Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qual procurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que os professores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunos produzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivo didático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de forma explícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dos textos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de um programa de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensino básico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar as características dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes e depois da implementação do MDG.
In this text, partial results from a study will be presented. Said study aimed to analyse and understand how the writing practices implemented by teachers would impact the quality of students’ produced texts. In order to meet the stated issue, a general goal was set: to assess whether a didactic device, the Genre Didactic Model (GDM), implemented in an explicit and intentional way by teachers, could be reflected, and to what extent, on the quality of the students’ produced texts. The study was conducted as part of a training program for the teaching written genres in schools and it involved 14 teachers from the three cycles of compulsory education (in Portugal, basically K1-K9). The results here presented aim to highlight the characteristics of fourth grade students’ production of a written exposition before and after the implementing of the GDM.

Description

Keywords

Modelo didático do género Sequência de ensino Exposição escrita Ensino básico Genre didactic model Teaching sequence Written exposition Compulsory education

Citation

Pinto, M. O. (2018). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 34(4), 1213-1241.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

CC License