in the classroom : mission impossiblePublication . Gonçalves, Susana; Verkest, HugoFocusing on the relation between Education in general and Citizenship Education in particular some key questions come to the surface: Which kind of knowledge, skills and attitudes must be promoted? How can we avoid a dualistic approach? How can we establish bridges between reason and emotion, personal and social development? Are cooperative learning in the classroom and a multi - minded school policy strong pillars to build the bridge over trouble water? Once the conceptual background is established, we’ll present an enquiry conducted with a group of BA students who have been asked what are their ideas regarding work, character, interpersonal relations, values and mindsets. This will help us to recommend a number of pedagogical ideas to encourage students' active citizenship in a global world.
- Escalas de avaliação da identidade sociomoral e civica : i - estrutura psicométricaPublication . Gonçalves, Susana; Alferes, Valentim RodriguesDescrevem-se três escalas originalmente construídas para avaliar as orientações cognitivas, sociais e políticas de estudantes do ensino superior: a Escala de Identidade Sociomoral (EISM), a Escala de Sensibilidade Sociomoral (ESSM) e a Escala de Democraticidade (ED). A análise psicométrica teve por base uma amostra de 860 estudantes do ensino superior (Gonçalves, 2005). Os dados obtidos indicam que as escalas possuem uma estrutura factorial clara e as diversas subescalas são internamente consistentes. Em dois artigos subsequentes, serão apresentados os estudos de validade e as investigações substantivas envolvendo os contructos subjacentes às escalas aqui descritas.