Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste artigo é procurar compreender o modo como as redes sociais estão desenhadas
para criar e manter vínculos com outros, e como este enfoque na sociabilidade faz delas um espaço
privilegiado para a representação do “eu” em ambientes digitais. Para esse fim, recorre a alguns
elementos do pensamento goffmaniano, em diálogo com a literatura recente sobre as questões
identitárias e a Internet, para analisar de um modo especial uma das redes sociais mais populares, o
Facebook.
A partir de uma revisão da literatura, verifica que o processo de apresentação do “eu” surge como
um ciclo contínuo através do qual a identidade é apresentada, comparada, ajustada ou defendida
contra uma constelação de realidades de diversa ordem. Considera que nas redes sociais, como nas
interações do quotidiano, as identidades encontram-se entrelaçadas nas identidades de “outros”, em
função das quais são concebidas estrategicamente, e de cuja aceitação são devedoras. Os “outros”
contribuem para a cristalização de um conjunto de informações sobre “nós”, disponível online,
fornecendo à identidade consistência e níveis de permanência.
Description
Keywords
Identidade interacionismo redes sociais cibercultura Identity interacionism social networks cyberculture
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra