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- Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzemPublication . Pinto, Mariana OliveiraNeste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qual procurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que os professores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunos produzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivo didático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de forma explícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dos textos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de um programa de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensino básico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar as características dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes e depois da implementação do MDG.
- Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escritaPublication . Pinto, Mariana OliveiraEste artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos.