Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 23
  • Media and Misinformation in Times of COVID-19: How People Informed Themselves in the Days Following the Portuguese Declaration of the State of Emergency
    Publication . Baptista Ferreira, Gil; Borges, Susana
    This study takes as a starting point the importance and dependence of the media to obtain information about the pandemic. The dependency theory of the media system was developed in the 1970s when mass media were the dominant source of information. Today, at a time when media choices have become abundant, studies are needed to understand the phenomenon of media dependence in light of new dimensions made important by the transformations that have taken place in the social and media fields—where the coexistence of mass media with social media platforms stands out. As large-scale crises rarely occur and the media environment changes rapidly, it is important to analyze how media dependence relates to choose and trust in different media (traditional media vs. social media) in times of crisis. Several questions arise. What is the trust attributed by individuals to social media as sources of information about COVID-19? How well informed are the individuals who choose these sources as the main sources of information? From a questionnaire administered to 244 individuals in Portugal, during the first week of the state of emergency (March 2020), this research seeks to identify how people gained access to information about COVID-19, how they acted critically towards the various sources and how they assess the reliability of different media. Finally, it analyzes the association between the type of medium chosen and adherence to misinformation content about the virus. The results reveal the existence of a phenomenon of dependence on the media, with a strong exposure (both active and accidental) to informative content, with conventional media being privileged as the main source, and positively distinguished in terms of confidence. Finally, a statistically significant association of a positive sign was identified between the use of social media as the main source and the acceptance of misinformation.
  • What identity for Europe? : communication, memory, and citizenship
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    The purpose of this article is the debate around the European identity. Two types of political identification are taken into account, sustaining the idea of the nation from a cultural and ethnic point of view or from a civic and political perspective. From here, the discussion will center on the possibility of a European identity and to what extent that identity will be shared by citizens from different nationalities. As will be demonstrated, communication plays a crucial role: as a form of participating and asserting the difference, and associating the universalism of the normative principles to the particularism of the concrete forms of identification. Finally, we suggest the conception of a European identity that reflects, simultaneously, a historical and cultural ballast in which people can trust, and on its own civic culture that, respecting the identities recognizes sensibilities, interests, the arguments.
  • Que identidade nas redes virtuais? : o eu flexível, entre a unidade e a fragmentação
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    Sabemos como os media contemporâneos estão a criar novas formas de acção e interacção, que reordenam o modo como os indivíduos interpretam e reagem ao mundo social. Num tempo em que a experiência é, em grande medida, estruturada pelo computador, surgem questões como a seguinte: em que medida as novas formas de experiência potenciam uma concepção do sujeito própria da modernidade, baseada num conceito de identidade reflexiva, intersubjectiva e dinâmica? Como solução, propomos, para além dos extremos do “eu unitário” e do “eu fragmentado”, a possibilidade de um “eu flexível”
  • Populismo e desinformação em tempos de Covid-19 : um estudo empírico sobre redes sociais e infodemia
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    Partindo da centralidade que os media ocupam no quadro da pandemia da COVID-19, este artigo avalia a associação entre atitudes políticas de populismo e as escolhas dos media feitas pelos indivíduos para se informarem sobre o o novo coronavírus. De um modo mais específico, questiona se indivíduos com atitudes populistas procuram a informação em meios e espaços distintos dos escolhidos pelos restantes indivíduos. Num cenário designado de infodemia, estará a aceitação de desinformação associada à escolha das fontes? Parte de uma revisão da literatura e de um desenho concetual organizado em três momentos: analisa o conceito de populismo e os elementos que o definem; relaciona populismo com os media e com as plataformas de redes sociais; conclui associando estas plataformas a novas ameaças, resultantes da qualidade da informação. A partir de um questionário aplicado a 244 indivíduos no início do estado de emergência motivado pela pandemia COVID-19, o artigo sugere uma associação positiva e significativa entre atitudes populistas, informação nas redes sociais e aceitação de desinformação.
  • Novos media, hoje : elementos para a definição técnico-social de um conceito
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    O objectivo maior deste texto é integrar os media no âmbito da teoria social e nos esforços para compreender a interação entre indivíduos, instituições, tecnologias e seus usos. Começa por situar historicamente o termo “novos media” a partir do quadro mais geral da história recente dos media, com o objetivo de justificar a validade atual do par “novos media”. Sustenta a análise a partir de posições/debates já consolidados nos estudos críticos dos media e da sociedade, que dedicaram uma atenção importante ao papel dos media no âmago das sociedades de massa e aos seus desenvolvimentos através das sociedades pós-industriais até aos nossos dias. A partir daqui defende, enquanto perceção final, a relação estreita entre a estrutura tecnológica (e a sua ligação aos media) e os seus usos humanos, que definem os novos media como um sistema técnico-social – um sistema inédito, inovador e dinâmico.
  • Qual o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas? Jornalismo publico e deliberação política
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    Este artigo pretende discutir o papel do jornalismo público na relação que estabelece com as instituições democráticas contemporâneas. Para este fim, toma como principais referências o modelo de democracia deliberativa e as expectativas geradas nas últimas décadas pela ideia de jornalismo público (ou cívico), para avaliar a compatibilidade entre os dois paradigmas. Sustentado pela literatura, o artigo conclui sugerindo que o papel dos jornalistas na promoção da democracia será hoje de natureza diferente e com um campo de acção mais restrito do que os defensores do jornalismo público acreditam.
  • Pode a participação da comunidade ser gerada pela agenda da imprensa local? : práticas deliberativas na imprensa regional portuguesa
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    Que perceção têm os jornalistas sobre o papel dos cidadãos na vida democrática? Qual é o papel que os jornalistas atribuem ao público na construção da agenda informativa? O principal objetivo deste estudo é investigar a relação entre a imprensa local, os cidadãos e as práticas cívicas. Toma como ponto de partida uma abordagem teórica dupla - a teoria da democracia deliberativa e o movimento do jornalismo público - para avaliar o alcance de uma conceção de “jornalismo deliberativo”. No âmbito do projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação política nos media portugueses”, um conjunto de questionários foi aplicado a 45 jornalistas dos principais jornais regionaisem Portugal. Como enfoque na importância da agenda do cidadão para o processo de decisão dos jornalistas, os resultados mostram que, embora os jornalistas apreciem os princípios subjacentes aos movimentos do jornalismo público e da democracia deliberativa (o que sugere que uma consciência deliberativo estará a emergir), também expressam a persistência de uma abordagem própria do jornalismo convencional.
  • Identidade e políticas de reconhecimento social na sociedade de rede
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    Este artigo considera a importância dos novos media no processo de formação das identidades nas sociedades modernas, ao constituírem­se em espaço privilegiado e instrumento poderoso em relação aos processos simbólicos de reconhecimento intersubjectivo. O meu objectivo é demonstrar como a categoria do reconhecimento social, associada às dinâmicas que os novos media propiciam, pode surgir não apenas como categoria fundamental para uma reflexão acerca das novas questões do mundo em que vivemos, mas ainda como opção válida para a compreensão de aspectos decisivos dos actuais processos de constituição das identidades.