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  • Generation Z and Key-Factors on E-Commerce: A Study on the Portuguese Tourism Sector
    Publication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Ascenso, Raquel; Prates, Inês; Martinho, Filipa
    In recent years, tourism has experienced remarkable growth worldwide. This sector is rapidly becoming the main export activity and the most important source of GDP growth in several countries. In Portugal, it represented around 19.7% of exports in 2019. The internet and online platforms contributed decisively to this growth. Generation Z already represents a considerable portion of society and, in the coming years, will become the central consumer segment. With this research, we intend to identify the key factors in the decision to purchase online, in Generation Z individuals, in the Portuguese tourism sector. We carried out a characterization of the sector, a bibliographic review and the identification of key variables. We applied a structured questionnaire to a sample of 233 individuals aged between 10 and 25 years. Subsequently, the data were processed using descriptive methodologies and association tests between variables. The key factors in the decision to purchase tourism products/services in Generation Z are Trust, Price, the use of aggregating websites, WOM/EWOM, the Offer of products/services online and the Online experience. In the opposite direction, it was given less importance to Convenience, Reviews on tourism websites, Tourism Advertising, Social networking and the possibility of Canceling the reservation. This study allows us to establish the bases for future research, to help researchers to understand Generation Z consumption habits.
  • ANÁLISE DA OFERTA DE ENOTURISMO DA REGIÃO TEJO
    Publication . Santos, Vasco; Santos, Eulália; Oliveira, Simão; Caldeira, Ana; Martinho, Filipa
    O enoturismo é um dos produtos turísticos que mais se tem desenvolvido nas últimas décadas a nível mundial, sendo uma área que requer uma constante investigação e monitorização, por forma a adequar a oferta à evolução da procura. Este estudo, inserido no projeto de investigação científica, "Wine Experience and Sensations: Wine Heritage & Culture Explorer in Tejo Region", tem como propósito analisar a oferta de enoturismo da região Tejo, através da identificação, reconhecimento e levantamento das estruturas ou condições existentes em cada uma das unidades de enoturismo da região, certificadas pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo). A metodologia usada foi baseada num formulário de identificação da oferta do enoturismo do Tejo realizado pela CVR Tejo, aplicada aos responsáveis das unidades de enoturismo em estudo, obtendo-se uma amostra por conveniência no total de 26 unidades de enoturismo. A análise estatística foi realizada com recurso às técnicas de estatística descritiva, através do software IBM SPSS Statistics 25. Concluiu-se que as quintas de enoturismo da região Tejo cumprem os requisitos ao nível dos serviços básicos requeridos numa unidade de enoturismo, isto é, todas efetuam provas de vinho e circuito de visitas à adega e a maioria disponibiliza o circuito de visitas às vinhas, o que vai de encontro aos dados do Turismo de Portugal, no que se refere às atividades mais procuradas por enoturistas.
  • Recruitment and Selection as a Tool for Strategic Management of Organizations – El Corte Ingles Case Study
    Publication . Martinho, Filipa; Pinto Dos Reis, Isabel; Sampaio, Marta Correia
    The main purpose of this study is to acknowledge how can recruitment process & selection be used as a strategic partner in the management of current organizations. Having as a reference an international prestigious organization recognized, El Corte Ingles, this case study will go from an analysis of the state of the art of this topic, trying to understand how to find different and innovative ways to use, whether recruitment or selection techniques, to leverage the management of intangible assets and get competitive advantage towards the various players in the market, moving on for a qualitative analysis of the case in study and the ways in which this organization uses the process of recruitment and selection, continuously, as an essential tool to achieve the organizational goals.
  • RECRUTAMENTO & SELEÇÃO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES – O CASO EL CORTE INGLÉS
    Publication . Pinto Dos Reis, Isabel; Martinho, Filipa; Sampaio, Marta Correia
    Com a mudança do paradigma económico a que se tem vindo a assistir, ao qual não foi alheia a evolução ecnológica exponencial e o grande boom da globalização por ela permitida, as organizações passaram a deparar-se com problemas inéditos. Entre eles o facto de passarem a ser avaliadas tanto por fatores tangíveis como por aqueles que o não são como o conhecimento detido pelo seu capital humano, a capacidade de inovar e a rapidez de adaptação e de resposta às mudanças dos mercados onde operam. O eixo da riqueza desloca-se, dos fatores clássicos de produção: terra, trabalho, capital para um fator emergente: o conhecimento, e com ele as pessoas, o tempo e a criação de valor tornaram-se as variáveis centrais para a vida organizacional. A relativa estabilidade que os mercados até aí viviam, com ciclos de vida de produtos longos e competitividade mais ou menos equilibrada, tornou-se obsoleta. As caraterísticas que passaram a definir os mercados foram a desordem, a turbulência e a mudança constante. Em face desta nova paisagem competitiva tornou-se essencial para as organizações adotarem novas formas de lidar com os problemas diários. Naquela a que Drucker chamou a Era do Conhecimento, a procura da vantagem competitiva que permita a uma organização sustentabilidade ao longo do tempo tornou-se uma constante no dia-a-dia organizacional. Os intangíveis, que historicamente têm sido tratados como valores residuais que não têm representatividade, quer no sistema financeiro das empresas quer no impacto da riqueza nacional, tornam-se fatores decisivos através dos quais o valor das empresas é medido. Logo, é de extrema importância para as empresas alavancar os seus recursos humanos. São eles, afinal, os detentores do conhecimento que fazem parte de cada organização e que constituem a sua identidade, aquilo que a diferencia das outras. Neste cenário, o planeamento estratégico começa a ganhar novos contornos, trazendo para o centro das suas preocupações o facto de ser essencial trazer para dentro das empresas as pessoas que comportem as competências e conhecimentos alinhados com as necessidades estratégicas da organização. Com este intuito, a gestão estratégica começa a procurar novas ferramentas que lhes permitam esse empowerment dos seus colaboradores, e a utilizar as políticas de recursos humanos de uma forma diferente, procurando com elas conseguir a criação de valor que alimenta a competitividade necessária à sobrevivência. Importa, então, analisar e refletir sobre casos em que estas ferramentas são utilizadas como um fator de inovação por organizações de referência no campo de políticas de gestão de pessoas. No presente estudo, a partir de uma metodologia qualitativa - analise documental e analise de entrevista através do software NVivo, pretende-se perceber como o Recrutamento & Seleção está a ser utilizado no Corte Inglês enquanto ferramenta da gestão estratégica, ajudando, num ciclo constante, a manter disponíveis as pessoas que lhes permitam dar resposta quer às necessidades estratégicas quer às mais operacionais, mantendo os seus recursos humanos num nível de relativa estabilidade que lhes permita desenvolver um trabalho de valor acrescentado para a empresa e, por sua vez, desta para o mercado.
  • EMPLOYER BRANDING: FROM THE TRADITIONAL PERSPECTIVE TO DIGITAL APPROACH
    Publication . Santos, Vasco; Pinto dos Reis, Isabel; Correia Sampaio, Marta; Martinho, Filipa; Cardoso, Jorge Rio
    This study performs a literature review into employer branding, from a traditional perspective to a current digital approach. As we are now living in a Digital Age, and the new work generations are already born digital it is crucial to find ways to communicate with them. Employer Branding concept, although it has been around for a few years, it is still a concept with a lot to explore, in the sense of strengthening the relationship between the departments that deal with it and, above all, the search for tools needed to disseminate it. This study intends to facilitate that path, by presenting an exhaustive literature review of both, concept and models of Employer Branding, as a way to promote the research in the area.
  • Determinants of Internationalization as Levers for Sustainability: A Study of the Portuguese Pharmaceutical Sector
    Publication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Ascenso, Raquel; Martinho, Filipa; Martinho, Domingos
    The pharmaceutical industry is facing the pressure of a global economy, loss of value in local markets and the highly intense innovation that characterizes this sector. This has a heavy impact, particularly in smaller economies. With this investigation, we intend to identify the determinants of internationalization as levers for sustainability in the pharmaceutical export sector of a small economy. Data was collected from a sample representing 63% of the total universe, Portuguese pharmaceutical organizations with exporting activity. A contextualization of the sector and a bibliographic review were previously carried out, which laid the groundwork for the empirical framework. This study revealed a deeply internationalized sector conditioned by a few shortcomings, namely a certain lack of sustainable competitive advantages, relatively low investment in research and development (R&D), insufficient innovation in internationalization strategies as well as scarce institutional support. Our findings may help pave the way for a more complete understanding of the dynamics of internationalization in highly competitive sectors.
  • EL “OUTSOURCING” COMO UN RECURSO ESTRATÉGICO DE LA COMPETITIVIDAD INTERNACIONAL DEL MERCADO ESPAÑOL
    Publication . Lopes da Costa, Renato; Martinho, Filipa; Miguel, Isabel; Barreiros, Luís
    La globalización del mercado empresarial actual requiere de una visión global, lógica y de carácter funcional, vinculada a la creación de valor desde un punto de vista del coste, el tiempo y la prestación del servicio. La enfatización de nuevas formas organizacionales y nuevos procesos de trabajo en términos contractuales ha dejado de ser vista como un recurso pasando a ser entendida como una necesidad básica y fundamental. Este artículo tiene como objetivo presentar un componente teórico relacionado con una estrategia de negocio muy particular, dada la importancia que pueda tener en el actual contexto empresarial de España. En esta medida, cabe preguntarse lo siguiente: ¿es el sector del "Outsourcing" la respuesta ideal y una herramienta influyente y poderosa de cambio organizacional?, ¿podrá este sector ser uno de los focos de proyección internacional de España y una verdadera fuente de ingresos en tiempos de crisis y cerca de la recesión? En realidad, este puede ser el camino para capitalizar las ventajas de España, mejorar sus desventajas, crear empleo, generar riqueza, promover la competitividad internacional y, aún más importante, ser la medicina alternativa para curar la enfermedad que supone ahora el déficit publico español y que el tratamiento “Outsourcing” podría eventualmente ayudar a regenerar.
  • O PAPEL DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
    Publication . Sampaio, Marta Correia; Pinto Dos Reis, Isabel; Martinho, Filipa
    Em plena Era do Conhecimento, o conhecimento e a capacidade de o criar e utilizar é uma das mais importantes fontes de vantagem competitiva para as organizações, nesse sentido, pareceunos importante compreender o que é o conhecimento, de que forma este se pode gerir e como é que as organizações aprendem, analisando ainda de que forma a gestão do conhecimento pode potenciar a estratégia da organização com vista à criação de vantagem competitiva sustentada.
  • Strategic Talent Management: The Impact of Employer Branding on the Affective Commitment of Employees
    Publication . Santos, Vasco; Pinto Dos Reis, Isabel; Martinho, Filipa; Martinho, Domingos; Sampaio, Marta Correia
    In a globalization context, underlined by the speed of technological transformation and increasingly competitive markets, the perspective of human capital, as an asset of strategic importance, stands out in differentiating human resource practices. Under this reality, the employer branding (EB) concept gains more and more importance as a strategic tool to attract, retain, and involve human capital, given that this has become a source of competitive advantage to companies. Within this context, this study aimed to evaluate the relationship between employer branding strategies implemented by organizations, as well as their impact on the employee’s affective commitment, evident in certain organizational cultures, which are sustained over time. The methodological framework applied to this study is quantitative, and the data collection was carried out with the application of an employer branding and an affective commitment questionnaire. To achieve a good representation of the active population, the sample of the quantitative study was composed of 172 individuals, working in the public and private sectors in Portugal, exercising different positions in the different sectors of activity. Results obtained with these techniques indicate a high level of affective organizational commitment (AOC) of employees in the organizations surveyed, suggesting that affective commitment develops when the individual becomes involved and identifies with the organization.
  • Stress nos funcionários da Segurança Social - Eestudo de caso no Centro Distrital de Leiria
    Publication . Camacho, Helena; Martinho, Filipa
    Este projeto incide sobre as principais causas de Stress, nos funcionários da Segurança Social. O Instituto da Segurança Social, ISS, IP., tem como missão “Garantir e promover a proteção ebinclusão social dos cidadãos e das cidadãs, no âmbito do sistema de segurança social, reconhecendo os direitos e assegurando o cumprimento das obrigações.”. O nº de beneficiários de prestações tem um grande peso na atividade da Segurança Social, sendo que todos estes beneficiários/clientes dependem do desempenho dos funcionários da Segurança Social. A Segurança Social abrange todos os cidadãos, de todas as idades, género, estrato social e outros. Num mundo em constante mudança, as pessoas tentam adaptar-se às novas realidades, quer a nível pessoal como profissional. As pressões existentes, a falta tempo, as exigências entre outros, faz com que as pessoas se sintam desmotivadas, angustiadas, infelizes, a todos os níveis, levando as mesmas as situações de Stress. Cada vez mais é necessário prevenir as principais causas de stress das pessoas a nível profissional, sendo que para se atingir esse objetivo é fundamental a satisfação do colaborador no seu trabalho. Com a globalização assistiu-se a uma crescente competição entre empresas e um elevado grau de exigência dos mercados em que estas operam. Fase às conjunturas existentes torna-se imprescindível que as organizações/empresas optem por diversos instrumentos de gestão, de modo a criarem uma estrutura consistente e consigam manter o ritmo de produtividade da organização.Um dos grandes desaf ios da Gestão de Recursos Humanos é conseguir maximizar o desempenho e qualidade de vida dos seus trabalhadores. Para ultrapassar com sucesso este desafio as organizações devem conseguir manter os seus trabalhadores satisfeitos e consequentemente eliminar as principais causas de stress. A crise económica existente na Europa e em Portugal faz com que o Sistema de Segurança Social se adapte continuamente à nova realidade com o objetivo de “assegurar direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades, bem como, promover o bem-estar e a coesão social para todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam atividade profissional ou residam no território.” Assim, e sendo o Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS), um instituto público, cada vez mais é necessário inovar, quer a nível tecnológico quer a nível de recursos humanos de modo a se equiparar com as diversas empresas e “competir” ao mesmo nível nesta era da globalização, tendo como objetivo responder com maior rapidez às necessidades dos seus beneficiários/clientes. Ao longo dos anos têm sido efetuados diversos estudos sobre stress ocupacional aos Profissionais de Saúde, dado os mesmos estarem sobre constante pressão, devido ao contato direto com as pessoas, o serviço prestado aos doentes, o salvar uma vida entre outros. Este estudo pretende avaliar o nível de stress, noutra profissão e área – Funcionários da Segurança Social. A presente investigação encontra-se dividida em duas grandes partes, a primeira corresponde à revisão da literatura e a segunda à investigação empírica. Na primeira parte realizou-se uma pesquisa bibliográfica para definir o Stress, Riscos psicossociais, consequências e respetiva evolução histórica. Por conseguinte, na segunda parte são apresentados os objetivos e a metodologia adotada, caraterizando a amostra e suas principais funções para a investigação e onde os resultados obtidos serão alvo de discussão. No caso em estudo, o inquérito por questionário será utilizado como técnica de recolha de dados. Esta técnica foi a escolhida por ser vantajosa, uma vez que a recolha de dados é mais rápida, fácil, menos dispendiosa ou mais certeira, e permite inquirir uma amostra alargada. Posteriormente procedemos ao envio por correio eletrónico a todos os funcionários, solicitando o preenchimento do questionário on-line, fornecendo o respetivo link. Será dado um prazo de resposta previamente definido e a recolha será feita através da internet. O questionário utilizado foi adaptado do questionário aplicado aos profissionais de saúde, Questionário de Stress nos Profissionais de Saúde (QSPS). Fonte: (Stress Ocupacional, Burnout e Suporte, 2011). O mesmo será dividido em 4 partes, uma referente aos dados pessoais, profissionais e familiares, que irá permitir recolher dados relativamente à idade, género, habilitações literárias, estado civil e nº de filhos, outra referente ao stress a nível global, outra referente ao stress ao nível função por uma fim referente ao apoio social. Com base nos dados recolhidos e tratados é possível elencar alguns dos resultados aos quais o estudo se propõe, nomeadamente, as principais causas de Stress nos funcionários da Segurança Social.