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- Que identidade nas redes virtuais? : o eu flexível, entre a unidade e a fragmentaçãoPublication . Baptista Ferreira, GilSabemos como os media contemporâneos estão a criar novas formas de acção e interacção, que reordenam o modo como os indivíduos interpretam e reagem ao mundo social. Num tempo em que a experiência é, em grande medida, estruturada pelo computador, surgem questões como a seguinte: em que medida as novas formas de experiência potenciam uma concepção do sujeito própria da modernidade, baseada num conceito de identidade reflexiva, intersubjectiva e dinâmica? Como solução, propomos, para além dos extremos do “eu unitário” e do “eu fragmentado”, a possibilidade de um “eu flexível”
- [Recensão a] Turkle, S. (2015). Reclaiming Conversation: The power of talk in a digital agePublication . Baptista Ferreira, Gil
- Novos media, hoje : elementos para a definição técnico-social de um conceitoPublication . Baptista Ferreira, GilO objectivo maior deste texto é integrar os media no âmbito da teoria social e nos esforços para compreender a interação entre indivíduos, instituições, tecnologias e seus usos. Começa por situar historicamente o termo “novos media” a partir do quadro mais geral da história recente dos media, com o objetivo de justificar a validade atual do par “novos media”. Sustenta a análise a partir de posições/debates já consolidados nos estudos críticos dos media e da sociedade, que dedicaram uma atenção importante ao papel dos media no âmago das sociedades de massa e aos seus desenvolvimentos através das sociedades pós-industriais até aos nossos dias. A partir daqui defende, enquanto perceção final, a relação estreita entre a estrutura tecnológica (e a sua ligação aos media) e os seus usos humanos, que definem os novos media como um sistema técnico-social – um sistema inédito, inovador e dinâmico.
- Qual o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas? Jornalismo publico e deliberação políticaPublication . Baptista Ferreira, GilEste artigo pretende discutir o papel do jornalismo público na relação que estabelece com as instituições democráticas contemporâneas. Para este fim, toma como principais referências o modelo de democracia deliberativa e as expectativas geradas nas últimas décadas pela ideia de jornalismo público (ou cívico), para avaliar a compatibilidade entre os dois paradigmas. Sustentado pela literatura, o artigo conclui sugerindo que o papel dos jornalistas na promoção da democracia será hoje de natureza diferente e com um campo de acção mais restrito do que os defensores do jornalismo público acreditam.
- Pode a participação da comunidade ser gerada pela agenda da imprensa local? : práticas deliberativas na imprensa regional portuguesaPublication . Baptista Ferreira, GilQue perceção têm os jornalistas sobre o papel dos cidadãos na vida democrática? Qual é o papel que os jornalistas atribuem ao público na construção da agenda informativa? O principal objetivo deste estudo é investigar a relação entre a imprensa local, os cidadãos e as práticas cívicas. Toma como ponto de partida uma abordagem teórica dupla - a teoria da democracia deliberativa e o movimento do jornalismo público - para avaliar o alcance de uma conceção de “jornalismo deliberativo”. No âmbito do projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação política nos media portugueses”, um conjunto de questionários foi aplicado a 45 jornalistas dos principais jornais regionaisem Portugal. Como enfoque na importância da agenda do cidadão para o processo de decisão dos jornalistas, os resultados mostram que, embora os jornalistas apreciem os princípios subjacentes aos movimentos do jornalismo público e da democracia deliberativa (o que sugere que uma consciência deliberativo estará a emergir), também expressam a persistência de uma abordagem própria do jornalismo convencional.
- Como me verão os outros? : sobre o Facebook e a construção da identidade onlinePublication . Baptista Ferreira, GilO objetivo deste artigo é procurar compreender o modo como as redes sociais estão desenhadas para criar e manter vínculos com outros, e como este enfoque na sociabilidade faz delas um espaço privilegiado para a representação do “eu” em ambientes digitais. Para esse fim, recorre a alguns elementos do pensamento goffmaniano, em diálogo com a literatura recente sobre as questões identitárias e a Internet, para analisar de um modo especial uma das redes sociais mais populares, o Facebook. A partir de uma revisão da literatura, verifica que o processo de apresentação do “eu” surge como um ciclo contínuo através do qual a identidade é apresentada, comparada, ajustada ou defendida contra uma constelação de realidades de diversa ordem. Considera que nas redes sociais, como nas interações do quotidiano, as identidades encontram-se entrelaçadas nas identidades de “outros”, em função das quais são concebidas estrategicamente, e de cuja aceitação são devedoras. Os “outros” contribuem para a cristalização de um conjunto de informações sobre “nós”, disponível online, fornecendo à identidade consistência e níveis de permanência.
- Deliberation in the classroom : on the potential of deliberative ideals for a more civic educationPublication . Baptista Ferreira, GilThis article seeks to answer a very simple question: what is promising about deliberation in school education?For that, it sets out to examine how deliberative democracy can provide new ways to consider educational practices, from a civic perspective. In other words, it seeks to identify the possible and advantageous approaches linking the ideals of deliberative democracy and the educational process. It starts reviewing the idea of public deliberation, presenting it as a proposal to achieve informed, participated and founded decision-making. It could be possible to obtain a more civic and autonomous process of education throughan ethical use of discourse (Habermas). In the second part of the article, we will attempt to show how deliberative ideals can be applied, advantageously, in the classroom. To this extent, the autonomy of individuals (students) to participate in reasoningprocesses of problem solving as well as the ability to receive and accommodate different views and diverse experiences will be emphasized. This perception highlights the need to incorporate deliberative normative ideals in the classroom.
- Rostos do facebook : a formação da identidade nas redes sociaisPublication . Baptista Ferreira, GilO objetivo deste artigo é procurar compreender o modo como as redes sociais estão desenhadas para criar e manter vínculos com outros, e como este enfoque na sociabilidade faz delas um espaço privilegiado para a representação do “eu” em ambientes digitais. Para esse fim, recorre a alguns elementos do pensamento goffmaniano, em diálogo com a literatura recente sobre as questões identitárias e a Internet, para analisar de um modo especial uma das redes sociais mais populares, o Facebook. A partir de uma revisão da literatura, verifica que o processo de apresentação do “eu” surge como um ciclo contínuo através do qual a identidade é apresentada, comparada, ajustada ou defendida contra uma constelação de realidades de diversa ordem. Considera que nas redes sociais, como nas interações do quotidiano, as identidades encontram-se entrelaçadas nas identidades de “outros”, em função das quais são concebidas estrategicamente, e de cuja aceitação são devedoras. Os “outros” contribuem para a cristalização de um conjunto de informações sobre “nós”, disponível online, fornecendo à identidade consistência e níveis de permanência.
- Conceitos de comunicação políticaPublication . Correia, João Carlos; Baptista Ferreira, Gil; Espírito Santo, Paula do
- Jornalismo público e deliberação : funções e limites do jornalismo nas democracias contemporâneasPublication . Baptista Ferreira, Gil