Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Populismo e desinformação em tempos de Covid-19 : um estudo empírico sobre redes sociais e infodemia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
8385-Texto do Artigo-38586-1-10-20210202.pdf717.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Partindo da centralidade que os media ocupam no quadro da pandemia da COVID-19, este artigo avalia a associação entre atitudes políticas de populismo e as escolhas dos media feitas pelos indivíduos para se informarem sobre o o novo coronavírus. De um modo mais específico, questiona se indivíduos com atitudes populistas procuram a informação em meios e espaços distintos dos escolhidos pelos restantes indivíduos. Num cenário designado de infodemia, estará a aceitação de desinformação associada à escolha das fontes? Parte de uma revisão da literatura e de um desenho concetual organizado em três momentos: analisa o conceito de populismo e os elementos que o definem; relaciona populismo com os media e com as plataformas de redes sociais; conclui associando estas plataformas a novas ameaças, resultantes da qualidade da informação. A partir de um questionário aplicado a 244 indivíduos no início do estado de emergência motivado pela pandemia COVID-19, o artigo sugere uma associação positiva e significativa entre atitudes populistas, informação nas redes sociais e aceitação de desinformação.

Description

Keywords

Populismo fontes de informação redes sociais desinformação pandemia COVID-19 infodemia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX

CC License

Altmetrics