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- Relevance of indicators of clinical supervision strategies in nursingPublication . Pinto, Duarte José Esteves; Reis Santos, Margarida; Pires, ReginaObjective: to identifying the indicators of strategies of clinical supervision in nursing that nurses consider more relevant. Methods: it is a descriptive and exploratory research with a quantitative approach. A questionnaire was constructed to collect data, applied to a sample of 316 nurses who performed functions in a hospital context and primary health care. Results: the relevance attributed by the nurses to the indicators of clinical supervision strategies, especially the reflexive processes, as well as to methods directed to action and demonstration, are highlighted. Conclusion: the indicators identified in the study constitute an important step in the structuring and evaluation of supervision processes, contributing to the improvement of quality and safety of care.
- Estratégias de supervisão clínica: análise crítico-reflexiva das práticasPublication . Pires, Regina; Reis Santos, Margarida; Pereira, Filipe Miguel Soares; Pires, MargaridaIntrodução: A supervisão clínica em enfermagem é um processo formal de acompanhamento da prática clínica, que visa promover o desenvolvimento profissional, a proteção dos clientes e a segurança dos cuidados, através de processos de reflexão e análise das práticas. Objetivo: Identificar estratégias de supervisão clínica em uso. Métodos: Estudo qualitativo, exploratório. Os participantes foram 42 Enfermeiros de três Centros de Saúde da região norte de Portugal. Recolha dos dados através de entrevista semiestruturada e análise efetuada segundo os princípios do método da grounded theory. Resultados: Da análise emergiu a categoria “Análise crítico-reflexiva das práticas” e respetivas dimensões e subcategorias. As dimensões identificadas foram: “Dimensão intrapessoal”, da qual emergiram duas subcategorias; e a “Dimensão interpessoal”, da qual emergiram dez subcategorias. Conclusão: Concluiu-se que existia um conjunto de estratégias de supervisão em uso, promotoras do desenvolvimento profissional, nomeadamente, a análise crítico-reflexiva das práticas. Contudo, constatou-se que havia um conjunto de constrangimentos de natureza individual e contextual que podiam interferir com a operacionalização desta estratégia, que exige serem refletidos.
- Supervisão clínica de alunos de enfermagemPublication . Pires, Regina; Sardo, Dolores; Morais, Ernesto; Reis Santos, Margarida; Koch, Maria Cândida; Machado, Paulo Alexandre Puga