Repository logo
 
Publication

Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem

dc.contributor.authorPinto, Mariana Oliveira
dc.date.accessioned2019-04-09T12:41:31Z
dc.date.available2019-04-09T12:41:31Z
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractNeste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qual procurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que os professores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunos produzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivo didático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de forma explícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dos textos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de um programa de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensino básico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar as características dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes e depois da implementação do MDG.pt_PT
dc.description.abstractIn this text, partial results from a study will be presented. Said study aimed to analyse and understand how the writing practices implemented by teachers would impact the quality of students’ produced texts. In order to meet the stated issue, a general goal was set: to assess whether a didactic device, the Genre Didactic Model (GDM), implemented in an explicit and intentional way by teachers, could be reflected, and to what extent, on the quality of the students’ produced texts. The study was conducted as part of a training program for the teaching written genres in schools and it involved 14 teachers from the three cycles of compulsory education (in Portugal, basically K1-K9). The results here presented aim to highlight the characteristics of fourth grade students’ production of a written exposition before and after the implementing of the GDM.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, M. O. (2018). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 34(4), 1213-1241.pt_PT
dc.identifier.issn1678-460X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28208
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagempt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.pucsp.br/delta/article/view/40946pt_PT
dc.subjectModelo didático do géneropt_PT
dc.subjectSequência de ensinopt_PT
dc.subjectExposição escritapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectGenre didactic modelen
dc.subjectTeaching sequenceen
dc.subjectWritten expositionen
dc.subjectCompulsory educationen
dc.titleModelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage1241pt_PT
oaire.citation.startPage1213pt_PT
oaire.citation.titleDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadapt_PT
oaire.citation.volume34, n. 4pt_PT
person.familyNameOliveira Pinto
person.givenNameMariana
person.identifier.ciencia-id9B11-9FC4-C097
person.identifier.orcid0000-0002-3077-3202
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublicationc68ee540-130a-47b1-84c0-0b1714424bf3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc68ee540-130a-47b1-84c0-0b1714424bf3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Modelo didático do género exposição escrita - pp. 1213-1241.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: